Share the post "Semana de 4 dias: dicas para acabar a semana à quinta-feira"
Muitas pessoas afirmam que, se pudessem, acrescentariam um dia ao fim de semana. Acabar a semana à quinta-feira significa uma semana de trabalho com quatro dias de trabalho e três de descanso, um privilégio apenas acessível a alguns.
Acabar a semana à quinta-feira: saiba como
Talvez o deixe perplexo: há quem defenda que a semana de trabalho deveria ser constituída por três dias. Leu bem. Se pensa que isto tem que significar trabalhar mais horas e colocar o pé no acelerador durante os dias da semana que lhe antecedem, relaxe. A ideia não é trabalhar mais para descansar mais. É tudo uma questão de planeamento, hábito e organização.
1. Implementação gradual
O hábito de acabar a semana à quinta-feira terá de ser uma mudança gradual. Não force. É provável que não se dê bem ao fazê-lo logo à primeira, mas a paciência é a chave para o sucesso.
2. Aposte na gestão das prioridades
Perdemos demasiado tempo com o que é urgente e pouco com o que é realmente importante. Para conseguir ter as tarefas terminadas à quinta-feira, deve começar a semana identificando o que é realmente importante, e depois o que pode ser feito com prazos mais alargados. A ideia será “arrumar” os assuntos importantes no início da semana, permitindo que sobre algum tempo para os imprevistos – emergências – que possam surgir.
3. Foque-se em concretizar objetivos realistas
Não estabeleça metas que sabe que dificilmente poderá cumprir. E, sempre que possível, evite marcar o que quer que seja para sexta-feira. Se não houver disponibilidade para nenhum dos dias da semana, marque para a seguinte. Isto aplica-se a reuniões de trabalho, contactos com novos parceiros ou clientes, início de novos projetos, etc. Enfim, liberte a sua sexta-feira.
4. Mude o dress code da empresa
Se os seus colegas de trabalho aderirem a esta tendência e, consequentemente, se não existirem eventos ou reuniões importantes à sexta-feira, todos poderão adotar o conceito de casual friday, e vestir-se de forma mais relaxada e informal.
5. Distancie-se das distrações
Para conseguir acabar a semana à quinta-feira, deve perder o menor tempo possível com distrações durante os restantes dias. Procure tornar o seu sítio de trabalho o mais sossegado possível e imune a ruído ambiente. Evite frequentar as redes sociais e outros sites que deverá consultar apenas em casa, durante os tempos de lazer. Consulte o e-mail apenas depois de concluir tarefas, e não durante a sua realização.
6. Estabeleça pequenas metas semanais
Já estabeleceu prazos e organizou a sua agenda? Então, siga-os milimetricamente. Isso irá implicar pressionar um pouco os seus colegas para se apressarem também a resolver os assuntos pendentes e dos quais depende o seu trabalho. Saiba negociar e ser assertivo.
7. Normalização
Padronize tanto quanto possível o seu trabalho, criando modelos (templates), formate documentos-tipo que sabe que vai usar repetidamente, crie uma pasta no seu email com mensagens-tipo que usa muitas vezes para não ter que as estar sempre a reescrever.
Se necessário, defina um período do dia para ver os seus emails e para responder, programando uma mensagem de resposta automática para os emails que aparecerem fora desse horário.
8. Reserve a quinta-feira para resolver o que ficou pendente
Chegar a quinta-feira com a sensação de já termos resolvido os assuntos mais urgentes pode ser libertador. Desta forma, já com a carga de stress semanal “resolvida”, vai encarar de forma triunfante os últimos assuntos, os tais menos importantes, e chegar a sexta-feira praticamente só com a tarefa de pensar e planear a semana seguinte, e, quem sabe, já com um pé num fim-de-semana de lazer que lhe vai parecer uma merecida recompensa!
Veja também: