Vai passar uns dias ao sul com família? Saiba que há praias a não perder no Algarve, com areais magníficos e que lhe vão proporcionar momentos de descontração e descanso absolutamente únicos.
Umas mais conhecidas do que outras, a verdade é que todas elas constituem pedaços de um litoral onde facilmente se encontra um areal pronto a receber quem se quer divertir ou apenas relaxar.
Aliás, estas praias espetaculares começam bem antes, ao longo da costa vicentina, com praias como Porto Côvo ou Vila Nova de Milfontes. Mas decidimos começar ali, na fronteira entre o Alentejo e o Algarve.
Por isso, trazemos-lhe uma seleção das melhores das praias a não perde no Algarve, entre Odeceixe e Lagos. Anote cada uma delas, faça por visitá-las a todas e usufrua ao máximo das belexas naturais destas 7 magníficas.
Praias a não perder no Algarve entre Odeceixe e Lagos
Praia Dona Ana
Antes de chegar ao areal, usufrua do pequeno miradouro de onde é possível observar a linha costeira, as formações rochosas, as gaivotas e as garças. O recorte da arriba desenha um areal cheio de cantos e recantos.
Agora, dê um mergulho no mar e descubra algas, anémonas, estrelas-do-mar, ouriços, camarões ou cardumes. Tudo isto e muito mais fazem desta numa daquelas praias a não perder no Algarve e que já foi mesmo considerada uma das melhores do mundo.
Praia da Arrifana
Esta fica numa zona de grande importância ecológica e beleza natural em Aljezur. O seu areal tem mais de 500 metros de extensão. As suas arribas tornam-na numa pequena baía, protegida do vento e da rebentação das ondas.
No topo sul, há uma rocha vertical escura e grande, designada “Pedra da Agulha”, um verdadeiro ícone da costa sudoeste. Nas arribas, existem espécies de flora com estatuto de ameaça vulnerável, além de ser a zona de nidificação para diversas espécies, como a Cegonha-branca.
A partir da Fortaleza da Arrifana, há vistas incríveis sobre a Costa Vicentina e, na Ponta da Atalaia, permanecem vestígios do maior Ribat muçulmano da Península Ibérica.
Este mar é excelente para a prática de desportos náuticos, como mergulho, surf ou bodyboard. Nas proximidades, não faltam restaurantes e cafés, onde pode apreciar o melhor peixe e marisco locais.
Praia de Odeceixe
Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, Odeceixe é um clássico e uma daquelas praias a não perder no Algarve por nada deste mundo.
Localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo. Tem por isso banhos de mar e de rio.
Meia Praia
Esta praia de Lagos tem um areal extenso (5 quilómetros) que vai da Marina à ria de Alvor, sendo uma parte deste areal designada Praia de São Roque.
Outras vantagens desta praia é a de possuir acessibilidades e apoios para cidadãos com mobilidade reduzida e infraestruturas de apoio, como aluguer de equipamentos para desportos náuticos e uma escola de windsurf.
Ficou imortalizada pela voz de Zeca Afonso, com a música “Índios da Meia Praia”.
Praia de Salema
Entre Sagres e Lagos, fica esta praia, ainda ligada à faina, muito visitada, repleta de bares e restaurante e com um mar de águas límpidas. Neste areal é, ainda, possível observar as pegadas deixadas pelos dinossauros nas duas lajes aí existentes.
Praia da Luz
A Praia da Luz fica na vila da Luz, a 7 quilómetros de Lagos. Trata-se de uma aldeia piscatória, com vários complexos turísticos. O areal divide-se em duas partes: uma com areia fina e branca, tipicamente algarvia, e outra com rochas. A praia possui Bandeira Azul e a sua água é limpa e transparente.
Praia de Alvor
Com um areal amplo e várias infraestruturas de apoio, como equipamentos para a prática de vela, esqui aquático ou windsurf, esta praia tem origem num porto bem importante da região. O centro histórico da vila é belíssimo e possui um interessante portal da Igreja Matriz, em estilo manuelino.
A ria de Alvor também merece uma visita, pois aí encontra uma zona de lagunas de importância internacional e ponto de passagem de diversas aves aquáticas, quando se deslocam nas suas rotas migratórias entre o Norte e o Sul.