Certamente já lhe aconteceu ficar sem acesso às redes sociais e não saber o que fazer ou quem contactar para o recuperar.
Atualmente os ataques cibernéticos são cada vez mais crescentes e espontâneos. Ademais, as motivações são várias e dependem muito de caso para caso.
Seja para aceder a informações pessoais ou financeiras, roubo de identidade ou simplesmente uma demonstração de diversão e poder, a verdade é que estes ataques podem acontecer a grandes empresas como a indivíduos.
Assim é necessário estar preparado e informado na eventualidade de sofrer um ciberataque. Fique a conhecer alguma das principais dicas e como proceder em cada rede social.
Acesso às redes sociais: dicas úteis
Caso acedam a uma das suas redes sociais deve, de forma imediata, tentar recuperar a sua palavra-passe através da opção “Esqueci-me da palavra-passe.”
Se tiver o seu e-mail ou número de telemóvel associado, esses dados também podem ser alterados facilmente. Porém, se o hacker não o fez pode tentar utilizá-los como método de acesso à sua conta.
Assim que obtiver novamente acesso deverá alterar a sua palavra-passe e verificar as definições de privacidade, assim como o e-mail e número de telemóvel.
Segundo a National Cybersecurity Alliance existem alguns métodos que pode utilizar para tornar a sua conta mais segura e “inacessível” para os hackers.
- Deve apagar a antiga palavra passe e criar uma nova, de preferência com números, letras e símbolos, totalizando os 16 caracteres no mínimo;
- Se a aplicação em questão o permitir, deve ativar a autenticação multifator (MFA). Ou seja para além da sua palavra passe deverá inserir também um PIN ou uma segunda palavra passe para aceder à conta.
- Se tem uma palavra passe única para todas as redes sociais é recomendável que tenha uma diferente para cada plataforma, seguindo as indicações anteriores.
Após estas alterações guarde ou escreva as suas novas palavras–passe num local seguro, que não seja possível um novo ciberataque.
No entanto, mesmo seguindo estes passos há um sempre um risco de a sua conta ser hackeada novamente, embora mais baixo. Assim, deve saber como proceder em cada rede social para iniciar o processo de acesso às redes sociais.
Se entraram na sua conta do Facebook ou reparou em alguma atividade suspeita deve, em primeiro lugar, aceder www.facebook.com/hacked e clicar na opção “a minha conta está comprometida”.
De seguida deve identificar-se com o número de telemóvel ou e-mail, tal como solicitado. A partir daqui, a equipa da Meta, que gere o Facebook e o Instagram, assumirá o controlo e pedirá uma destas informações para garantir o acesso às redes sociais:
- Ou a última palavra passe que recorda utilizar com sucesso para aceder à sua conta;
- Ou aceder à localização para validar a sua identidade. Se a sua localização corresponder à localização utilizada com frequência, a Meta validará a sua identidade.
Se nenhuma das opções anteriores resultar, o servidor solicitará um documento de identificação, por exemplo o cartão de cidadão, que inclua o seu nome. Assim deve submeter o documento e aguardar o contacto da equipa.
De notar que o documento que submeter será encriptado e guardado durante um ano nos servidores da Meta. A empresa argumenta que este processo auxilia a detetar documentos de identificação falsos, melhorando os sistemas do Facebook.
Dado que esta rede social é irmã do Facebook, em caso de ciberataque, pode utilizar a sua conta do Facebook para recuperar acesso no Instagram, desde que as contas estejam associadas.
Se a opção anterior não funcionar deverá recorrer ao método tradicional, carregando na opção “Esqueceste-te da palavra-passe” e, de seguida, “Não consegues repor a palavra-passe”. À semelhança do Facebook deverá introduzir a palavra-passe antiga para reaver a sua conta.
Contudo, se nenhuma das opções for bem sucedida deverá aceder instagram.com/hacked/ para obter apoio por parte da Meta no acesso às redes sociais.
Tenha em consideração que o processo será similar, ou seja, provalmente terá de submeter um dos seus documentos legais para iniciar o processo de recuperação da conta.
Como alternativa pode contactar o Instagram por e-mail (support@instagram.com), mas o processo pode alongar-se por vários dias ou meses.
Tiktok
Por mais improvável que pareça, as contas do Tiktok também são alvo de ciberataques por parte dos hackers.
Para reaver a conta pode utilizar a sua conta da Google, do Instagram, Facebook ou da Apple, desde que uma delas esteja associada à conta do Tiktok.
Se não tiver mais nenhuma conta associada resta-lhe contactar diretamente a equipa do Tiktok através do e-mail ([email protected] ou [email protected]) ou preencher um formulário para reportar o problema.
Da mesma forma que as outras redes sociais requerem documentos legais para recuperar a sua conta, o Tiktok não é exceção pelo que deverá submetê-los para iniciar o processo.
X
Outrora apelidada de “Twitter”, o processo de recuperação de conta é bastante similar ao das outras redes sociais.
Em primeiro lugar deve tentar o processo de reposição da palavra passe na secção Redefinir senha.
Se este método não utilizar pode recorrer ao Centro de Ajuda, selecionar a opção “Preciso de recuperar acesso à minha conta” e, de seguida, “Acho que a minha conta foi invadida ou está comprometida”.
Deste modo, deve preencher os dados solicitados para dar início ao processo de recuperação da conta.