Share the post "Gratuito! Passeie pelas aldeias históricas com um Renault elétrico"
A Renault, as Aldeias Históricas de Portugal e a autarquia do Fundão uniram-se para criar uma iniciativa pioneira que está a revolucionar a forma como os visitantes exploram algumas das mais belas e históricas localidades do país.
O projeto, denominado “Mobilidade Urbana Sustentável”, oferece aos turistas a oportunidade única de utilizar veículos elétricos gratuitamente, estando apenas sujeitos a marcação prévia.
Esta iniciativa inovadora visa tornar as viagens pelo território das Aldeias Históricas de Portugal mais fáceis, económicas e sustentáveis. São disponibilizadas gratuitamente viaturas elétricas aos visitantes, permitindo-lhes explorar a região de forma mais livre e responsável do ponto de vista ambiental.
Assim, a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão, uma frota constituída pelos modelos Renault Megane E-Tech 100% elétrico, Renault Twingo E-Tech 100% elétrico e Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico, Renault Zoe e Renault Twizy está disponível, sem qualquer custo associado, para turistas, residentes e profissionais.
Mobilidade sustentável: iniciativa de sucesso
Apesar de ser um projeto relativamente recente, o “Mobilidade Urbana Sustentável” já demonstrou ser um sucesso notável. Algumas semanas após o seu lançamento, a iniciativa começou logo a atrair a atenção, um testemunho da crescente consciência ambiental dos turistas e da necessidade de soluções de mobilidade mais sustentáveis em áreas rurais e históricas.
O sucesso desta iniciativa não passou despercebido internacionalmente. Foi reconhecida como um dos três melhores projetos do mundo nos prémios da Associação Britânica de Escritores de Viagens, o que não só valida o conceito, mas também coloca as aldeias históricas de Portugal no mapa global do turismo sustentável.
O sistema de carros elétricos gratuitos nas Aldeias Históricas de Portugal funciona
da forma simples. A Renault Portugal disponibilizou uma frota de veículos elétricos
na Aldeia Histórica de Castelo Novo e os modelos disponíveis são os seguintes:
- Renault Zoe
- Renault Twingo E-Tech 100% Elétrico
- Renault Kangoo E-Tech 100% Elétrico
- Renault Mégane E-Tech 100% Elétrico
- Renault Twizy (quadriciclo)
A adesão ao serviço é muito simples: basta reservar as viaturas a partir do link https://aldeiashistoricasdeportugal.com/?serv=rentacar, indicando quais as datas
de recolha e devolução, bem como se necessita ou não de transfer (caso não tenha
viatura própria ou preferir deixar o carro em casa, desfrutando assim de uma
experiência 100% sustentável e económica).
A partir do mesmo link, além de reservar o seu modelo elétrico preferido, pode desde
logo planear a sua viagem pelas Aldeias Históricas de Portugal, escolhendo o alojamento,
os restaurantes e ainda várias atividades, como passeios pela natureza ou visitas guiadas.
Por outro lado, sublinhe-se que, em articulação com o Município do Fundão, estão
disponíveis serviços de transfer (também gratuito) a partir das estações ferroviárias
de Castelo Novo, Alpedrinha ou Fundão.
Impacto no desenvolvimento local
O projeto não se limita apenas a oferecer transporte gratuito aos visitantes. Faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento sustentável para a região. As Aldeias Históricas de Portugal, uma Associação de Desenvolvimento Turístico sem fins lucrativos, trabalha desde 2007 na promoção de um turismo mais amigo do ambiente e sem a pressão que se tem verificado nos grandes centros urbanos.
Esta conjugação de esforços entre as Aldeias Históricas de Portugal e a Renault é um exemplo de como a inovação e a sustentabilidade podem ser combinadas para melhorar a experiência turística e promover a economia local.
E à medida que o projeto continua a evoluir e a expandir-se, tem o potencial de servir como modelo para outras regiões históricas e rurais em Portugal.
Segundo Ricardo Lopes, administrador-delegado da Renault Portugal, “com a experiência e o conhecimento que a Renault adquiriu ao longo dos últimos 12 anos, não raras vezes temos inovado e este protocolo é mais um excelente exemplo disso mesmo: com este projeto piloto, a Aldeia Histórica de Castelo Novo dá o primeiro passo para ser a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável”.
“Estamos convictos que esta iniciativa mudará mentalidades, proporcionando a muitos visitantes e residentes uma nova e enriquecedora experiência”, concluiu.