Evite o estigma de principiante e não cometa estes erros de quem voa pela primeira. A primeira viagem de avião acarreta muitas emoções e algum nervosismo. Porém, para que tudo corra da melhor forma e sem imprevistos, evite os erros de quem voa pela primeira vez. Com a nossa lista.
Erros que quem voa pela primeira vez deve evitar
Desde o que deve legar a alguns conselhos mais logísticos, a nossa lista de erros de quem voa pela primeira vez ajudará a estrear-se em grande nas viagens aéreas.
1. Não marcar o lugar no avião
Se acha que prefere ir à janela ou no corredor, então quando compra o bilhete de avião deve assegurar-se de que reserva logo o lugar. Para tal, as companhias aéreas, principalmente as de baixo custo, cobram uma taxa extra.
2. Embalar demasiadas coisas
Acha que vai mesmo precisar de todas essas camisolas e calças e pares de sapato? Nas férias, devemos ser o mais simplistas possível, e fazer a mala de forma inteligente, caso contrário, acabará por levar a casa inteira consigo, o que se pode traduzir em taxas extra.
3. Esquecer-se de confirmar o tamanho da mala
Dependendo da companhia aérea e destino, existem diferentes regras no que ao tamanho e política de transporte de mala diz respeito. Por isso, consulte as indicações do seu bilhete para cumprir tudo à regra e evitar pagamentos extra indesejados.
4. Não transportar os líquidos corretamente
Se transportar a mala consigo no avião, poderá levar líquidos, desde que as embalagens sejam até 100ml. Caso contrário, as mesmas serão retidas no controlo de segurança.
5. Não verificar o passaporte
Isto é mesmo um dos piores erros de quem voa pela primeira vez e que pode deitar a perder toda a viagem. Seja porque expirou a data de validade ou porque não tem e precisa de tirar, é indispensável que confirme a questão do passaporte o mais antecipadamente possível.
6. Esquecer-se de confirmar horários e locais
Qual o fuso de horário do local para onde vai? Como ir do aeroporto para o hotel? Quais e a que horas são os voos de ligação? Perguntas importantes, cujas respostas deve ter na ponta da língua.
7. Não levar um mapa do destino
É normal que a chegada a uma nova cidade possa ser um pouco confusa, por isso, certifique-se de que tem um mapa consigo, bem como os contactos do hotel ou do anfitrião da casa onde irá ficar hospedado, pois poderão ser uma preciosa ajuda.
8. Não confirmar saldo e dados do telemóvel
Já não se paga roaming dentro da União Europeia, mas não se esqueça de que o mesmo não acontece nos outros locais do mundo. Por isso, antes de viajar, certifique-se de quem tem ativado esse serviço e que tem saldo e dados de navegação suficientes para alguma eventualidade.
9. Viajar com muito dinheiro
É certo que quer evitar as comissões de levantamento em multibanco, mas imagine que perde ou é assaltado. Viaje com uma quantia confortável, mas não exagerada.
10. Não confirmar o cartão de multibanco ou crédito
Veja a data de expiração, bem como se o mesmo poderá ser utilizado no país para onde vai. Não é de todo disparatado alertar o gestor de conta de que vai viajar, principalmente se for para um país mais remoto, não vá o banco pensar que o seu cartão foi roubado e ser bloqueado, como medida de segurança.
11. Não pesquisar
Sim, é muito divertido e excitante partir à aventura, mas convém ter um mínimo de noção dos preços e costumes do local para onde vai, bem como pesquisar os melhores spots a visitar. Se a viagem for de curta duração, então deverá programar muito bem tudo o que deseja visitar.
12. Não levar roupa e calçado confortável
As férias não são uma boa altura para estrear um par de sapatos novos. Se quer evitar o mal-estar e as feridas incómodas nos pés, leve calçado confortável e que já esteja moldado ao formato do seu pé. O mesmo acontece com a roupa: leve o mais simples e descontraída possível, para se sentir à vontade.
Agora, já não tem desculpas! Já conhece a listo de erros de quem voa pela primeira vez, por isso, tem tudo para entrar numa aventura bem-sucedida. Boa viagem!
Veja também: