Muitas vezes, quando pensamos em comprar um carro novo, equacionamos diferentes produtos financeiros como créditos automóveis ou leasing. Mas existem mais opções, como ALD – Aluguer de Longa Duração.
A compra de automóvel novo, tal como a aquisição de um apartamento ou vivenda, são passos importantes na vida dos cidadãos. São decisões que requerem ponderação, análise e comparação de produtos no que se refere à aquisição, pois nem sempre é fácil reunir todo o montante necessário para fazer a compra a pronto pagamento.
Como os montantes são, por vezes, elevados, há que recorrer a instituições bancárias ou de crédito e a soluções financeiras que viabilizem a compra.
Assim, vamos refletir sobre a compra de automóvel em ALD e quais as suas vantagens e desvantagens.
O que é o ALD e como funciona
O ALD Automóvel não é mais do que um contrato de locação financeira para aquisição de automóveis novos. O prazo de financiamento pode ir dos 24 aos 60 meses e permite, ainda, deixar uma percentagem do valor do financiamento, que depende do prazo contratado, para ser paga no final do contrato.
Esta modalidade pressupõe ainda, ao contrário do crédito automóvel, que o adquirente subscreve um aluguer financeiro do automóvel de longo prazo, durante um determinado período. A viatura em questão mantém-se, deste modo, propriedade da locadora até ao pagamento da última mensalidade ou valor residual.
No caso da subscrição de ALD Automóvel por empresas, a nível da fiscalidade, e se a viatura for elegível para tal, a dedução do IVA no ALD é feito sobre o IVA das rendas. Já no plano da tributação autónoma aplica-se o mesmo regime que nos demais financiamentos.
No final do contrato o cliente terá de pagar o valor residual. Posteriormente, a locadora procederá à transferência da propriedade da viatura para o seu nome.
Antes de subscrever solução ALD afira a taxa de esforço
Note que, se decidir que o ALD – Aluguer de Longa Duração é a solução que melhor o satisfaz, deve ter em conta que terá uma despesa mensal certa.
Recomenda-se, assim, que analise o orçamento familiar e perceba qual a sua taxa de esforço. Para obter a taxa de esforço enumere todas as despesas, quer sejam fixas ou não.
No final das contas, e segundo os especialistas, o crédito ou créditos que contraia não devem ser superiores a 35% do rendimento líquido mensal do agregado familiar. Isto para que não se registe uma asfixia financeira.
Vantagens e desvantagens do ALD – Aluguer de Longa Duração
Antes de enumerar as vantagens e desvantagens do ALD um alerta: pesquise e conheça as diversas ofertas do mercado.
Não hesite em pedir, em vários concessionários, simulações para o seu caso. Analise, compare e só depois escolha a melhor solução. Tenha em conta que muitas das marcas de automóveis/concessionários têm, nas respetivas páginas online, informação detalhada sobre este tipo de produto.
Vantagens
- Taxa de juro mais baixa quando comparada, por exemplo, com o crédito automóvel;
- Não existe variação na taxa de juro;
- Pagamento de prestação fixas;
- Pode deixar uma percentagem maior para o final do contrato;
- Após o pagamento do valor residual pode trocar ou ficar com o automóvel;
- As empresas têm acesso a benefícios fiscais;
- Possibilita ceder a posição contratual a outra pessoa, enquanto o contrato vigora.
Desvantagens
- Apesar de fixas, as taxas de juro, são geralmente mais altas que as de outras opções;
- Obrigatoriedade de contratar Seguro de Danos Próprios, facto que onerará a prestação final;
- A solução ALD apenas é aplicável a veículos ligeiros novos e os custos de manutenção do veículo ficam a cargo do cliente;
- Obriga o cliente a ficar com o automóvel no final do contrato.
Outras soluções financeiras para aquisição de automóvel novo
O Crédito Automóvel é uma das formas de aquisição de automóvel que possibilita que o nome do proprietário conste, desde a aquisição, no registo do carro. No entanto, consoante a entidade credora, poderá permanecer uma reserva de propriedade a favor desta.
É uma das formas tidas como mais eficiente para ser proprietário de um automóvel sem ter de se endividar em excesso. No lado das desvantagens deste produto financeiro está o peso dos juros na renda mensal. No entanto, sé possível reduzir a mesma se prolongar o prazo do pagamento.
Outra solução é o Leasing. Este também é um contrato que prevê o pagamento de uma renda fixa. Na prática a financeira escolhida adquire o automóvel e aluga-o ao cliente que, no final do contrato, pode renovar o mesmo, devolver a viatura ou adquiri-la.
Nesta caso, considera-se o valor de mercado ou então um valor residual previamente definido entre as partes. No lado das vantagens, o Leasing permite que o cliente troque de viatura ao fim de um determinado tempo, mantendo o contrato, mas com benefício de um novo carro. Outra vantagem é a possibilidade de, em qualquer altura, o cliente poder entregar a viatura e solicitar o final do contrato.
No lado das desvantagens estão os encargos com o automóvel, quer com manutenção do mesmo, quer com imprevistos que possam surgir.