Pode pensar que você é a pessoa mais educada do planeta, mas há erros que os convidados de um casamento cometem mesmo sem darem conta – e mesmo tendo as melhores intenções.
Se já teve que organizar um casamento, bem sabe como esta fase da vida de um casal é atarefada, pelo que não deverá torná-la ainda mais complicada. Mas não entre em pânico: preparamos uma lista com os mais frequentes erros que os convidados de um casamento cometem e agora cabe-lhe a si respeitar estas regras.
Etiqueta de casamento: erros a evitar
O casamento é um momento feliz e especial da vida de um casal, pelo que deverá seguir algumas regras de etiqueta de casamento e evitar cometer erros que possam colocar em causa a alegria e animação desse momento. Veja a lista de erros que os convidados de um casamento cometem e torne-se na presença perfeita.
1. Levar um acompanhante sem avisar
Se o seu convite é só para si, deverá avisar se for acompanhado de alguém e com a maior antecedência possível, para não colocar em causa a logística e organização da disposição das mesas.
2. Trocar de lugar
A distribuição de lugares na receção de um casamento é uma tarefa muito complicada, por isso, respeite o lugar que lhe foi atribuído e não cause confusão por causa disso mesmo.
3. Criticar tudo e todos
Não é o seu casamento… Não foi um espaço escolhido por si… Não é a sua refeição de eleição… Não gosta da música? Temos uma notícia para si: este é um problema seu. Os noivos é que mandam, por isso, deve respeitar a opinião e gostos do casal.
4. Tentar ser o centro das atenções
A não ser que seja a noiva ou o noivo, este não é o seu dia para brilhar nem para chamar a atenção. Mantenha um perfil discreto.
5. Vestir-se de branco
É a única cor proibida num casamento, a não ser que haja indicações contrárias. De qualquer forma, sabemos que o preto, por estar associado ao luto, também pode ser evitado.
6. Chegar atrasado
Um convidado que aparece durante a cerimónia do casamento ou da receção é uma grande distração e demonstra falta de cuidado. Claro que os imprevistos acontecem e, nessa situação, tente passar o mais despercebido possível. Explique depois aos noivos, por cortesia, o que aconteceu.
7. Não mencionar as restrições alimentares
Não há qualquer problema em ser vegetariano, intolerante à lactose ou ao glúten, ou ter outra restrição alimentar, porém certifique-se de que avisa o casal com antecipação.
8. Não respeitar o código de vestimenta
Já falamos do branco – uma cor reservada para a noiva, e noivo, eventualmente. Contudo poderão existir outras regras no código de vestimenta e, se assim for, respeite-as.
9. Vestir calças de ganga
Mesmo que o convite de casamento diga que não é um evento de gravata preta ou omita qualquer indicação acerca do código de vestimenta, um casamento não deixa de ser um evento formal, por isso, deixe as calças de ganga para a rotina do quotidiano e capriche um pouco mais no look.
10. Publicar em excesso nas redes sociais
Por muito ativo que seja nas redes sociais, convém sempre esclarecer com os noivos se existe algum tipo de limitações neste campo. Além disso, tenha a delicadeza de não publicar fotos de pessoas que não sabem que estão a ser fotografadas.
11. Estar sempre agarrado ao telemóvel
Assumir uma postura de viciado em telemóvel poderá transmitir a ideia de que não está interessado no evento, por isso, deve fazer um esforço por controlar o tempo que passa a mexer no telemóvel.
12. Tirar o som ao telemóvel
Estamos na cerimónia, o padre profere palavras de incentivo e sobre a importância da vida a dois e, de repente, um telemóvel toca. Nada mais desagradável. Já percebeu, certo?
13. Conversar durante a cerimónia
Não queremos com isto dizer que deve entrar mudo e sair calado, mas se tiver que conversar durante a cerimónia, seja o mais breve e discreto possível.
14. Não responder ao convite
Se não responder ao convite é natural que o casal assuma que não marcará presença. Nada mais incómodo do que aparecer alguém inesperado. Lembra-se da primeira regra? Esta é igualmente aborrecida.
15. Abusar do bar aberto
É ótimo ter bar aberto num casamento, mas ninguém gosta de convidados que bebem demais e que, por isso, possam ter um comportamento mais descontrolado. A bebida não vai acabar hoje.
16. Discursar inesperadamente
A preparação de um casamento demora meses e desrespeitar os planos dos noivos não é nada simpático. Por isso, se estiver a preparar alguma surpresa, certifique-se que há tempo e oportunidade para tal. E que seja algo que valha mesmo a pena.
17. Esquecer-se do presente
Os noivos não vão casar a pensar nos presentes que irão receber, mas se prepararam uma festa para a qual acharam que a sua presença é importante, no mínimo, deverá oferecer algo em troca.
18. Sair mais cedo
Se tem que ser mais cedo, tudo bem, mas não deve abandonar a festa sem falar primeiro com os noivos, explicando o motivo e agradecendo o convite.
19. Conseguir o ramo da noiva a qualquer custo
Qual Hulk, qual Usain Bolt: há mulheres que na hora de apanhar o ramo da noiva não olham a meios para atingir o objetivo. Meninas: não é isso que vos vai fazer casar mais cedo ou mais tarde.
Fique longe dos erros que os convidados de um casamento cometem e seja uma excelente companhia para este dia de festa.