Andou anos à procura do emprego perfeito e ter a merecida alegria no trabalho. E conseguiu! Mas depressa se instalou a rotina e tem sempre a impressão que não é tão feliz como poderia. E, ainda por cima, tem aquele amigo que está sempre a dizer-lhe como adora aquilo que faz, enquanto você tem extrema dificuldade em sair da cama à segunda-feira.
Quer tenha um trabalho de sonho ou não, parte do processo de conseguir o bem-estar no trabalho passa mais por nós do que pelo trabalho em si. Nas palavras de Dalai Lama: “A felicidade não é algo pronto a consumir. Surge a partir das nossas próprias ações”.
Ou seja, a sua atitude perante o emprego e as pessoas com quem trabalha vai determinar se o dia é mais positivo que negativo.
A importância da alegria no trabalho
São vários os estudos que mostram que quanto mais satisfeito estiver o profissional, estará também melhor a sua saúde física e metal, a sua produtividade e desempenho, bem como a sua capacidade para tomar decisões, aprender e crescer enquanto pessoa e profissional.
E isto tudo isto acima cria, naturalmente, o ambiente de trabalho ideal para colegas e chefias, tornando-o num elemento valioso da equipa.
É verdade que, seja qual for o emprego, é impossível estar permanentemente feliz. Mas é possível, adotando algumas estratégias, ter uma experiência profissional maioritariamente positiva.
Deixamos-lhe estas sete estratégias para conseguir encontrar a alegria no seu emprego. E lembre-se: pessoas felizes são mais motivadas e produtivas.
Alegria no trabalho: 7 estratégias a seguir
Crie boas relações com os colegas
É fácil detestar trabalhar num sítio em que não conheça ninguém e não tenha alguém com quem conversar durante os intervalos. Muitos estudos têm mostrado que a principal razão para alguém gostar do seu trabalho são precisamente as pessoas com quem partilha o dia-a-dia.
Por isso, não se isole! Procure conhecer os seus colegas. Não precisam de ser “amigos à força”, mas as amizades não se criam se não se relacionar com as pessoas e não for descobrindo pequenas coisas sobre a sua vida. As relações humanas podem ser uma grande fonte de alegria no trabalho.
Trabalhe em equipa e não esteja sempre a criticar
O trabalho é mais divertido quando sente que faz parte de algo. Envolva-se nos projetos, interesse-se pelos dos seus colegas, ofereça ajuda se for preciso! Muitas vezes ao ajudar vai estar a descobrir outras áreas de interesse e encarar o seu dia de forma diferente.
Outra coisa que deve passar a fazer é elogiar mais do que criticar. Pense antes em dizer ao colega algo que fez de bom e, se quer ser elogiado pelo chefe, comece por elogiá-lo primeiro.
Tenha uma atitude positiva
Estar sempre pessimista e a falar mal do seu trabalho não vai ajudá-lo a estar mais motivado. Mesmo que não goste assim tanto daquilo que faz, deve procurar encontrar os pontos positivos e focar-se neles.
Tem um horário bom que lhe permite fazer várias coisas ao final do dia? Recebe o ordenado a tempo e horas? Os colegas são fantásticos e ajudam-no em tudo? Foque-se nisso.
Não tenha medo de assumir responsabilidades
Se não está contente com o seu trabalho procure assumir novas responsabilidades. Não olhe para as oportunidades como uma forma de falhar, mas como uma forma de crescer profissionalmente. Isso vai fazê-lo sentir-se mais valorizado e respeitado no local de trabalho.
Agarre um novo projeto, pergunte o que pode fazer mais, peça para mudar de departamento, peça uma promoção se achar que merece… Se odeia algo no seu emprego, cabe-lhe a si tentar mudar isso.
Procure soluções e não se foque nos problemas
Problemas e obstáculos vão existir sempre, em qualquer esfera da sua vida. Ou seja, não é possível evitá-los, mas é possível escolher como lidar com eles.
Já sabemos que os obstáculos criam frustrações e sentimentos negativos, no entanto ficar a pensar no problema não vai adiantar nada. Por isso, é importante pensar em soluções, racionalizar a situação e perceber como pode avançar. Procurar culpados ou apontar erros, não vai ajudar em nada.
Seja simpático para consigo
Obviamente deve ter brio no seu trabalho e é legítimo querer fazer sempre melhor, mas é também importante dar margem para errar e aprender com isso. Não seja demasiado exigente consigo, aprenda a valorizar as coisas boas que faz.
Nas relações de trabalho, ser cordial e simpático com todos é uma mais-valia. Contudo, antes de ser gentil com outros, comece por si. Desenvolva a sua inteligência emocional, preste atenção nas suas qualidades e evite comparações com os outros colegas. Diminua a autocrítica, aposte no reforço positivo e na automotivação.
Aproveite os momentos de descanso e lazer
O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal também impacta positivamente o seu desempenho e produtividade no trabalho. Por isso, aproveite todos os momentos de descanso e lazer com familiares e amigos.
E, lembre-se, dormir sete a oito horas por dia, bem como praticar exercício e uma alimentação saudável, vão ajudá-lo a ter mais energia física e mental, além de diminuir os níveis de stress.
Como viu, encontrar a alegria no trabalho só depende de si!