Share the post "3 praias de areia vulcânica que tem que conhecer este verão"
As praias de areia vulcânica distinguem-se das demais praias pelos benefícios suplementares para a saúde, são verdadeiros spas ao ar livre. Se é certo que uma ida à praia melhora em muito o nosso humor, por exemplo, as praias de areia vulcânica acrescentam valor medicinal.
Para si que vai de férias com a família ou numa viagem romântica, se é fã de sol, de praia e procura destinos que satisfaçam esses requisitos, porque não acrescentar saúde e bem-estar para recarregar baterias? Além de relaxar e descansar, ainda cuida de si e dos seus com o melhor que a natureza tem para oferecer.
3 praias de areia vulcânica para recarregar baterias
Aproveite para se renovar física e mentalmente, para desfrutar do máximo bem-estar que estas belas paisagens e as suas propriedades terapêuticas naturais proporcionam.
As praias de areia vulcânicas são destinos populares para veraneantes e também para visitantes, independentemente da idade, à procura de benefícios para a saúde .
Gran Canária, Ilhas Canárias
Cobrir o corpo com uma camada de areia é um tratamento de beleza e saúde utilizado por muitos centros de estética. Na Gran Canária pode fazê-lo ao ar livre e sem custos. Estes banhos de argila aquecida naturalmente pelo sol, têm um elevado poder curativo contra as neuralgias, a obesidade, o reumatismo e a artrite.
É também um excelente esfoliante natural e contribui para a manutenção das propriedades mecânicas da pele, nomeadamente a elasticidade, flexibilidade e a plasticidade.
Aproveite o sol! O nosso organismo produz vitamina D de forma natural quando expomos a pele aos raios solares e esta vitamina é a responsável por ajudar a absorver o cálcio, o qual previne a osteoporose e outras doenças como a hipertensão, as dores musculares, a esclerose múltipla e os tumores de mama.
A exposição à luz solar estimula ainda a secreção de endorfinas, a substância responsável pela sensação de bem-estar. Sol e praias de areia vulcânicas são sinónimo de saúde.
São Miguel, Açores
Os Açores possuem recursos hidrotermais reconhecidos, nomeadamente cascatas e piscinas de água férrea e inúmeras nascentes de águas carbónicas naturais.
Em Ponta da Ferraria, na Ilha de São Miguel, há a possibilidade de fazer banhos quentes com a água do mar naturalmente aquecida com a água de nascentes vulcânicas.
Nesta ilha, destaca-se a praia da Ribeira Quente, também designada por praia do Fogo devido à temperatura das suas águas.
Existem várias nascentes hidrotermais submarinas que tornam a água do mar mais quente. As águas mineromedicinais dos Açores têm qualidades reconhecidas para tratamento das doenças de pele e reumáticas, além de ser muito relaxante.
Porto Santo, Madeira
Temperaturas suaves, muito sol e ar marinho puro são características desta praia única em Portugal. Em Porto Santo pode usufruir da temperatura da água, mas também das propriedades terapêuticas das suas areias. A cultura popular diz que o ideal é estar deitado e coberto de areia – fica a dica.
É uma praia aconselhada para a terapia de doenças do foro ortopédico e reumático e igualmente procurada para resolver questões de saúde relacionadas com o stress, a fadiga e até para recuperação pós-parto.
A água do Atlântico contém os 89 elementos presentes no nosso organismo, além de micro-organismos e vitaminas que libertam substâncias hormonais e antimicrobianas.
A pele humana tem a capacidade de absorver e beneficiar de todas essas substâncias, pelo que tomar banho no mar melhora os problemas cutâneos como a dermatite, o acne, ajuda a eliminar toxinas e também a tonificar os músculos e a relaxar.
E uma vez de férias, respire! A brisa marinha está carregada de iões negativos e sais minerais que têm efeitos desintoxicantes e relaxantes. É benéfico para o sistema respiratório e a pele é nutrida e hidratada em profundidade. Se ainda precisa de mais razões, veja este vídeo da National Geographic sobre as terapias com areia vulcânica no Japão:
Veja também: