Se é do tipo aventureiro, está quase na idade da reforma ou está a organizar a sua vida nesse sentido, veja como pode aproveitar as vantagens geopolíticas de alguns países para começar uma fase nova da sua vida.
Todos os anos, surgem listas com os melhores destinos para reformados, geralmente baseadas na opinião de leitores ou em fatores como o preço médio de imóveis ou o clima. No entanto, a decisão de mudar de país aos 66 anos é pessoal e deve ser tomada tendo em conta as necessidades e os gostos pessoais.
Algumas fatores a considerar:
- Sistema de saúde: Na pesquisa de um país para viver depois da reforma, o mais importante é garantir que terá acesso a boas condições de saúde.
- Segurança: Existem muitos destinos paradisíacos que, para muitos, seriam uma das primeiras escolhas. No entanto, a segurança é um dos fatores que define a nossa qualidade de vida e, por vezes, o lugar que parece ideal não é o mais seguro.
- Preços: É fundamental conhecer previamente o nível de preços para garantir que a sua reforma será suficiente para viver de forma confortável. Isto aplica-se ao preço dos imóveis, alimentos, transportes, etc.
- Proximidade da família e amigos: Se por um lado é certo que quem opta por este tipo de aventura geralmente quer ser completamente independente, também é importante saber que quando for necessário ou quando a saudade aparecer, pode estar próximo da sua família e amigos.
Quando tomar esta decisão, lembre que não se trata de encontrar o melhor lugar, mas sim de encontrar o lugar para viver da melhor forma possível.
Se estiver nos seus planos apostar por uma aventura deste tipo, ficam aqui 5 sugestões para que possa começar a sonhar.
Panamá – Preços acessíveis e programas especiais para reformados
Equador – Clima perfeito, excelentes oportunidades a nível de imóveis
Espanha – Preços acessíveis em relação à Europa e bons acessos ao resto do continente
Malta – 3100 horas de sol por ano e o Inglês como primeira língua
Malásia – Melhor destino para reformados na Ásia
Veja também: