Uma das melhores coisas do Natal é poder desfrutar do tempo em família, mas, com todos os preparativos, poderá andar mais ansioso do que é suposto. Por isso, mostramos-lhe 15 dicas para evitar o stress na cozinha no Natal e, com isso, aproveitar realmente o tempo junto das pessoas que lhe são mais importantes. Afinal é essa a essência do Natal: colocarmos as nossas prioridades em ordem e dar valor ao que merece ser valorizado.
Com estas dicas para evitar o stress na cozinha no Natal não só poupará tempo, mas também dinheiro. O truque está em começar a pensar em tudo dias antes e iniciar os preparativos desde cedo, sempre que é possível. Se começar a confecionar aos poucos, ainda aproveita para alimentar o espírito da altura e ficar verdadeiramente entusiasmado com o Natal.
Aprender a simplificar as refeições de Natal: 15 dicas úteis
Neste Natal ofereça a si próprio o melhor presente de todos: tempo para estar com que gosta e desfrutar daquela que é a época mais bonita do ano. Saiba como.
Planeie antecipadamente
Decida qual será o menu com a devida antecedência e essa até poderá ser uma decisão tomada em família.
Organize a lista de compras
Depois de escolher os pratos a preparar, faça uma lista de todos os ingredientes, riscando aqueles que não precisa de comprar.
Compre com tempo
Os produtos frescos devem ser comprados o mais próximo possível do Natal, mas há muitos outros bens cujos prazos de validade são mais alargados que podem ir já comprando e armazenando. O mesmo acontece com bens não perecíveis. Assim evita perder tanto tempo nas compras com o aproximar do dia de Natal.
Compre online
Se só de pensar em ir às compras já começa a ter suores frios, então faça-o no conforto do seu lar. Escolha o que precisa no site do supermercado e peça para entregarem em casa. Rápido e sem esforço.
Use frutas e vegetais já preparados
Assim evita perder tempo a descascar e a cortá-los. E se comprar antes do tempo, pode congelar, pois irão manter as suas propriedades.
Esqueça as entradas
Pode parecer um conselho difícil para quem gosta de cozinhar e de ser o anfitrião perfeito, porém, na época natalícia o que não falta é comida na mesa. Por isso, ao preparar entradas, apenas perderá mais tempo desnecessariamente.
Mantenha as coisas simples
Por mais tentador que seja, não tente armar-se em super-herói e fazer deste o melhor Natal de sempre no que diz respeito à comida. Simplifique!
Opte por um estilo buffet
Coloque uma mesa de apoio junto à mesa de refeições e coloque lá toda a comida, para que as pessoas se possam ir servindo do que mais gostam. Assim ficam com espaço livre para se verem e conversarem e darão alguma folga ao anfitrião que sente sempre a necessidade de servir todas as pessoas.
Se houver pão e queijo, está tudo bem
Vários tipos de pão e vários tipos de queijo fazem uma tábua incrível e que vai agradar a toda a gente. Se quiser pode adicionar algumas compostas já feitas.
Sobremesas divididas
Se cada convidado levar uma sobremesa, facilitará o trabalho do cozinheiro de serviço, não só pela poupança de tempo, mas também de espaço. E é Natal, o que significa que deve haver espírito de entreajuda e se todos contribuírem para uma boa refeição, tanto melhor.
Utensílios perto do fogão ou bancada
Coloque os utensílios mais habitualmente usadas junto do fogão ou bancada onde vai preparar os alimentos, para facilitar o seu trabalho e, com isso, evitar perder tempo à procura do que necessita.
Cozinha arrumada
Não importa quantas superfícies de trabalho tenha, é sempre possível fazer uma verdadeira confusão a preparar as refeições de Natal. Por isso, dias antes de começar a azáfama arrume bem a cozinha e deixe livre o máximo de espaço possível. O mesmo conselho serve para o frigorífico: limpe e reorganize da forma que lhe for mais conveniente.
Arrume à medida que vai cozinhando
Mantenha um recipiente para restos de comida e invólucros no balcão e assim só despeja o conteúdo no lixo de longe a longe. Quando já não necessitar de determinada panela ou utensílio, lave e arrume de imediato.
Prepare a mesa no dia anterior
Assim terá tempo para decorar como mais gosta e pensar da atribuição de lugares.
Peça ajuda
Não é um sinal de fraqueza, mas sim um ato de amor: não há necessidade de uma única pessoa estar stressada a preparar tudo enquanto os outros aguardam pelo manjar. Divida tarefas, como colocar alguém responsável pelas bebidas, outra para ultimar decorações, outra para ir levando a comida para a mesa.
Siga as nossas dicas para evitar o stress na cozinha no Natal e faça deste momento um convívio em família, desde a preparação até à degustação de todo o manjar. Boas festas!