O Turismo de Portugal acolheu positivamente uma proposta que pretende criar uma ecopista de 83 quilómetros no distrito de Coimbra. Uma obra que irá ligar três concelhos distintos – Figueira da Foz, Cantanhede e Mira à rota Eurovelo 1, que integra a rede europeia de ciclovias.
Uma ecopista, três concelhos
A proposta de criação da ecopista nasceu da vontade da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e os municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira. Uma proposta colocada ao Turismo de Portugal que, prontamente, a aceitou.
Segundo o projeto apresentado, a ecopista terá 83 quilómetros, irá atravessar os concelhos de Figueira da Foz, Cantanhede e Mira e ligar os mesmos à Eurovelo 1, uma rota que integra a rede europeia de ciclovias. O intuito maior das entidades passa por oferecer ligação às praias de cada um dos municípios que até já possuem trechos de ciclovia – falta apenas criar uma ligação entre todas.
A criação desta nova ecopista permite reforçar a promoção da zona como “turismo de natureza”, sendo este um “projeto absolutamente estruturante para a valorização turística da região”. Segundo a CIM-RC, as obras deverão arrancar no primeiro trimestre de 2018, não sendo ainda possível avançar com uma data para a conclusão das mesmas.
Veja também: