Elsa Santos
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14 Fev, 2019 - 11:25

10 dicas para ser promovido no trabalho

Elsa Santos

Para conseguir um lugar de destaque a nível profissional, conheça algumas dicas para ser promovido no trabalho. O seu objetivo depende de si.

10 dicas para ser promovido no trabalho

Precisa de dicas para ser promovido no trabalho? Pois bem, nós temos duas mãos cheias delas para lhe apresentar.

Se gosta do que faz e quer apostar na carreira, alcançar um lugar de destaque e de responsabilidade na empresa onde trabalha, mas não sabe ao certo como o conseguir, deve considerar alguns aspetos.

Antes de mais, é importante lembrar que nem a lista mais detalhada de dicas para ser promovido no trabalho será suficiente para o conseguir, se a sua atitude não for positiva.

Uma promoção depende sempre de inúmeros fatores, internos e/ou externos à empresa, direta ou indiretamente relacionados consigo. No entanto, a verdade é que o essencial depende de si. Sim… A sua postura perante a empresa e os outros é determinante. Um simples gesto pode fazer toda a diferença.

Com certeza que algumas dicas para ser promovido no trabalho serão úteis para dar uma ajuda no processo. Nesse sentido, preparamos uma lista de 10.

Para saber o que deve ter em conta para conseguir chegar mais longe na empresa onde trabalha, basta seguir uma a uma, sempre com empenho e uma boa dose de paciência. Conheça, então, 10 dicas para ser promovido no trabalho.

Como ser promovido no trabalho: 10 dicas essenciais

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1. Conheça muito bem a empresa

O profissional que desejar evoluir e ocupar uma posição superior, não pode limitar-se a conhecer o seu setor e a saber desempenhar as suas tarefas de forma competente e produtiva. É aquele que consegue ter um conhecimento geral sobre a empresa, perceber todo o processo de trabalho da mesma, a sua história, o seu posicionamento no mercado, a sua estratégia, os seus objetivos, entre outros aspetos, que vai mais longe na sua carreira.

Este conhecimento da organização, aumenta as probabilidades de conseguir uma promoção, nomeadamente em áreas distintas daquela onde atua.

2. Vista a camisola

É importante que se identifique com a cultura e os valores da empresa.

Ser capaz de “vestir a camisola” é essencial para se sentir, verdadeiramente, parte integrante da organização onde trabalha e isso é determinante para chegar a um cargo superior.

Estar em desacordo, revelar insatisfação e assumir uma postura de “combate” à ação da entidade, afasta por completo a possibilidade de uma promoção.

3. Observe

Uma das mais simples e importantes dicas para ser promovido no trabalho passa por observar tudo o que se passa à sua volta. Se quer evoluir, não pode focar-se demasiado em si.

É importante que esteja a par de tudo o que se passa – o que se faz, quem e como faz, o que se diz, o ambiente, o espaço, as dificuldades e potencialidades. Basta que o faça por breves instantes, mas com alguma frequência. Mantenha-se atento. Dessa forma, vai estar mais preparado para fazer sugestões e saber com o que pode contar.

4. Procure sempre a melhor resposta

Saber responder à altura de cada desafio, revela-se decisivo no alcance (ou não) de um lugar de destaque.

Atualmente, são muitas as empresas que aplicam avaliações de desempenho aos seus funcionários, percebendo assim as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas para atingir os resultados esperados pela organização. Saber ouvir e responder de forma adequada, inovadora e eficiente, é meio caminho andado para alcançar o reconhecimento necessário.

5. Observe o seu chefe

Ainda que desempenhe muito bem as suas funções no cargo que ocupa atualmente, as empresas procuram promover quem mostra potencial para atingir bons resultados numa posição superior. Se deseja subir o próximo degrau, observe o seu superior e perceba quais as suas principais habilidades e aquelas que ele ainda precisa de desenvolver. Assim, vai poder preparar-se e destacar-se.

6. Seja paciente

Estima-se que o tempo médio que um colaborador precisa para conseguir estabilizar-se numa posição e adquirir a experiência desejável para alcançar novos cargos é de cerca de dois anos. Isto não significa que a proposta de promoção não possa acontecer antes ou muito depois. Lembre-se que há diversos fatores a considerar.

Não desmotive se não conseguir a promoção que deseja no tempo que imaginou. Tenha paciência e dê o seu melhor de modo a estar bem preparado para novos desafios quando a oportunidade surgir.

7. Sinalize a sua intenção

As organizações estão, atualmente, mais abertas a ouvir as intenções de carreira dos seus colaboradores. Apesar de a maioria das propostas de promoção partir da própria empresa, é importante que o candidato manifeste o seu objetivo de crescimento na organização. Dessa forma, poderá ser chamado a candidatar-se a alguma vaga que possa surgir.

No entanto, esta é uma atitude que deve ser ponderada de acordo com cada empresa e o tempo de serviço. Se há entidades que questionam logo os objetivos de carreira aquando da entrada do funcionário na empresa, outras mostram algumas reservas quanto a essa questão.

Há que ter também cuidado para evitar más interpretações e ser visto pelos superiores, não como uma mais-valia, mas como uma ameaça.

8. Mostre segurança

Ainda que possa ser o melhor nas funções que já desempenha, deve assumir uma atitude de segurança capaz de transmitir confiança à empresa. O seus superiores precisam de ter a certeza de que é a pessoa certa para assumir novas responsabilidades. Mostre também iniciativa, proatividade, vontade e à vontade para resolver problemas.

Normalmente, numa empresa, as promoções fazem parte de um plano estratégico que visa alcançar melhores resultados. Portanto, nenhuma entidade pode arriscar promover alguém que não se mostre seguro de si e não transmite essa segurança.

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9. Mantenha a humildade

Este é um aspeto fundamental para quem quer evoluir. Manter a humildade para aprender, para valorizar cada passo e cada pessoa, independentemente da hierarquia na empresa, é muito importante. Dessa forma, tomará melhores decisões, saberá gerir tarefas e necessidades de uma forma mais objetiva e adequada a diferentes circunstâncias.

Mantenha-se humilde, fiel a si próprio, aos seus princípios, respeitando as suas responsabilidades assim como todos aqueles que o rodeiam. Só assim vai conseguir continuar a desenvolver capacidades para fazer mais e melhor. Não se acomode.

10. Cultive bons relacionamentos

Cultivar um bom relacionamento com todos os elementos da empresa onde trabalha é essencial, sobretudo se quer chegar mais longe e liderar. Boas relações pessoais promovem o respeito, o trabalho em equipa e os bons resultados.

Ter bons conhecimentos técnicos pode até ajudá-lo a conseguir uma promoção, mas também é importante que os seus colegas lhe reconheçam valor.

A capacidade de se relacionar bem com todos, evitando conflitos, é tão importante quanto as suas competências profissionais para conseguir atingir e manter num lugar de destaque em qualquer empresa de sucesso. Afinal, ser promovido implica, habitualmente, a necessidade de delegar tarefas e para esse trabalho o facto de conhecer e ter uma relação positiva com os outros funcionários é fundamental.

Se seguir à risca cada uma destas 10 dicas para ser promovido no trabalho, vai conseguir, com toda a certeza, alcançar a sua meta. Não tenha pressa e logo que consiga a tão almejada promoção, não se acomode, continue a aprender e a conquistar o seu espaço e, se for essa a sua vontade, continue a subir.

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