A água com gás faz mal? Não. Na verdade, pode até trazer benefícios para a saúde, desde que respeite alguns cuidados essenciais.
Trata-se de uma bebida gaseificada naturalmente, sendo que o dióxido de carbono sob pressão é dissolvido, num processo conhecido como carbonatação. É esta característica que a torna efervescente.
A história das bebidas carbonatadas começa com bebidas alcoólicas – como o vinho, a cerveja e o champanhe -, que sofriam o processo de carbonatação através da fermentação.
No século XVIII produziu-se comercialmente a primeira água com gás, tendo J. J. Schweppe, originário da Suíça, sido um dos pais desta bebida. Acabou por fundar a empresa Schweppes, que ainda hoje existe e é uma das marcas de referência do seu ramo.
Assim, venha conhecer os benefícios desta bebida para a saúde, bem como os mitos que se criaram à sua volta sobre potenciais malefícios.
Água com gás faz mal? Não e até pode beneficiar a saúde
Promove a hidratação
A água com gás é tão eficaz a hidratar o corpo como a água normal. A água é um nutriente essencial para manter o corpo hidratado e possibilitar que os outros nutrientes se movam por todo o organismo.
A quantidade de água que se deve ingerir diariamente depende da idade, sexo, dieta, atividade, tempo e condições de saúde. Adicionar água com gás à rotina diária de ingestão de líquidos pode ajudar a manter uma boa hidratação do organismo.
Melhora a digestão
A água com gás é muito popular por ser uma solução para quando se está com indigestão ou dores de estômago e alguns especialistas defendem que beber um copo de água com gás depois de comer ajuda. No entanto, lembre-se que a água com gás não é nenhuma bebida milagrosa, nem resolve qualquer problema de digestão. Ter uma alimentação saudável e equilibrada é o primeiro passo para não ter grandes problemas digestivos.
Combate a prisão de ventre
A água com gás pode ajudar a evitar e a tratar a prisão de ventre. Quando sofre deste problema, o ideal é ingerir alimentos ricos em fibra. Mas é igualmente importante consumir muitos líquidos. Deste modo, este tipo de água ajuda a fibra a funcionar de forma mais eficaz nos intestinos, ajudando a que as fezes fiquem normais.
Baixa a tensão arterial
Esta bebida ajuda a baixar a tensão arterial porque contém magnésio e algumas marcas de água são mais ricas em magnésio do que outras. também, a água com gás contém mais magnésio e cálcio do que a água normal.
Desmistificar atributos da água com gás
- Não retira cálcio dos ossos
- A água com gás hidrata
- Não faz mal aos dentes
Recomendações para o consumo
1. Pessoas que sofram da síndrome do intestino/cólon irritável não devem consumir esta bebida, pois a carbonatação vai agravar a condição.
2. Ao comprar a bebida, deve ler o rótulo com atenção para não se estar a comprar uma água com demasiado açúcar e outros aditivos.
3. Águas com sabores devem ser evitadas, especialmente se for de limão, porque torna a bebida demasiado ácida.
4. Deve ser bebida às refeições e as que tenham sabores devem ser bebidas nos intervalos das refeições.
5. É uma excelente alternativa aos refrigerantes por não conter açúcares e é uma boa opção para refrescar e hidratar.