Share the post "11 mitos de limpeza doméstica que só nos fazem perder tempo"
Evitar o caos e a acumulação de bactérias é fundamental, mas há alguns mitos de limpeza doméstica que só nos fazem perder tempo (e dinheiro).
Limpar a casa é daquelas tarefas que quase ninguém gosta, mas que torna-se impossível de não realizar. A sua regularidade é, inclusive, imprescindível para a nossa saúde e bem-estar. Quem gosta de viver em meio à desordem e rodeado de ácaros?
Mas quais passos estamos a executar porque sempre ouvimos dizer que eram corretos e, na realidade, são uma perda de tempo ou um engano crasso?
Varrer é o mesmo que aspirar? Soda cáustica desobstrui a canalização? Posso usar vinagre de limpeza para tudo, mesmo?
Tome nota do que está a fazer errado aí em casa.
11 mitos de limpeza doméstica prestes a serem desvendados
Lixívia é a resposta para todos os problemas
Se existem mitos de limpeza doméstica bem enraizados na nossa cultura, este é, sem dúvida, um dos maiores. Se é verdade que a lixívia é um excelente desinfectante e é, por isso, uma boa opção para eliminar bactérias e manchas, já não é tanto verdade que seja a melhor opção para limpar sujidade e resíduos.
Isto porque para limpar em profundidade precisa sempre de esfregar e lavar a superfície com um produto de limpeza. Já para não falar do grande cuidado que precisa de ter na sua aplicação, uma vez que a lixívia porque pode libertar alguns gases prejudicais para a saúde e pode ainda estragar algumas superfícies.
Maior quantidade de detergente = maior limpeza
É um grande mito: menos é mais! Não adianta colocar mais detergente do que o necessário na máquina de lavar roupa ou loiça. Muito pelo contrário, isto só vai fazer com que o detergente se acumule onde não deve, nomeadamente, na roupa.
Sabia até que detergente a mais é um dos principais motivos para a avaria das máquinas? Quem diz detergente diz também amaciador, claro está! Siga sempre as instruções de utilização das embalagens dos produtos.
Os detergentes naturais são iguais em termos de eficiência
Por muito que gostaríamos que não fosse, este é realmente outro dos mitos de limpeza doméstica. Não estamos com isto a desencorajar a utilização de detergentes naturais, muito pelo contrário!
A única questão que deve ter em mente é que pode ser necessário utilizá-los de forma diferente. Os detergentes naturais precisam, por exemplo, de ficar de molho durante algum tempo para conseguir a mesma eficácia. E se juntar um produto adicional para aumentar a eficácia, tanto melhor (ex: o vinagre, além de remover a gordura, é ótimo para impedir que as bactérias se instalem).
O vinagre serve mesmo para tudo
No que diz respeito às limpezas, o vinagre está muito bem cotado e é um auxílio frequente para tratar manchas da roupa, limpar janelas ou tapetes, entre muitos outros usos. E bem! Mas, como em tudo, há exceções.
O vinagre também possui uma certa acidez e é essa acidez que faz com que ele possa danificar alguns materiais, como balcões de granito e mármore, chão de pedra ou madeira, por exemplo.
Outro dos mitos de limpeza doméstica: não é boa ideia usar o vinagre para descalcificar. Não o faça ou então pode bem ter uma surpresa menos agradável.
Limpar janelas e vidro com jornal
Quem diria que uma folha de papel cheia de tinta, conseguiria melhores resultados do que uma imaculada folha de papel de cozinha? Mas neste caso, é mesmo é verdade. Limpar janelas com papel de jornal não é um mito, é mesmo realidade e, além disso, o papel de jornal não deixa marcas, é absorvente e fácil de usar!
Utilizar restos de lençóis para limpar
Acredite: não caia na asneira de achar que qualquer pano serve. Um pano de limpeza normal tem fibras feitas de algodão ou de um material sintético, como o nylon. Os panos do pó normais têm bastantes fibras, mas um pano microfibras tem em muito mais quantidade.
Os panos de microfibras conseguem apanhar até as partículas mais pequenas, mesmo as microscópicas, enquanto os restantes panos apenas dispersam o pó. Cada produto com a sua finalidade!
Limpar o pó sempre com produto
Sabia que se usar, todas as semanas, um spray limpa móveis na mobília apenas vai atrair mais pó? Prefira limpar a mobília com um pano microfibras seco ou bem torcido após embeber em água morna e detergente para madeiras.
Deixe os limpa móveis, em spray ou cera, apenas para utilizar de vez em quando e consiga uma casa com bastante menos pó.
Soda cáustica para desentupir canos
Outro dos grandes mitos de limpeza doméstica que pode até piorar o problema! Se utilizar este produto para desentupir uma sanita, por exemplo, e se estiver no cano um produto que possa calcificar, ficará com um bloco de pedra no meio e com uma sanita para deitar fora.
Ao invés desta abordagem, experimente juntar a mesma medida de vinagre branco e bicarbonato de sódio – e assim é certo que se vai livrar dos canos entupidos. Despeje a medida de uma chávena com esta mistura no cano, cubra com um pano, aguarde 10 minutos e, de seguida, lave com água muito quente.
Misturar vários produtos é uma boa abordagem
Errado! Misturar mais do que um produto, não só não é mais eficaz, como pode ser extremamente perigoso.
Um produto ácido, como o vinagre, nunca pode ser misturado com produtos alcalinos, como a lixívia, tampouco a pode misturar um produto amoniacal, por exemplo.
Varrer a casa substitui a aspiração
Erradíssimo! Claro que esta tarefa não deve ser eliminada das tarefas diárias, sobretudo na cozinha e nos locais de maior passagem. Mas a verdade é que deve sempre tentar aspirar em vez de varrer. Porquê? Porque as vassouras acabam sempre por levantar parte da sujidade e do pó que quer na verdade “apanhar” e acaba com a casa cheia de impurezas no ar.
Prefira vassouras de cerdas suaves para que levante o mínimo de pó ou até mesmo as mopas.
Gelo para reparar tapetes
Parece mais um mito de limpeza doméstica mas é verdade. Se tem uma falha nos tapetes, coloque um cubo de gelo no espaço onde faltam os pelos e deixe atuar durante algum tempo. Depois, com a ajuda de um garfo, puxe as fibras e vai ver que o tapete fica como novo.