Luana Oliveira
Luana Oliveira
20 Mar, 2024 - 15:13

Alemanha: que encantos ainda haverá por desvendar?

Luana Oliveira

Conheça os encantos da Alemanha, que tem conquistado o turismo português. De Leipzig a Düsseldorf, embarque numa jornada repleta de cultura e história e talvez um pouco de futebol à mistura.

Cidade de Leipzig na Alemanha

O encanto da natureza, a história cativante, a gastronomia sofisticada e o facto de ser bastante desenvolvida fazem da Alemanha um dos destinos prediletos dos portugueses.

Em 2023 o turismo português na Alemanha bateu novos recordes com uma média de 544 mil dormidas, um crescimento de 105% face a 2019.

Apesar do aumento significativo de turistas portugueses, as expectativas para 2024 estão elevadas. Para tal a Lufthansa anunciou um acréscimo de 46 voos por semana para território português.

O Campeonato Europeu de Futebol inicia no próximo mês de junho, na Alemanha, e é expectável que seja um excelente chamariz para os turistas portugueses e não só.

O turismo desportivo é como uma tendência em ascensão, principalmente quando os Jogos Olímpicos de Paris e o Euro 2024 estão mesmo aí à porta.

Alemanha: o que pode descobrir

É essencial não descurar o que as maravilhosas cidades alemãs têm para lhe oferecer para além do panorama desportivo.

Por isso fique a conhecer algumas cidades onde o Euro 2024 estará presente e como pode aproveitar ao máximo o seu tempo em terras alemãs.

1

Leipzig

Situada a leste da Alemanhã, Leipzig é uma cidade independente do estado da Saxónia.

A aprazível cidade de Leipzig é conhecida pelas suas feiras, universidade e ainda a conexão singular com a música.

Fundada no século XII, a cidade foi o berço do célebre compositor Johann Sebastian Bach possuindo, atualmente, um museu em sua homenagem, o Bach Museum.

Seguido pelas melodias clássicas, uma visita à Ópera de Leipzig e explorar a Rota da Música são atividades imperativas.

Tente ainda assistir a um concerto da Orquestra Gewandhaus que, durante os dias 22 e 23 de junho, fará concertos gratuitos no magnífico Parque Rosental, outro local de visita obrigatória

Outras opções a considerar para o seu roteiro são Spinnerei, a antiga fábrica de algodão, a Igreja de São Nicolau e o airoso Castelo Medieval de Kriebstein que se anúncia sobre o rio Zschopau.

A uma hora de Leipzig encontrará a cidade de Dessau, onde terá a oportunidade de visitar o Reino dos Jardins de Dessau-Wörlitz e diversos edifícios Bauhaus, a mais importante escola de design e arquitetura do século XX.

2

Dortmund

Uma cidade encantadora no noroeste da Alemanha que transcende o cenário futebolístico.

No passado era reconhecida sobretudo pelas indústrias do carvão, aço e cerveja. Contempla também no seu coração as maravilhas culturais de Ruhr, antiga região industrial e mineira.

Dortmund evolui com os tempos e, nos dias de hoje, pode encontrar uma cidade que alberga verdadeiros centros tecnológicos em aliança com um panorama cultural vibrante. Sem esquecer também o famoso património desportivo.

A cidade vanguardista dá palco à natureza. Por isso não deixe de visitar o Parque Natural Sauerland Rothaargebirge, uma das regiões mais atrativas para caminhadas na Alemanha.

Se tiver um tempo extra, não deixe de visitar a cidade de Wuppertal, onde a arquitetura reina. Além disso pode aproveitar os belos parques e a animação diurna e noturna.

A título de curiosidade, Wuppertal foi pioneira na inauguração do monocarril suspenso, em 1901. Uma tendência que mais tarde viajaria para outras grandes cidades.

parlamento em Budapeste
Veja também Budapeste: viagem à cidade que o Danúbio uniu
3

Gelsenkirchen

Procura uma cidade multifacetada e dinâmica? Gelsenkirchen é a escolha dia para os dias de verão que se avizinham.

Integrada na área norte de Ruhr, Gelsenkirchen seguiu a mesma trajetória industrial e mineira.

Contudo para os que a visitam apenas restam os vestígios dessa jornada. A cidade foi submetida a uma transformação, dando lugar a espaços culturais e parques naturais como o de Nordsternpark.

Dentro de inúmeras maravilhas a visitar destaca-se o Gasómetro de Oberhausen, um reservatório de gás com 117 metros de altura que atualmente é uma sala de exposições e um local de espetáculos.

Também vale a pena visitar o Complexo Industrial da Mina de Carvão Zollverein, em Essen, que agrega diversos museus, exposições, espaços verdes e ainda uma piscina exterior. Um lugar surpreendente que merece o seu tempo durante a visita.

Para um roteiro ainda mais rico, não deixe de visitar a cidade de Münster e o incrível  Castelo de Nordkirchen.

4

Düsseldorf

Localizada às margens do majestoso rio Reno, a cidade de Düsseldorf é uma fascinante combinação de culturas, negócios e beleza natural.

Com uma personalidade cosmopolita e um charme inigualável, esta cidade alemã encanta muitos turistas pelos seus festivais de cerveja, paixão vibrante pela arte e gastronomia local.

Aproveite para visitar a torre Rheinturm com vista para o rio Reno, a Altstadt ou centro histórico da região e ainda Schloss Benrath, um palácio com um espelho de água inesquecível.

Nos anos 50, Düsseldorf acolheu bastantes imigrantes japoneses após o término da Segunda Guerra Mundial.

Immermannstrasse apresenta a cultura japonesa em terras alemãs com os vários restaurantes típicos, hóteis e comércio. Ademais o EKO-Haus é um importante centro cultural em homenagem à cultura japonesa, que vale a pena a sua visita.

Se estas opções parecem pouco para o seu roteiro, considere visitar o mercado municipal a céu aberto, Carlplatz, o Palácio Schloss Jägerhof e as Ruínas de Kaiserswerth.

Com a multiplicidade de opções, certamente aproveitará muito bem o seu tempo. Caso saiba a pouco pode sempre voltar para explorar ainda mais.

Seja para turismo desportivo ou unicamente uma viagem para relaxar e conhecer novos horizontes, estas cidades oferecem uma experiência única e inesquecível. Onde cada momento é uma oportunidade para criar memórias duradouras.

Veja também