A Alfa Romeo demorou mas chegou na altura certa com uma proposta completa no que diz respeito a motorizações. Aposta decisivamente na hibridização, no conforto e exclusividade. Falamos do Tonale, o novo SUV italiano a que não falta motorização híbrida “plug-in” com 280 cv e tração às quatro rodas.
É o primeiro automóvel, de um fabricante, a receber certificado digital NFT. Trata-se de tecnologia que se baseia no conceito de “cartão blockchain”, um registo confidencial e não modificável das principais fases do ciclo de vida de um veículo individual.
Com este certificado a Alfa Romeo mantém intocável o ADN dos seus automóveis.
Uma mais valia quer no momento de aquisição, quer na altura de troca, ao guardar toda a informação/histórico da utilização do automóvel.
SUV Tonale: tipicamente Alfa Romeo
O Alfa Romeo Tonale apresenta-se como um Stelvio mais pequeno. O SUV compacto mede 4,53 metros, 1,84 metros de largura e 1,60 metros de altura e posiciona-se no segmento C, onde a concorrência é aguerrida.
Audi Q3, BMW X1 e BMW X3, Mercedes GLA e GLC, Volvo XC40 e Cupra Formentor são apenas alguns dos modelos com que o Tonale tem de lidar.
Não será, por ventura fácil, mas a proposta Alfa Romeo tem uma palavra a dizer neste conturbado segmento que todos os dias cresce em vendas e chegada de novas propostas.
O Tonale é o que se pode dizer um SUV tipicamente Alfa Romeo. E argumentos não faltam. Vejamos.
A secção frontal é dominada pelo grande scudetto (ao centro) ladeado pelos triplos faróis (três à direita e três à esquerda) e amplas entradas de ar no para-choques.
Já na seção traseira uma barra luminosa a toda a largura da porta da bagageira é a assinatura distintiva do Tonale. Ao centro, de novo o símbolo da marca italiana a “quebrar” a linearidade luminescente.
As linhas exteriores são musculadas passando uma mensagem de robustez, enquanto a linha descendente do tejadilho em direção à traseira acentua o temperamento do Tonale, aproximando-o da linha coupé, tão característica da marca italiana.
Habitáculo: tecnologia, conforto e espaço
As características exteriores do Tonale prolongam-se no habitáculo de linhas modernas e tecnologicamente avançado.
Espaço para até 5 passageiros viajarem com o máximo conforto num SUV dinâmico, com acentuado cunho desportivo, sublinhado pelos apontamentos em alumínio e pelos revestimentos em pele e Alcântara.
O painel de instrumentos é constituído por ecrã de 12,3 polegadas, enquanto que no topo da consola central está o ecrã multimédia de 10,25 polegadas com apresentação similar ao de um smartphone. Intuitivo na utilização, o sistema admite conectividade 4G e atualizações via remota.
O SUV recebe o mais moderno conjunto de sistemas de segurança ativa e passiva de apoio ao condutor. Neste capítulo destaca-se por disponibilizar condução semi-autónoma de nível 2.
Motorizações para todos os gostos
Para o Tonale, a Alfa Romeo desenhou uma completa gama de motorizações, não enjeitando até a disponibilidade de motor diesel.
Numa altura em que a eletrificação ganha cada vez mais força (o elétrico da Alfa Romeo está anunciado para 2024), a marca italiana apostou num conjunto de ofertas híbridas, com a mais potente, e assumidamente mais desportiva, a ser a motorização PHEV que equipa o Tonale Plug-in Hybrid Q4.
Trata-se de um motor 1.3 Turbo associado a motor elétrico que debita 136 cv e bateria com capacidade de 15,5 kWh, que garante autonomia em modo EV de 69 km (ciclo combinado). A potência combinada é de 280 cv, com o sprint 0-100 km/h a ser cumprido em 6,2 segundos.
As restantes motorizações são:
- Mild Hybrid Gasolina – 1.5 HYBRID 130 TCT – com 130 cv e 240 Nm, caixa automática de dupla embraiagem de 7 relações. Tração frontal;
- Mild Hybrid Gasolina – 1.5 HYBRID 160 TCT – com 160 cv e 240 Nm, caixa automática de dupla embraiagem de 7 relações. Tração frontal;
- Gasóleo – 1.6 litro de 130 cv, caixa automática de dupla embraiagem de 6 relações. Tração frontal.
Alfa Romeo Tonale: seis versões plenas de adrenalina
Com caraterísticas desportivas, mas também de conforto e qualidade intrínsecas à marca italiana, o SUV Tonale está disponível em seis versões: Super, Sprint, TI, Veloce e Edizione Speciale, com preços balizados entre os 38.300 euros da versão de entrada e os 47.800 da versão Veloce.
A Edizione Speciale, com dotação de equipamento muito completa, está disponível a partir dos 39.145 euros. (Os preços indicados não incluem IUC e despesas de transporte e legalização).
Uma palete de cor com seis tons diferentes está disponível para abrilhantar a estética do Tonale. São elas o Azul Misano, Branco Alfa, Cinzento Vesúvio, Preto Solid, Verde Montreal e Vermelho Alfa. Estas podem ser combinadas com 3 diferentes jantes em liga leve de 20 polegadas em Cinzento Graphite.
O modelo que marca a entrada da Alfa Romeo no mundo dos automóveis eletrificados apresenta um conjunto de soluções que têm como objetivo sublimar o seu ADN e, ao mesmo tempo, proporcionar ao utilizador “uma autêntica experiência híbrida em nome do desempenho de topo e da elevada eficiência”.
Deste modo o Alfa Romeo Tonale carateriza-se por:
- Arranque silencioso, com ligação do veículo a fazer-se somente com utilização do motor elétrico;
- Recuperação de energia, graças à travagem regenerativa e ao ecoasting. O Tonale Hybrid é capaz de recarregar em movimento, eliminando a utilização de um cabo de carregamento;
- E-Boosting. Aumenta a rotação das rodas através do motor elétrico que funciona ao mesmo tempo que o motor de combustão. A rotação adicionada pelo motor elétrico, durante a condução ou travagem, pode ser calibrada para ajudar a otimizar a eficiência do motor de combustão; – Transmissão elétrica – permite condução a baixa velocidade com o motor de combustão desligado. Utilização apenas do motor elétrico.
Motor Híbrido VGT 160 cv e do Híbrido Plug-in 280 cv
A Alfa Romeo, marca associada a mecânicas de eleição e a feitos desportivos, para manter o ADN que se lhe conhece repensou o funcionamento dos motores híbridos. Só assim garantiu que potência, desempenho, eficiência dinâmica e prazer de condução estariam presentes no Tonale.
Deste modo uma das novidades assenta no motor VGT Híbrido de 160 cv (Turbo de geometria variável), com tração às rodas dianteiras e nova tecnologia híbrida.
Segundo a marca italiana o turbocompressor de geometria variável, acoplado à transmissão de dupla embraiagem TCT de 7 velocidades e ao motor elétrico de 48 volts 15 kW, 55 Nm “P2”, “torna possível que o motor a gasolina de 1,5 litros impulsione as rodas mesmo quando o motor a combustão interna é desligado”.
Este tipo de transmissão “permite arrancar e viajar em modo elétrico a baixas velocidades, em estacionamento e cruzeiro, garantindo o desempenho típico de um motor a gasolina mas com consumo” baixo, equiparável ao de um bloco a diesel.
Outra das vantagens para o utilizador é o fornecimento de potência de forma linear e uma aceleração brilhante elevando o prazer de condução do SUV.
Versão mais potente
Por outro lado, o Híbrido Plug-in Q4 de 280 cv é a versão mais potente em termos de desempenho e nível de eletrificação.
O sistema híbrido junta um motor a gasolina MultiAir turbo de 1.3 litros (tração às rodas dianteiras), com um motor elétrico (tração às rodas traseiras). O sistema está apoiado numa bateria de 15,5 kWh e fornece uma potência combinada de 280 cv.
O Alfa Romeo Tonale Híbrido Plug-in está equipado ainda com o sistema Q4 AWD para superior controlo e prazer de condução, ao mesmo tempo que é um SUV mais eficiente da sua classe, com um alcance em modo elétrico de 82 km (ciclo urbano) e de 69 km (ciclo combinado).
Uma carga completa da bateria demora 2,5 horas, com carregador rápido de 7.4 kW.
Nota final para destacar os mais de 600 km de autonomia total que a Alfa Romeo anuncia para o SUV Tonale, numa altura em que divulgou ainda que será “a marca mais rápida na transição de automóveis zero eletrificados (…), para toda uma gama com emissões zero, 2027”.