Tradicionalmente, o açaí é consumido sob a forma de puré gelado, servido com granola, iogurte e pedaços de frutas – e, por isso, muita gente o associa a um alimento hipercalórico e que engorda. Mas, será que é mesmo assim? Confira os esclarecimentos da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida à questão – o açaí engorda? – e perceba se este é, ou não, um alimento a incluir na sua dieta diária.
Está aberto o consultório do nutricionista e deixamos, também, duas receitas super funcionais com açaí – para os verdadeiros amantes.
Será que o açaí engorda? A nutricionista responde
Qual é o valor calórico do açaí?
Mafalda Rodrigues de Almeida: 100gr de açaí contém apenas cerca de 60Kcal, o que é mais ou menos equivalente à manga. O que o torna um alimento calórico é o guaraná – geralmente, o xarope de guaraná – que lhe é adicionado para dar um sabor mais agradável, fazendo com que o seu valor energético duplique e possa atingir até 120Kcal por 100g.
O açaí em polpa que vemos à venda nos supermercados tem, em média, estes valores. Assim, se triturarmos esta polpa com banana, para fazer a famosa taça de açaí com banana e granola, o valor calórico de uma taça de 500g pode chegar às 700 a 900 kcal, dependendo das quantidades servidas e do tipo de granola que for usada.
Como consumir o açaí de forma saudável?
Mafalda Rodrigues de Almeida: O segredo para o consumo de açaí de forma saudável é ingerir doses mais pequenas, apenas uma vez por dia e com misturas menos calóricas. Ou seja, procurar a polpa de açaí ao natural (que conseguimos encontrar em alguns hipermercados na zona dos congelados), batê-la com meia banana e um pouco de água, e servir apenas com duas colheres de sopa de granola sem açúcar.
Caso sinta o sabor ainda um pouco ácido, característico deste fruto, é preferível adicionar uma colher de chá de mel ou xarope de agave.
Propriedades nutricionais do açaí
Mafalda Rodrigues de Almeida: O consumo de açaí é muito típico no Brasil, mas em Portugal tem vindo a crescer. A sua popularidade advém não só do seu sabor delicioso, como das suas propriedades nutricionais. Considerado uma importante fonte de vitamina C, bem como uma grande fonte de antioxidantes – como antocianinas e carotenoides, que ajudam a fortalecer o sistema imunitário e a prevenir algumas patologias cardiovasculares -, o açaí tem sido amplamente estudado como aliado na prevenção do envelhecimento precoce e do cancro.
Devido ainda aos seus antioxidantes e à presença de ácido oleico, acredita-se que o açaí possa ter uma ação protetora sobre as células do cérebro melhorando as funções cognitivas e motoras.
Há alguma receita que nos queira sugerir?
Mafalda Rodrigues de Almeida: Agora que vem aí o verão, aproveite o açaí para fazer também gelados saudáveis e com baixo valor calórico. Bata a polpa natural com banana ou manga congeladas e sirva bem fresco, sem adicionar açúcar ou natas.
Mais uma receita funcional com açaí
Smoothie de açaí com pudim de chia e frutos vermelhos
Fonte: Unsplash/Sebastián León Prado
Ingredientes para o pudim de chia
4 c. de sementes de chia
1 chávena de leite de amêndoa
Baunilha em pó, q.b.
Para o smoothie de açaí
1 c. de açaí em pó
1 chávena de morangos frescos
1 banana madura
1 c. de manteiga de amêndoa
2 c. de coco desidratado
3 a 4 folhas de hortelã
¼ chávena de leite de amêndoa
Ingredientes para decorar
Frutos vermelhos
Modo de Preparação
- Numa taça, misture bem as sementes de chia, o leite de amêndoa e a baunilha em pó.
- Deixe repousar por 15 minutos, para as sementes absorverem todo o líquido.
- Entretanto, bata todos os ingredientes para o smoothie de açaí até obter um creme macio.
- Finalmente, num copo largo, crie camadas.
- Primeiro, uma camada com metade da fruta esmagada, depois uma camada do pudim de chia, a seguir o smoothie de açaí e, por último, decore com o restante dos frutos vermelhos e as folhas de hortelã.
Se o açaí engorda? Como vimos, não, desde que se use açaí na sua versão mais pura, sem guaraná adicionado. Siga os conselhos da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida e tire o máximo partido deste maravilhoso fruto, cheio de propriedades benéficas para o nosso organismo e saúde.
Veja também:
- Sumos para emagrecer: dicas, benefícios e algumas receitas
- Sumos detox: 3 receitas para depois das festas
- 3 saladas detox para purificar o organismo
- 4 receitas com salmão rápidas e baratas
- 4 receitas rápidas para dias apressados
- 4 receitas com massa folhada simples e rápidas
- 4 receitas para emagrecer sem sacrifício
- 3 saladas detox para purificar o organismo