O novo Peugeot 2008 é, certamente, um dos modelos mais aguardados de 2020. É um modelo com uma história bem recente, sendo fabricado pelo grupo PSA apenas desde 2013, e esta é a sua 2ª geração.
A procura e aceitação dos automóveis deste segmento tem sido bastante elevada, e como tal, o número de concorrentes e a qualidade exigida está igualmente em alta. E com tanta competitividade, a necessidade de melhorar e aprimorar os automóveis é constante.
Assim sendo, e devido ao sucesso da primeira geração deste pequeno leão, a fabricante francesa decidiu reinventá-lo.
Partilhamos consigo 10 coisas que deve conhecer sobre o novo Peugeot 2008.
Novo Peugeot 2008: o mini SUV que veio para conquistar o mercado
1. Exterior
O novo Peugeot 2008, tal como outros modelos da fabricante, como por exemplo o Peugeot 508, tem um “ar de felino” bastante agressivo.
Este aspeto mais agressivo está diretamente relacionado com os seus novos faróis dianteiros, e as luzes LED diurnas que relembram os caninos de um leão.
Para além das luzes, o carro foi completamente reinventado. A enorme grelha frontal concede-lhe um ar maior e mais robusto.
E quando vemos a parte traseira, temos outra grande e boa surpresa.
O anterior carro que parecia apenas uma versão “mais altinha” de um Peugeot 208, ganhou agora uma identidade muito própria, também mais robusta e esteticamente (e indiscutivelmente) mais atraente. A traseira do novo Peugeot 2008 é agora muito semelhante à do 3008.
Os faróis traseiros retos também fazem lembrar um felino, uma vez que nos remetem para as “garras” de um leão.
2. Interior
Se ficou surpreendido com o exterior, então prepara-se para o interior.
A transformação que o interior sofreu é mais do que uma simples evolução, sendo mesmo uma revolução, ainda mais expressiva do que aquela que ocorreu no exterior.
O interior sofreu uma mudança radical. A adoção de um estilo mais minimalista, simplista e futurista também é uma realidade neste modelo.
No interior do carro destacam-se de forma imediata o volante de dimensões reduzidas e os 2 ecrãs digitais de dimensões generosas (sistema de infoentretenimento e o i-Cockpit).
Em baixo do sistema de infoentretenimento, temos uma zona da consola central com bastante espaço e apenas uns botões metálicos com atalhos para as principais funcionalidades do sistema. Estes destacam-se subtilmente nos interiores pretos e minimalistas.
3. Tecnologia
Com um design tão futurista, a tecnologia não poderia ser deixada de lado, e o novo Peugeot 2008 está repleto de elementos tecnológicos que prometem mudar o seu quotidiano.
O modelo recorre ao conceito i-Cockpit, que significa ter um volante compacto, um ecrã 3D para o painel de instrumentos e um ecrã grande tátil na consola central.
Este sistema permite estar constantemente conectado e atualizado. Tal como em muitos outros modelos, pode fazer o Mirror Screen do seu smartphone e também poderá usufruir de carregamento sem fios.
O novo leão da fabricante francesa também está dotado da tecnologia Keyless, que lhe permite colocar o carro a funcionar sem ser preciso ter a chave na ignição.
Para além disso, também pode abrir e trancar as portas com a chave no bolso, bastando para isso aproximar-se ou distanciar-se do veículo.
4. Versões
Obviamente, que o carro dispõe de várias versões. Como é habitual, elas diferenciam-se pelo motor, nível de equipamentos (sistemas de conectividade, jantes, entre outros) e preço.
A fabricante francesa, preparou e disponibilizou o novo Peugeot 2008 em quatro versões: Active, Allure, GT Line e GT.
A versão mais básica, a de entrada de gama, que é conhecida como Active. Nesta tem os 3 tipos de motorizações disponíveis no modelo.
De seguida surge a versão Allure, que também está disponível nas várias motorizações.
Para finalizar as versões GT Line e GT. A versão GT line assume a mesma estética da GT. No entanto, a GT Line tem os vários tipos de motorizações enquanto que a GT só está disponível num motor a gasolina ou elétrico.
5. Motorizações
A fabricante francesa lançou para o mercado o seu novo modelo com 3 tipos de tecnologia no que à motorização diz respeito: gasolina, diesel e elétrico.
Conheça os motores que equipam cada uma das seguintes tecnologias:
Gasolina
- motor 1.2 litros PureTech com 100 cv de potência
- motor 1.2 litros PureTech com 130 cv de potência
- motor 1.22 litros PureTech com 155 cv de potência
Diesel
- motor 1.5 litros BlueHDi com 100 cv de potência
- motor 1.5 litros BlueHDi com 130 cv de potência
Elétrico
- motor 100% elétrico com 136 cv de potência
Para cada um dos motores, e tendo em conta a versão escolhido do automóvel, há dois tipos de caixa de velocidades: manual e automática de 8 velocidades.
No caso da versão elétrica, a caixa é sempre automática, uma vez que os motores elétricos não contemplam caixa de velocidades.
6. Peugeot e-2008 (Elétrico)
Com o crescimento dos automóveis amigos do ambiente, sobretudo dos elétricos, faz todo o sentido apostar nesta tecnologia.
Como o 2008 é um modelo bem sucedido da fabricante, esta decidiu lançar a versão 100% elétrica deste modelo, tal como fez com outros modelos, como por exemplo: o Peugeot 208.
O novo Peugeot e-2008 tem um motor que gera 136 cv de potência, que proporcionam uma autonomia de 320 km (WLTP).
Esta variante elétrica está limitada a uma velocidade máxima de 150 km/h.
Com carregadores de 100 kW poderá recuperar 80% da sua autonomia, em apenas 30 minutos. O automóvel também dispõe de um modo ECO, que otimiza a autonomia da bateria.
A marca afirma que a versão elétrica tem várias vantagens relativamente às versões tradicionais para além do custo do combustível. A Peugeot destaca os custos inferiores de manutenção e a liberdade de circulação em zonas restritas.
7. Segurança
No que à segurança diz respeito, são vários os sistemas que podem facilitar e melhorar a condução do veículo.
Estes sistemas são concebidos para proporcionarem uma melhor experiência de condução e, acima de tudo, proporcionar uma maior segurança.
A Peugeot tem vários sistemas tecnológicos de segurança, conheça alguns deles:
- Sistema de cruise control adaptativo
- Assistente de faixa de rodagem
- Assistente de ângulo morto
- Leitor de sinais de trânsito
- Travagem automática.
- Sensores de estacionamento
- Ajuda ao estacionamento
8. Bagageira
Este é um tipo de carro que, geralmente, é idealizado para servir famílias ou pessoas que precisem de bastante espaço.
Este espaço pode ser preciso para o conforto e comodidade do condutor e dos seus passageiros, bem como para alguns objetos (ex: carrinhos de bébé, bicicletas, compras, entre outros).
A marca anuncia uma capacidade da bagageira que varia entre os 434 litros e os 1467 litros, com os bancos traseiros rebatidos.
Um outro aspecto bastante interessante relativo à bagageira é o seu duplo nível. Isto significa que há uma maior facilidade de carga e descarga, quando a bagageira está no nível superior.
9. Preço
Como é norma no mercado automóvel, o preço varia de acordo com vários critérios: versão escolhida, nível de equipamento e motorização.
O preço da versão Active, a de entrada de gama, começa nos 21.500€. Aqui irá contar um motor a gasolina e uma caixa de velocidades manual.
A versão Allure, também equipada com o mesmo motor e caixa de velocidades, tem um preço inicial de 23.500€.
O preço da versão GT Line começa nos 26.650€. Aqui poderá encontrar alguns componentes estéticos distintos das outras versões. Para além da estética, também irá contar com um motor a gasolina mas com 130 cv de potência, ao invés de 100 cv de potência.
Por fim, a versão GT tem o seu preço a começar nos 32.250€. Aqui terá também as componentes estéticas adjacentes à versão GT Line.
No entanto, a maior diferença é no motor que equipa o automóvel: motor a gasolina que gera 155 cv de potência e com uma caixa automática de 8 velocidades.
10. 2008 vs Concorrência
O novo Peugeot 2008 foi lançado para um mercado altamente competitivo.
Este automóvel, na nossa opinião, está acima daquilo que é esperado para um carro deste segmento e deste valor.
Se estabelecermos uma comparação com a sua concorrência mais direta, como por exemplo: Opel Crossland X, Nissan Juke, Ford Puma, Hyundai Kauai, entre outros, irá aperceber-se que o novo 2008 é uma excelente escolha.
São vários os motivos que tornam o 2008 uma excelente escolha: design, equipamento, conforto e sobretudo porque apresenta, sem dúvida, uma excelente relação qualidade / preço.
Com a renovação completa desta modelo, a fabricante francesa, sem dúvida, elevou bastante a fasquia do mercado dos mini SUV, e promete fazer frente ao líder Renault Captur.