Share the post "Alfa Romeo Spider: o cabriolet que ainda faz virar cabeças"
O ano de 1966 ficou marcado pela apresentação ao Mundo, no Salão de Genebra, do Alfa Romeo Spider, um descapotável que viria definitivamente a tornar-se um dos maiores exemplos de elegância automóvel e um marco na história da marca italiana.
O Spider, como também é conhecido, desenhado por Aldo Brovarone e Battista Pininfarina, faz parte de um capítulo onde também se encontram o Giulia Sprint GT Veloce (evolução do Giulia Sprint GT, de 1993), apresentado no mesmo salão automóvel.
Do estúdio de design italiano Pininfarina saíram (e ainda saem) alguns dos mais excecionais automóveis que marcaram (e marcam) a evolução de um sector que se reinventa todos os dias.
O Alfa Romeo Spider, talvez pela simplicidade, talvez pela elegância, talvez pelas proporções q.b., talvez pelas motorizações, rapidamente conquistou uma legião de fãs e tornou-se num dos mais longevos modelos da Alfa Romeo, com 110.128 unidades fabricadas entre os anos de 1970 e 1993. Esteve em produção entre 1966 e 1994 e contou quatro séries (gerações).
Alfa Romeo Spider: estilo dentro de vários estilos
O estilo do Alfa Romeo Spider foi em si uma novidade, pois nele o autor do desenho cruza o seu estilo com uma profusão de outros estilos e conceitos pensados e trabalhados no estúdio Pininfarina.
Disso são exemplo, igualmente, outros trabalhos realizados para a marca italiana como o Superflow, o Spider Super Sport ou o Giulietta SS Spider Aerodinamica.
No entanto, o que contou, ou ainda conta, atualmente para que o Alfa Romeo Spider continue a espalhar charme, é o seu estilo roadster de dois lugares, motor dianteiro e tração traseira.
Em produção por quase três décadas, o modelo conheceu quatro séries (gerações), sendo que três séries foram montadas pela Pininfarina, em Grugliasco. A quarta série foi montada em San Giorgio Canavese.
De salientar que o último Spider da última série foi fabricado em abril de 1993. O último Alfa Romeo com tração traseira antes do Alfa Romeo 8C Competizione de 2007. Conhecem-se ainda duas séries denominadas Spider, como veremos adiante.
Para manter o interesse neste ícone da marca italiana, a história conta-nos que a FCA Italia e a Mazda, em 2012, pensaram desenvolver, em parceria, um novo Spider para debutar em 2015.
O modelo seria baseado na plataforma do também bem sucedido Mazda MX-5. No entanto, o projeto não seria concretizado. Em opção foi decidido fabricar uma moderna interpretação do Fiat 124 Sport Spider.
Alfa Romeo Spider: as séries (gerações)
- 1966-1969 – A primeira série (geração) do Alfa Romeo Spider ficou conhecida como “Duetto”. Caraterizava-se por apresentar design distintivo e elegante, com linhas suaves e arredondadas. O “Duetto” angariou significativa popularidade após aparição no filme “The Graduate” (“A Primeira Noite de um Homem”) em 1967, o que ajudou a consolidar a reputação como um automóvel desportivo.
- 1970-1982 – Em 1970, a Alfa Romeo introduziu a segunda série do Spider, que ficou conhecida como “Spider 1750” ou “Spider Veloce”. Caraterizava-se por apresentar algumas mudanças de design, incluindo seção frontal mais longa e uma grelha redesenhada. Neste período foram várias as atualizações e melhorias, incluindo a introdução de motores mais potentes e recursos melhorados.
- 1983-1989 – A terceira série do icónico Alfa Romeo Spider foi lançada em 1983 e produzida até 1989, ficando conhecida, nos Estados Unidos da América como “Spider Graduate”. Apresentava uma estética mais quadrada, refletindo as tendências de design da época. Durante este período, o Spider foi vendido principalmente, nos Estados Unidos da América, onde ganhou popularidade como automóvel desportivo acessível.
- 1990-1993 – Em 1990, a Alfa Romeo lançou a quarta série do Spider, também conhecida como “Spider Serie 4”. Esta versão reintroduziu as linhas suaves e arredondadas do design original do “Duetto”, mas numa interpretação mais moderna. O Spider Serie 4 foi produzido até 1993, ano em que a marca italiana suspendeu temporariamente a produção.
Em 1994 e 2006 a Alfa Romeo produziu ainda duas gerações do icónico modelo. Estas surgiram, com um interregno de cerca de cinco anos após o final da referida quarta série (geração):
- 1994-2005 – Spider (Tipo 916) – Após uma pausa de cinco anos, a Alfa Romeo relançou o Spider. Tratou-se do que se pode apelidar de quinta geração, que ficou conhecida como “Spider 916”. Esta partilhava a plataforma com o Alfa Romeo GTV. O design era mais angular e agressivo. O modelo foi bem recebido pelos entusiastas da marca e permaneceu em produção até 2005.
- 2006-2010 – Spider (Tipo 939) – A última encarnação do Alfa Romeo Spider foi lançada em 2006, baseada no Alfa Romeo Brera. A linguagem de estilo passava por um design elegante e contemporâneo, combinado com uma experiência de condução emocionante. Uma das principais características do Spider 2006-2010 é ser um descapotável, de dois lugares, equipado com capota rígida retrátil.
Lamentavelmente, a Alfa Romeo decidiu interromper a produção do Spider em 2010 devido a questões financeiras e às baixas vendas. Nunca mais houve uma nova geração do Alfa Romeo Spider, mas o seu legado continua bem vivo, como um dos carros desportivos mais emblemáticos e, por que não dizê-lo, desejados da Alfa Romeo.
Principais características de design
O Alfa Romeo Spider marcou uma época e impulsionou a carreira dos roadsters descapotáveis de dois lugares. Vejamos algumas das principais caraterísticas do modelo italiano:
- Linhas elegantes e curvas suaves: o Alfa Romeo Spider tem um design que se destaca pela aparência elegante e curvas suaves que se espraiam por toda a sua carroceria;
- Grelha frontal: a seção frontal apresenta uma grelha exclusiva com o logótipo da Alfa Romeo, dando um toque sofisticado e refinado;
- Capota conversível: a capota conversível é uma das principais caraterísticas do design do Alfa Romeo Spider. É retrátil e permite que condutor e passageiro possam desfrutar do automóvel com os cabelos ao vento;
- Cores fortes: o Alfa Romeo Spider foi produzido numa variedade de cores vibrantes e distintas, como vermelho, amarelo, azul e verde.
- Jantes desportivas: as rodas desportivas de liga leve contribuem para dar o toque de agressividade e desportividade ao carro;
- Faróis redondos: o modelo conta com faróis redondos que complementam a aparência elegante. Estes são cobertos por uma carenagem translúcida que denota a preocupação com a aerodinâmica;
- Habitáculo espaçoso: o habitáculo do Alfa Romeo Spider é espaçoso q.b. e acomoda com conforto dois passageiros;
- Painel de instrumentos elegante: o painel de instrumentos apresenta um design elegante, o que resulta num aspeto moderno e sofisticado.
- Apontamentos em cromado: O Alfa Romeo Spider possui detalhes em cromado, um por toda a carroçaria, a sublinhar a sofisticação e elegância.
Algumas das motorizações do Spider
No período de 1966 a 1993 o Alfa Romeo Spider recebeu diversas motorizações. Desde o económico motor 1.3L (1.290 cc) ao refinado bloco 3.0L V6 (2.959 cc), o modelo estava disponível com motores para todos os gostos.
Neste período temporal foram também disponibilizados blocos 1.6L (1570 cc); 1.8L (1.779 c); dois 2.0L com 1.962 cc e 1.995 cc, respetivamente e um 2.0L turbo (1.996 cc). Nos V6 são ainda conhecidos os motores 2.0L V6 (1.996 cc) e 2.4 V6 (2.393 cc).
Entre os anos 1995 e 2005 o modelo foi comercializado com cinco motores distintos: 1.8L (1.747 cc); 2.0L (1.970 cc); 2.0L turbo (1.970 cc); 2.0L V6 (1.970 cc) e 3.0L V6 (2.959 cc).
A fechar o ciclo entre 2006 e 2010 só dois blocos estiveram presentes no modelo italiano: um 2.2L (2198 cc) e o mais pujante e refinado 3.2L V6 (3195 cc).
Os modelos mais icónicos da marca italiana
A Alfa Romeo é conhecida por produzir carros desportivos, elegantes e com condução apaixonante. A juntar ao icónico Spider, encontramos um conjunto de outras belas máquinas que conquistaram fãs por todo o mundo:
- Alfa Romeo Giulietta (1954-1965) – Um carro compacto e elegante com carroçaria coupé ou cabriolet, apresentava linhas suaves e motor de alto desempenho.
- Alfa Romeo 33 Stradale (1967-1969) – Considerado um dos carros mais bonitos já produzidos, o 33 Stradale era um coupé desportivo e teve produção limitada. Possuía carroceria de alumínio, motor V8 de 2,0 litros e velocidade máxima impressionante.
- Alfa Romeo Montreal (1970-1977) – Um grand tourer cheio de estilo com design futurista. O Montreal recebeu motor V8, carroçaria de duas portas e grelha dianteira distintiva.
- Alfa Romeo GTV6 (1980-1987) – Mais um coupé desportivo com tração traseira e um motor V6 de alta performance. O GTV6 tinha uma excelente dinâmica de condução e uma estética muito agressiva.
- Alfa Romeo 156 (1997-2007) – Uma berlina de tamanho médio que se destacava pelo design elegante e desportivo. Possuía interior luxuoso e uma gama de motores potentes.
- Alfa Romeo 8C Competizione (2007-2010) – Um supercarro de produção limitada, o 8C Competizione tem carroçaria de fibra de carbono, motor V8 de 4,7 litros e uma aparência impressionante. É considerado um dos modelos mais exclusivos da marca italiana.
- Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio (2016 – presente) – Um sedã desportivo de alta performance equipado com motor V6 biturbo de 2,9 litros, produz mais de 500 cavalos de potência. Possui um design elegante e é conhecido pela excecional dinâmica de condução.
- Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio (2017 – presente) – SUV de alto desempenho. O Stelvio Quadrifoglio oferece um motor V6 biturbo de 2,9 litro, semelhante ao do Giulia Quadrifoglio. Combina estilo italiano e capacidade desportiva. É um dos SUV mais rápidos do mercado.
Estes são alguns dos modelos icónicos que a Alfa Romeo produziu ao longo dos anos. Cada um deles tem as suas próprias características distintivas, mas todos partilham a paixão e o estilo italiano que definem a marca, e de que o Alfa Romeo Spider é um autêntico exemplo.