Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
05 Fev, 2015 - 10:10

6 Qualidades dos empreendedores famosos

Júlia de Sousa
Saiba quais são as qualidades dos empreendedores mais famosos do globo e o que os distingue dos demais.
6 Qualidades dos empreendedores famosos
O que têm em comum pessoas como Coco Chanel, Richard Branson, Bill Gates, Steve Jobs ou Mark Zuckerberg? Todos são empreendedores de sucesso (destaque-se o sucesso à escala mundial) e conhecidos do grande público. Além do sucesso, partilham algumas qualidades comuns a todos os empreendedores.
Os caminhos que seguiram foram muito diferentes. Se Coco Chanel revolucionou o mundo da moda, Richard Branson deu asas ao sonho e construiu um império sem igual. Se Bill Gates transformou a realidade dos sistemas operativos para computadores pessoais, Steve Jobs (que pode ser visto como um rival de Bill Gates) originou um dos maiores fenómenos de vendas em termos informáticos. E Mark Zuckerberg, ainda enquanto jovem estudante, mudou o paradigma das redes sociais.
Os cinco nomes aqui citados são apenas alguns exemplos. Alguns dos mais famosos empreendedores do mundo e pessoas que, de uma forma ou de outra, deixaram (e continuam) a deixar uma marca no mundo.

Quais as qualidades dos empreendedores?

São várias as perguntas que lhe podem ocorrer quando pensa nos empreendedores famosos, nomeadamente: o que é que eles têm que você não tem? Quais são as qualidades dos empreenderes famosos? O que os torna tão especiais?
A resposta a estas (ou outras perguntas) podem surpreendê-lo: provavelmente nada! São pessoas normais (ou eram até se tornarem verdadeiros fenómenos). O que os distingue são algumas qualidades comuns a todos os empreendedores.

1. Curiosidade

Se tentar listar as principais qualidades dos empreendedores famosos, a curiosidade será comum a todos. Sim, a curiosidade. Todos os empreendedores de sucesso se caracterizam por serem curiosos. Mas a curiosidade aparece aqui associada à vontade (e necessidade) de aprender. Ou seja, são pessoas que querem saber sempre mais, que tentam perceber como é que as coisas funcionam ou que questionam métodos, por exemplo.

2. Criatividade

É impossível falar de empreendedores sem falar de criatividade, já que é essa a qualidade que permite o desenvolvimento de ideias inovadoras. E no fundo é isso que caracteriza um empreendedor.

3. Visão

Todos os empreendedores são visionários. Ou seja, são pessoas capazes de visualizar uma oportunidade, onde as “pessoas comuns” não enxergam nada. Veja-se o caso de Coco Chanel. Um simples casaco de um funcionário num hotel austríaco serviu de inspiração para aquele que é um dos casacos mais icónicos da marca e ainda hoje usado por milhões de mulheres em todo o mundo (e já se sabe, vendas significam sucesso). E se a moda não o elucida, pense em Bill Gates que conseguiu perceber a importância dos computadores pessoais ainda antes deles existirem. Qualquer empreendedor de sucesso partilha desta qualidade. A sua visão faz deles estrategas naturais, capazes de perspetivar um projeto a longo-prazo.

4. Tenacidade

O caminho para o sucesso não é fácil, mas os empreendedores de sucesso não desistem. Aproveitam o fracasso para aprender e melhorar. Mas desistir não faz parte do dicionário deles.

5. Competitividade

Para qualquer um dos empreendedores acima mencionados, não basta identificar uma oportunidade de negócio. Há que ser melhor que os adversários. A competitividade está-lhes no sangue.

6. Liderança

Os exemplos que demos logo no início deste texto servem para ilustrar esta qualidade. Todos são (ou foram) os líderes das empresas que criaram. Os empreendedores de sucesso não se limitam a criar uma empresa ou a desenvolver um projeto. Fazem parte do dia-a-dia da empresa, conhecem os problemas existentes e buscam soluções para os resolver, estimulam e motivam a equipa.

FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre empreendedorismo actualizada ao minuto.

“Para o infinito e mais além!”

O lema é de Buzz Lightyear (personagem do filme de animação Toy Story) mas também se pode aplicar a empreendedores de sucesso. E os casos que mencionamos são bons exemplos disso. Podem ter atingido o sucesso, mas isso não os fez parar e procuraram sempre mais.
Não sabemos o segredo por detrás do sucesso de cada um deles, mas as qualidades dos empreendedores famosos terão certamente contribuído. 
Quanto a si, olhe para os exemplos e, ao invés de se deixar intimidar, inspire-se. Quem sabe se, daqui a uns anos, não o estamos a incluir na lista dos empreendedores mais famosos.

Veja também: