1. Fala mal dos outros.
Não se iluda a pensar que o facto de fazer comentários sobre outros é um sinal de confiança. Lembre-se do ditado, “nas costas dos outros vejo as minhas” e pense que, da mesma maneira que critica outros empregados à sua frente, o mais provável é que faça o mesmo consigo.
2. Não assume os erros em público
Uma das características principais dos líderes devia de ser assumir os erros em qualquer situação. Se o seu chefe toma uma decisão em privado e depois não é capaz de defendê-la em público quando o resultado não foi bom, então é definitivamente uma pessoa em que não pode confiar.
3. Não sabe ouvir
Saber ouvir é uma qualidade que nem todas as pessoas têm mas que, no caso dos líderes, deve ser treinada. Pode ter a certeza de que tem um mau chefe se este vira costas enquanto está a falar ou simplesmente diz não para evitar um conflito.
4. Evita tomar decisões complicadas
Desde a falta de tempo até o facto de haver outras prioridades, arranja sempre uma desculpa para tomar uma decisão. Provavelmente isto deve-se, mais uma vez, ao medo de cometer erros e ter de assumi-los perante a equipa ou perante a direção.
5. Esconde-se por trás do poder
Se o seu chefe falha nos pontos acima referidos isto é sinal de que, para além de ser um mau líder, este está a usar o poder e a atitude de superioridade para se esconder. Considere a possibilidade de mudar de emprego se tiver um chefe que aproveita o seu cargo para nunca estar disponível quando é necessário.
6. Não se relaciona com as pessoas
Saber lidar com pessoas e gerir uma equipa é mais uma das qualidades fundamentais de um chefe. No entanto, muitos têm medo que uma abordagem mais pessoal os torne vulneráveis perante os empregados. Procure e confie num líder que saiba respeitar o seu cargo e que consiga, ao mesmo tempo, motivar e tirar o melhor da sua equipa.
Veja também: