Share the post "9 dicas para aumentar a confiança para a entrevista de emprego"
Enriqueça o seu CV e aumente as hipóteses de ser contratado
O frio na barriga e a ansiedade pré-entrevista são naturais e inevitáveis, mas não pode deixar que esse desconforto ponha em risco as suas hipóteses de brilhar, ser bem sucedido e, obviamente, conseguir o desejado emprego ao qual se está a candidatar.
Não quer deixar o nervosismo ganhar, pois não? Siga as nossas dicas para se sentir confiante antes de uma entrevista de emprego e saia vencedor desta batalha!
9 Maneiras simples de aumentar a confiança
1. Pensamento positivo
Interiorize que está no bom caminho, já foi selecionado (entre muitos candidatos) para a entrevista de emprego e isso significa que tem algo que chamou a atenção dos seus recrutadores. Cabe-lhe a si a simples missão de lhes mostrar que estavam certos e de os convencer que é o candidato ideal. Se entrar a pensar positivo, mais facilidade terá em mostrar-se confiante e seguro de si.
2. Conheça a empresa
3. Mantenha o contacto visual com os seus recrutadores
4. Saiba exatamente o que quer da sua carreira e o que pode oferecer aos seus recrutadores
5. Esteja preparado
Conhece a empresa à qual se está a candidatar? Preparou as respostas às questões que, muito certamente, lhe irão ser colocadas? Quanto mais preparado se sentir, mais fácil será lidar com o nervosismo.
6. Tenha confiança em si e nas suas capacidades
Se o chamaram para uma entrevista significa que viram o seu CV, selecionaram-no entre outros candidatos e têm interesse em conhecê-lo melhor. Não fique convencido com isso, pois o emprego ainda não é seu, mas procure focar-se nesse aspeto para se sentir mais confiante! Confie nas suas capacidades e qualidades, pense de forma positiva e nunca pare de dar o seu melhor.
7. Preocupe-se com a postura e linguagem corporal
A sua postura e linguagem corporal dizem muito acerca de si e da sua personalidade. O tom de voz que utiliza, os gestos ou até mesmo a falta de contato visual podem ditar o rumo da sua entrevista de emprego.
Procure mostrar-se calmo, seguro e relaxado. Mantenha contato visual com o recrutador, seja agradável e sorria. Ninguém vai contratar um carrancudo!
8. Clarifique as questões
Não percebeu a pergunta do recrutador? Peça-lhe para clarificar a mesma. Não tenha medo de o fazer, é melhor do que responder com algo completamente fora do contexto ou sem sentido.
9. Seja sincero
Não tenha receio de dizer que nunca fez ou não sabe fazer algo. Mentir pode ser aliciante, tendo em conta que não quer perder a possibilidade de conseguir o cargo, mas de que lhe valerá quando descobrirem?
Seja sempre sincero, mas demonstre iniciativa e interesse em aprender. E claro, boa sorte! Como tudo na vida, a prática leva à perfeição ou, pelo menos, a uma melhoria, e não há melhor forma de praticar do que indo a entrevistas de emprego. Mantenha-se tranquilo e seguro, esteja confiante e não deixe o nervosismo levar a melhor!
Confiança em alta
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
- Entrevista de emprego: como falar dos defeitos e qualidades
- Como responder à pergunta “fale sobre si”?
- As perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
- Entrevista de emprego: aprenda a usar a técnica STAR
- 5 Erros fatais numa entrevista de emprego
- As 20 perguntas mais absurdas feitas em entrevistas de emprego
- Entrevista de emprego: como fintar os nervos
- 5 dicas para um tom de voz de sucesso
- 6 dicas para causar uma boa primeira impressão