Share the post "50 anos da Fábrica Toyota em Ovar: a produção nacional Toyota"
Inaugurada em 1971, este ano completam-se os 50 anos da fábrica da Toyota, em Ovar.
Criada para responder ao crescimento da marca nipónica no mercado europeu, esta fábrica teve um impacto profundo na história e sociedade portuguesas.
A visão do seu fundador, Salvador Fernandes Caetano, fez com que a Fábrica de Ovar fosse, para os seus trabalhadores e sociedade em geral, muito mais que um local de trabalho.
A solidariedade, a aposta na formação, e a preocupação com a sustentabilidade tiveram, e continuam a ter, um impacto fortíssimo na sociedade portuguesa.
E como se este ano as bodas de ouro da Fábrica de Ovar já não fosse motivo suficiente para festejar, a Toyota celebra ainda a conquista de diversos prémios, tais como: o prémio Marca de Confiança 2021, o prémio Cinco Estrelas, e o prémio Carro do Ano 2021, atribuído ao novo Toyota Yaris.
Para celebrar o aniversário da fábrica de Ovar e os diversos prémios atribuídos à marca, a Toyota criou uma campanha de celebração com foco no impulsionador do seu crescimento e procura pela inovação – o consumidor.
Fique a conhecer um pouco melhor a história e algumas curiosidades sobre a Fábrica de Ovar, e aproveite as ofertas da campanha de celebração Toyota.
A Fábrica de Ovar: a primeira fábrica Toyota na Europa
Nascido em 1926 em Vila Nova de Gaia, Salvador Fernandes Caetano sempre foi um homem com uma visão muito à frente do seu tempo e uma enorme preocupação com a sociedade.
Em 1946 criou uma fábrica de carroçarias de autocarros, a Martins & Caetano & Irmão, Lda. Este era o primeiro passo naquilo que mais tarde cresceria para dar lugar ao Grupo Salvador Caetano e à Toyota Caetano Portugal, S.A.
O empreendedorismo de Salvador Caetano levou-o, em 1968, até ao Japão para negociar a vinda da Toyota para Portugal.
Fruto desse empenho, em 1971 foi inaugurada a Fábrica de Ovar, a primeira fábrica Toyota na Europa.
Esta fábrica focava-se essencialmente na montagem de mini-autocarros (Caetano), montagem de comerciais ligeiros Toyota (Corolla, Corona, Dyna, Starlet, Land Cruiser, Hilux, Hiace, Liteace e Optimo) e montagem de componentes em veículos comerciais.
Marcos importantes na história da Fábrica de Ovar
1968
No mesmo ano em que completava 22 anos de atividade como construtora de autocarros, a Salvador Caetano assina, a 17 de Fevereiro, o contrato de importação e distribuição exclusiva dos veículos Toyota para Portugal.
1971
Após ter sido inaugurada com a presença do Chefe de Estado, o Almirante Américo Thomaz, é iniciada a produção na Fábrica de Ovar.
1978
Neste ano é iniciada a produção na fábrica 2, criada devido à necessidade de expansão da Fábrica de Ovar.
Sai da linha de montagem a unidade Toyota n.º 70.000, que é oferecida à Cruz Vermelha Portuguesa.
1981
Criação da estrutura de Formação específica para as áreas técnicas Toyota, atual Centro Formação Caetano, dedicado à formação dos colaboradores e à qualificação de jovens para o mercado de trabalho.
1982
Dedicada exclusivamente à montagem de veículos comerciais, e depois de ter sido distinguida com o prémio “10 Melhores Empresas” pelo semanário Expresso, a Fábrica de Ovar atinge as 100 mil unidades produzidas.
1986
Início da exportação do Land Cruiser, do mini-autocarro Mini Coaster e de sistemas de escape com a marca Toyota para o mercado de reposição.
1989
Atinge a marca de 150 mil unidades produzidas.
1993
Apenas quatro anos depois atinge um novo máximo: 200 mil unidades produzidas. A celebração deste acontecimento foi presidida pelo Primeiro-Ministro, Cavaco Silva.
2002
Início da exportação do modelo Dyna.
2011
No ano em que celebra os 40 anos de atividade é atingida a marca de 100 mil unidades produzidas do modelo Dyna pela Fábrica de Ovar. A cerimónia de comemoração contou com a presença do Primeiro-Ministro, Passos Coelho.
2015
É inaugurada a linha de montagem do Land Cruiser Série 70.
2021
A Fábrica de Ovar aproxima-se das 310 mil unidades produzidas.
Curiosidades sobre a Fábrica de Ovar
A Fábrica de Ovar está instalada numa propriedade com 310.618 m2, sendo que os seus edifícios ocupam uma área total de 34.490 m2.
Os seus 180 colaboradores produzem cerca de 2.700 unidades por ano, por turno.
Com 309.413 unidades produzidas até 31 de dezembro de 2020, a Fábrica de Ovar exporta para países como África do Sul, Áustria, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Noruega, entre outros.
De entre os modelos produzidos nesta fábrica destacam-se o Corolla, Corona, Dyna, Land Cruiser, Hilux, Hiace, Liteace, Starlet, e Optimo.
O impacto da Toyota e da Fábrica de Ovar na sociedade portuguesa
O apoio à sociedade é uma das grandes preocupações da empresa fundada por Salvador Caetano.
Foram várias as iniciativas com vista à oferta de viaturas a instituições de cariz social como o caso da oferta da unidade Toyota n.º 70.000 à Cruz Vermelha Portuguesa, em 1978.
Em 1995 foi criado o Programa de Responsabilidade Social através do apoio ao ensino de mecânica. Ao abrigo deste programa foram doados mais de 200 mil euros em material didático ao Instituto Superior de Engenharia do Porto e à Escola Profissional Salvador Caetano.
A iniciativa “Toyota Solidária”, criada em 2007, angariou fundos com o objetivo de oferecer viaturas a instituições como a Liga Portuguesa Contra o Cancro e a ACREDITAR.
Para além da solidariedade, também a qualificação dos seus trabalhadores e dos jovens em geral é outra das grandes apostas do Grupo Salvador Caetano.
“Se não os há, façam-nos!”, é uma célebre frase proferida por Salvador Fernandes Caetano, na qual se referia à necessidade de trabalhadores qualificados para operar na Fábrica de Ovar.
Em 1981 nasce assim o Centro de Formação Salvador Caetano, dedicado à formação dos colaboradores do Grupo Salvador Caetano e à qualificação de jovens para o mercado de trabalho.
Campanha de celebração Toyota
Para celebrar os 50 anos da Fábrica de Ovar e os prémios Marca de Confiança 2021, Cinco Estrelas, e Carro do Ano 2021, a Toyota lançou uma campanha de celebração com ofertas e condições especiais em alguns dos seus modelos.
Usufrua de uma valorização de até 3 mil euros na retoma do seu carro antigo ao comprar um dos modelos Toyota em campanha.
Ao optar por financiamento, usufrua ainda de condições especiais no seu contrato de crédito automóvel Toyota Easy a 61 meses, e não pague as três primeiras mensalidades, uma oferta Toyota.
São diversos os modelos em campanha, como o RAV4 Hybrid, o C-HR Hybrid, o Corolla Hybrid, o Corolla Touring Sports Hybrid, o Yaris Hybrid e o Aygo.
Escolha o modelo ideal para si e não deixe escapar esta oportunidade de valorizar o seu carro antigo e adquirir um modelo Toyota com a oferta de três mensalidades.
Conheça os modelos e saiba mais sobre esta campanha no site oficial da Toyota.