Há um castanheiro secular que guarda a entrada na Aldeia da Pena, no concelho de Góis. Lá chegar pode ser um desafio, uma vez que a paisagem que abraça a aldeia é avassaladora.
As condições topográficas levaram a que a aldeia se desenvolvesse ao longo de um promontório, parecendo que o casario se encontra em desafio às leis do equilíbrio e à força da gravidade.
Aldeia da Pena: no coração do Xisto
A Aldeia da Pena é uma das doze Aldeias do Xisto da Serra da Lousã e encontra-se abrigada pelos colossais Penedos de Góis. Uma única rua e vários quelhos desenham a malha urbana da aldeia, que é pequenina, mas muito pitoresca.
O casario em xisto e quartzito, e uma ribeira de água cristalina dão as boas vindas aos seus visitantes, que se apressam a aconchegar a alma e o estômago na Adega Típica. Aqui, serve-se bom vinho e algumas especialidades gastronómicas da região: o presunto, o queijo da serra, os enchidos, o arroz de cabidela, o cozido à portuguesa à moda da Pena, vitela e borrego assados em forno a lenha.
De estômago cheio, nada como fazer uma visita a pé aos ex-libris da aldeia e conversar com as suas gentes. Têm muitas histórias engraçadas para contar, além de serem extremamente hospitaleiros.
O que visitar na Aldeia da Pena
Escolha como ponto de partida da sua visita o castanheiro monumental que se encontra junto à ponte sobre a Ribeira da Pena, que nasce deste vale junto aos Penedos.
A ribeira corre entre margens abruptas, ora precipitando-se em sucessivas quedas de água, ora acalmando-se numa piscina natural – Poço Escuro de Cima e Poço Escuro de Baixo.
Do património natural riquíssimo que envolve esta aldeia destacam-se, como não podia deixar de ser, os Penedos de Góis, e o Parque Florestal da Oitava, uma habitat de aves em vias de extinção e de mamíferos, como os veados e corços, que dificilmente se encontram noutras zonas do país.
Penedos de Góis
Em terreno de xisto, os Penedos de Góis são escarpados de 1040 metros, de rocha quartzítica – mais dura e, portanto, menos susceptível à erosão. Dos seus vários miradouros poderá apreciar a beleza da paisagem beirã, incluindo a Serra da Estrela, a Serra do Açor e o Alto do Trevim – o ponto mais alto da Serra da Lousã, com 1204 m.
Alminha
É o único elemento de vocação religiosa da aldeia, que tem como padroeira Santa Rita.
Fontanário
Mesmo no centro da aldeia, é tratado com todo o carinho pelos habitantes.
A aldeia da Pena é, assim, uma forma fantástica de conhecer um pouco das tradições antigas da região. O duro xisto que lhe dá forma pode ser o ponto de partida para conhecer outros pontos parecidos na região, como o Talasnal ou o fabuloso Piódão.