A acupunctura para cães funciona de maneira similar à acupuntura para humanos. Trata-se de um processo terapêutico muito antigo, popularizado na China e que lentamente se expandiu para o ocidente.
Utilizada regularmente na China há pelo menos 4.000 anos atrás, só no século XVII começou a ser mencionada nas revistas médicas europeias, mas passou despercebida até ao século XIX.
Tão antiga como a acupuntura humana é a acupuntura veterinária. Os chineses praticavam-na nos seus cavalos, importantes aliados na guerra e na agricultura. No ocidente, a acupuntura veterinária sempre esteve mais dedicada aos pequenos animais de estimação como cães, gatos ou aves.
Acupunctura para cães
O que é e como funciona?
O tratamento é igual ao que é feito nos humanos e tem por objectivo controlar e aliviar os sintomas dolorosos de algumas patologias ou curar doenças crónicas. Consiste na inserção de agulhas muito finas em pontos específicos da pele para devolver o equilíbrio ao corpo doente.
Na filosofia médica chinesa antiga a doença é sempre o resultado de um desequilíbrio nas energias vitais do corpo. Ao pressionar determinados pontos com as agulhas, os especialistas em acupuntura acham possível conduzir energia pelos “meridianos” do corpo e restabelecer o equilíbrio em falta.
Não sabemos se o equilíbrio do corpo é retomado pela acupuntura, mas sabemos que provoca alguns efeitos que instrumentos da medicina ocidental conseguem medir. Foi possível, por exemplo, detectar mudanças na atividade elétrica e no aumento da circulação sanguínea durante algumas sessões.
Também se verificou uma redução de espasmos musculares e uma maior produção de endorfinas em humanos e animais, uma hormona libertada no cérebro e que tem poder analgésico.
Para que é utilizada?
Na medicina veterinária atual ela é muitas vezes considerada uma terapia adjuvante tal como as massagens, nutrição, fitoterapia ou outras. Pode assim ser combinada com as abordagens clássicas de medicação e cirurgia.
A acupuntura para cães é especialmente indicada para doenças como artrite, doença degenerativa articular, cancro, trauma, doenças metabólicas, doenças de pele, alergias e mesmo asma. Ao estimular a libertação de substâncias anti-inflamatórias, a sessão pode também ajudar no relaxamento muscular provocando algum alívio na dor local e generalizada.
Também pode melhorar a oxigenação dos tecidos contribuindo para a remoção de toxinas e estimulando o sistema imunitário do animal doente.
Acupunctura para cães: como funciona a sessão?
Durante a sessão o cão permanece consciente, sem estar sob anestesia. Apesar de ser considerada uma técnica indolor pela maioria dos humanos que a ela se submete, a acupuntura pode provocar algum desconforto no animal. É aconselhável manter o animal calmo o mais possível e observar atentamente a sua reação durante a primeira sessão.
As sessões podem demorar desde poucos minutos até uma média de meia-hora. A grande maioria dos animais fica descontraída durante o tratamento podendo até adormecer, mas cada caso é um caso. Segundo os especialistas, é possível ver resultados ao fim de alguns dias ou semanas pelo que o tratamento nunca será muito prolongado.
Nunca avance para a acupuntura para cães sem consultar primeiro o seu veterinário. Ele, melhor do que ninguém, poderá dizer-lhe se o seu cão vai beneficiar com esta terapia e com que profissional certificado a deve fazer.