O Linkedin é uma rede social focada nos negócios, mais concretamente no mercado de trabalho. Permite o networking entre os mais variados profissionais, a partilha e discussão de ideias, divulgação de projetos e, também, de oportunidades de trabalho. Encontrar emprego no LinkedIn é, por todas estas razões, um processo cada vez mais simples.
Numa época em que as redes sociais se estão a tornar uma parte essencial das nossas vidas, por que não utilizá-las de forma inteligente e produtiva? No caso do LinkedIn, tem a grande possibilidade de usar o seu perfil para divulgar o seu Curriculum Vitae (CV), dar-se a conhecer enquanto profissional e ainda estabelecer contacto com possíveis parceiros ou empregadores.
Linkedin: uma plataforma com crescimento acentuado
Nos últimos anos, o Linkedin tem evoluído para se tornar uma referência cada vez maior, pois a sua utilização por parte de empresas e trabalhadores tem vindo a aumentar, o que não é de admirar – estamos a viver uma digitalização progressiva no mundo do trabalho, ainda mais acelerada após a pandemia.
Se quer mesmo encontrar emprego através desta rede, tenha sempre em mente que o seu perfil é a chave para o sucesso e, como tal, para “dar nas vistas” no meio de tantos candidatos, é importante saber otimizar o seu perfil para marcar a diferença em relação à “concorrência” e atrair a atenção de empresas e empregadores.
Se já tem Linkedin ou está a considerar juntar-se a esta rede de profissionais, damos alguns conselhos que o vão ajudar a encontrar o emprego que deseja.
Encontrar emprego no Linkedin
O segredo do sucesso em 14 passos simples
Para garantir que o seu perfil se destaca dos restantes é essencial que tenha um perfil exemplar. E quanto mais trabalhado for o seu perfil, maiores serão as suas possibilidades de encontrar um bom emprego. O que tem a fazer? Pode começar por aplicar estas dicas.
Manter o perfil sempre atualizado
Ter um perfil com informação desatualizada vai passar uma má imagem de si enquanto profissional. Se um recrutador aceder ao seu perfil, vai querer ter acesso às últimas “novidades” da sua vida profissional, saber o que anda a fazer em termos profissionais, que competências tem vindo a desenvolver, a adquirir…
Ser original
Seja original no conteúdo do seu perfil e evite usar no LinkedIn a mesma informação que tem no CV. O objetivo principal nesta rede é dar uma visão mais ampla do seu perfil profissional.
Ter uma foto profissional
A foto é uma das partes mais importantes do nosso perfil, visto que é uma das primeiras coisas que o empregador vê quando recruta. Deve garantir que mostra o seu lado mais profissional.
Ter atenção ao título profissional
Isto, juntamente com a foto é o seu “cartão de apresentação”. Aqui deve colocar informação relevante sobre si – nomeadamente o seu emprego ou cargo atual e as principais responsabilidades. Mas deve – em poucas palavras – ser capaz de colocar aqui algo que desperte a curiosidade dos empregadores (informação “clicável”) e destacar a sua experiência.
Usar boas keywords
Para garantir que o seu perfil é visto pelas empresas e empregadores que pretende, é fundamental usar boas keywords, relacionadas com a sua área de trabalho. Serão estas palavras que vão fazer com que apareça nos resultados de pesquisa. Ou dito de outra forma: usar as keywords certas vai fazer a diferença entre aparecer nos resultados ou ficar invisível.
Fazer uma boa descrição no resumo
No resumo pode alongar-se mais um pouco. Aqui pode “dar asas” à sua criatividade para falar sobre si e sobre o que o distingue dos restantes e sobre os seus objetivos. Mas atenção. Nada de textos extremamente longos. A ideia é que capte a atenção do recrutador para que ele continue interessado em visitar o resto do seu perfil.
Personalizar o URL do perfil
Isto vai simplificar a forma de pesquisa pelo seu perfil.
Um URL personalizado faz com que o seu perfil se torne visível mais facilmente quando procurarem o seu nome.
Ter recomendações
Sempre que for possível, acrescente recomendações de antigos empregadores. Pode ser um boa ajuda para o legitimar enquanto profissional de determinada área.
Partilhar conteúdos próprios
Tenha sempre isto em mente: quanto mais informação incluir no seu perfil LinkedIn, mais possibilidades vai ter de encontrar emprego. Faça upload de apresentações, fotos, vídeos ou outros trabalhos que tenha feito, por exemplo, e partilhe sites que mostrem o seu trabalho.
Partilhar artigos no Linkedin
Escrever artigos (desde que profissionais e relevantes) e partilhá-los na rede é uma forma de ganhar mais visibilidade e chamar a atenção de novos e potenciais seguidores, que podem muito bem ser possíveis empregadores.
Ser ativo
Utilize o LinkedIn para interagir com outras pessoas. Pode seguir empresas, juntar-se a grupos e partilhar informação interessante.
Colocar o perfil público
Deixe que os outros utilizadores visualizem as suas informações. Como espera que os recrutadores o encontrem se tem o seu perfil bloqueado? Obviamente não resulta. Tenha sempre em mente que esta é uma rede meramente profissional, portanto aqui vai partilhar apenas e só informações sobre o seu percurso profissional, as suas competências.
Ter o perfil em diferentes idiomas
Vivemos num mundo cada vez mais global, em que o trabalho remoto ganha terreno. Por isso não descure dar nas vistas junto de empregadores internacionais.
Investir na formação oferecida pelo próprio Linkedin
O Linkedin oferece cursos gratuitos, em parceria com a Microsoft, para transmitir competências profissionais. Há ainda o serviço premium, mediante assinatura mensal, através do qual tem acesso a milhares de cursos na plataforma – chama-se LinkedIn Learning.