O fosso entre ricos e pobres voltou a acentuar-se, em particular devido a novos dados sobre a China e a Índia. As desigualdades na distribuição da riqueza mundial foram colocadas em foco num relatório da ONG britânica Oxfam, onde se revela que oito bilionários detêm o mesmo dinheiro que 3,6 mil milhões de pessoas, ou seja, praticamente metade do mundo. No ano passado, este valor equivalia à riqueza dos 62 mais ricos…
Os oito bilionários que fazem parte da lista são rostos bem conhecidos em todo o mundo:
- Bill Gates Microsoft)
- Amancio Ortega (Inditex)
- Warren Buffett (investidor)
- Jeff Bezos (Amazon)
- Mark Zuckerberg (Facebook)
- Larry Ellison (Oracle)
- Michael Bloomberg (Bloomberg).
“É indecente que a riqueza esteja concentrada das mãos de uma ínfima minoria, quando sabemos que uma pessoa em dez vive com menos de 2 dólares por dia”, denunciou Manon Aubry, porta-voz da Oxfm França.
Segundo o relatório, nos próximos 20 anos, cerca de 500 pessoas irão deixar aos seus herdeiros aproximadamente 2,1 mil milhões de euros, mais do que a economia da Índia e o equivalente a 10 vezes a portuguesa.
O relatório onde constam os oito bilionários e as desigualdades da distribuição da riqueza foi revelado na véspera do Fórum Económico Mundial, que irá ter lugar em Davos.
Veja também: