O segmento dos citadinos elétricos está cada vez mais concorrido. Além do Volkwagen ID 3 e do Honda e, chega agora o ícone da Fiat em versão elétrica. Falamos, obviamente, do novo Fiat 500 La Prima.
Estas são as 10 coisas que deve saber sobre o novo citadino elétrico da marca italiana.
10 coisas que deve saber sobre o Fiat 500 la Prima
1. 100% elétrico
Segundo a marca italiana, “a Fiat acredita no futuro dos veículos elétricos e decidiu reduzir drasticamente as emissões médias de CO2 dos veículos do grupo FCA a caminho das emissões zero”.
Foi nesse sentido que optou por lançar uma versão 100% elétrica do icónico Fiat 500, o Fiat 500 La Prima, apresentado no salão de Genebra 2020.
2. Motorização
Com um motor de 87kw (118cv) de potência, o Fiat 500 La Prima consegue ir dos 0 aos 100 km/h em 9 segundos, sendo que atinge metade dessa velocidade (50km/h) em apenas 3.1 segundos. A velocidade máxima está limitada a 150 km/h.
3. Autonomia para longas distâncias
Equipado com baterias de iões de lítio, com capacidade de 42kWh, este modelo tem autonomia de 320 km em ciclo WLTP (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros), mas a marca italiana anuncia que o mesmo é capaz de aguentar 400 km sem parar em percursos citadinos, muito graças à sua capacidade de reaproveitamento de energia.
4. Três modos de condução
O Fiat 500 La Prima vem com três distintos modos de condução: Normal, Range e Sherpa. Dependendo do estilo de condução que pretende, pode acionar o modo que mais o favorece.
Como o próprio nome diz, o modo normal é isso mesmo: normal, não dando privilégio a qualquer funcionalidade. Já o modo range permite acionar a função “one-pedal-drive”. Finalmente, o modo Sherpa, como o próprio nome indica (sherpa é uma variação da palavra sharp que em inglês significa inteligente), permite uma melhor eficiência dos consumos de energia.
5. One-Pedal-Drive (conduz com um pé)
O One-Pedal-Drive é uma inovação tecnológica recente, incluída ainda em poucos automóveis, que permite aumentar e diminuir a velocidade utilizando unicamente o pedal de aceleração. Quando acionado o pedal, o veículo acelera, mas quando retira o pé o carro começa a travar, aproveitando a energia cinética da “travagem” para reutilizar energia.
6. Carregamento prático e eficaz
Com possibilidade de carregamento em DC até 85 kW, o Fiat 500 La Prima consegue acumular 50 km em cinco minutos, o suficiente para um dia de trabalho citadino. Porém, se o seu percurso, por qualquer razão, for superior não se preocupe. Em 35 minutos reabastece 80% da bateria.
Além disso, a tomada inteligenge “Combo 2”, localizada no painel lateral direito do veículo, permite carregar tanto em AC como em DC. Tabém estão disponíveis opções de carregamento domésticas, assim como o sistema de carregamento EasWallbox, preparado para um upgrade de potência até 7.4 kW.
7. Versão Cabrio e Berlina
O Fiat 500 La Prima vai ser lançada para um segmento de mercado muito específico: os citadinos. Porém, pode optar pela versão mais compacta e descapotável, Cabrio, ou pela versão Berlina.
8. Preço e lançamento
Depois de terem esgotado as pré-reservas do Fiat 500 La Prima versão cabrio, agora a marca italiana lançou a pré-reserva da versão berlina. A primeira tem um valor base estabelecido nos 37.900€ e a segunda nos 34.900€.
O Fiat 500 la Prima está programado para chegar ao mercado nacional em outubro.
9. Pré-reservas não vinculativas
Numa primeira fase, pode fazer uma pré-reserva não vinculativa, o que, a bem da verdade, significa que pode unicamente demonstrar interesse em adquirir o veículo e ficar na linha da frente caso, depois, o queira mesmo.
10. Três cores disponíveis
Quem optar pelo novo Fiat 500 La Prima pode escolher entre três cores distintas que, segundo o condutor, são“inspiradas nos elementos fundamentais da natureza”: Verde Ocean (micalizada), uma alusão ao mar; Cinzento Mineral (metalizada), representado a Terra; e Azul Celestial (tricamada), completando o trio com uma referência ao céu.