Numa era em que a sustentabilidade na indústria da moda está na ordem do dia, nunca como agora as compras por impulso foram vistas com tão maus olhos. Também a crise financeira que se faz sentir tem feito encolher o orçamento dos portugueses. Por isso, e porque o estilo não se prende com ter muita coisa, hoje revelamos-lhe algumas dicas de como gastar menos em roupa.
Todas sabemos como, mais vezes do que gostaríamos de admitir, compramos peças de que não precisamos ou de que não gostamos assim tanto.
É claro que queremos aderir às principais tendências de moda e que todas gostamos de andar bem vestidas e arranjadas, mas é possível fazê-lo sem acabarmos de vez com o nosso orçamento. Aliás, sabia que é esse um dos segredos das mulheres com estilo?
Venha daí e descubra como poupar sem comprometer o seu estilo e auto-estima.
Gastar menos em roupa: 9 dicas para pôr em prática já
Descubra o seu próprio estilo e seja fiel a ele
A primeira dica que deve ter em mente, se quer gastar menos em roupa, é que é muito importante conhecer o seu estilo, o seu tipo de corpo e perceber aquilo com que gosta mesmo de se ver, de forma a fazer escolhas acertadas e que a favoreçam.
Nesse sentido, opte por peças clássicas e de bom corte, aderindo apenas às tendências de que gostar mesmo. Isso assegurar-lhe-á um armário coeso, e peças de roupa bonitas que não terá dificuldade de combinar entre si.
Saiba quais são os melhores momentos para ir às compras
O melhor momento para fazer as suas compras é na altura da mudança de estação. É tempo de saldos e promoções e, além disso, as novidades nas lojas são em menor variedade. Compre as peças que estão a fazer realmente falta e aproveite ao máximo os descontos que as marcas fazem, para poupar.
Não se deixe seduzir por todas as promoções
Apesar de a melhor altura para fazer boas compras ser, de facto, a época de saldos, não nos devemos deixar seduzir pelas promoções.
Assim, se acredita que deve comprar uma peça só porque ela está barata, saiba que isso não é uma justificação válida.
Compre apenas aquilo de que precisa, que lhe fica bem e que acha que irá acrescentar alguma coisa de bom às peças que já tem, conseguindo assim gastar menos em roupa.
Compre só o que precisa
No seguimento da nossa dica anterior, antes de ir às compras, faça uma lista daquilo que tem no seu armário e daquilo que realmente precisa.
Desse modo, quando chegar às lojas, vai ser mais fácil resistir às peças e tendências que não lhe fazem falta e gastar menos em roupa.
Questione-se: “estou a comprar porque preciso, ou porque quero seguir tendências?”. Isso vai ajudá-la a perceber o que deve trazer para casa.
Seja original e criativa
Quando conhece perfeitamente o seu estilo, é muito fácil inovar com as peças que já tem. Pode personalizar um blusão de ganga antigo e fazer de uns jeans uns calções, por exemplo.
Aproveite para criar as suas próprias peças, tendo em conta o seu gosto e estilo. A ideia é que use a moda e as tendências como inspiração, trabalhando os seus looks e reinventando as peças de roupa que tem em casa. Tudo sem gastar muito.
Pesquise e compare preços antes de comprar
Se precisa de uma peça específica, não importa se é um vestido para um casamento ou uns sapatos para aquela festa de arromba, analise as opções antes de fazer alguma compra.
Com as lojas online das marcas, é mais fácil gastar menos em roupa. Visite os sites das lojas que mais gosta e procure as peças que precisa. Depois, compare os preços e procure por promoções.
Analise o seu orçamento
Antes de ir até ao shopping gastar as suas poupanças em roupa de que não precisa, analise as suas contas e saiba quanto pode, realmente, gastar.
Se for à loja com um orçamento definido, vai ser muito mais fácil poupar. Pode até criar um excel ou qualquer outra forma de ir assinalando os gastos que vai tendo ao longo do mês.
Faça as suas compras em dinheiro
Quando for às compras, opte por levar consigo a quantia exata que pretende gastar, em vez de usar o cartão. Assim vai ser muito mais fácil restringir-se ao orçamento planeado e conseguir resistir às compras por impulso.
Evite blogs e influencers de moda
Se é daquelas que não consegue mesmo resistir a uma tendência ou novidade, o ideal é que pare de visitar os blogs, instagrams e sites de moda. Longe da vista, longe do coração, certo?
Agora que já conhece os truques para gastar menos em roupa, do que está à espera para os colocar já em prática?