Share the post "Alimentos alcalinos: quais são e que benefícios nos trazem"
Os alimentos alcalinos são conhecidos como sendo menos agressivos para o corpo humano e grandes aliados na perda de peso. A dieta alcalina, em alta desde a década de 70, prioriza as refeições balanceadas e compostas por alimentos saudáveis.
Conheça os alimentos alcalinos e os seus benefícios
O que são?
Para compreender o que são os alimentos alcalinos é preciso primeiro recordar como funciona o ph e a sua classificação. O ph é a escala que mede o grau de acidez de uma determinada solução. A escala contém valores de 0 a 14, onde 0 representa a acidez máxima, 14 representa a alcalinidade máxima e o 7 é considerado o valor neutro. Os alimentos alcalinos possuem valores de ph entre 7 e 14.
A relação entre os alimentos e o ph do corpo é um assunto estudado há décadas e inicialmente analisado através dos testes realizados na urina, com a intenção de tratar infeções e problemas do trato urinário. Entretanto, ainda não existe nenhum estudo definitivo que tenha comprovado o facto de que uma alimentação alcalina altere o ph interno do corpo. Apesar disso, a verdade é que os alimentos alcalinos podem só fazer bem para o nosso organismo.
A dieta composta por alimentos alcalinos é considerada por muitos nutricionistas como a melhor aliada de uma alimentação saudável, focada na manutenção da baixa gordura corporal. Não é por acaso que muitas celebridades, como Victoria Beckham e o cantor Robbie Williams, são adeptas do controlo do ph sanguíneo através da alimentação.
Manter uma alimentação alcalina é, basicamente, manter uma alimentação vegetariana, já que carnes, lácteos, ovos e alguns cereais possuem ph ácido. O segredo é fazer com que, no mínimo, 60% da refeição seja constituída por alimentos alcalinos.
É importante lembrar que muitos alimentos ácidos, como a lima e o limão, por exemplo, ao entrarem em contato com o interior do organismo humano, sofrem oxidação e passam a comportar-se como um alimento alcalino.
Benefícios
Os alimentos alcalinos são considerados menos agressivos para o organismo por serem mais naturais, repletos de fibras e vitaminas. Ricos em antioxidantes e fitoquímicos, são utilizados como forma de prevenção para doenças como cancro e o envelhecimento precoce. Contudo, é importante lembrar que uma dieta baseada em alimentos alcalinos não tem o poder de tratar enfermidades e tão pouco funciona como medicamento eficaz, apenas contribui para o funcionamento regular e saudável do organismo.
O consumo de uma dieta alcalina ajuda a equilibrar a acidez no corpo e indiretamente contribui para o controlo do peso, pois aumenta a ingestão de alimentos básicos como folhas verde-escuras, leguminosas e temperos naturais, e diminui o consumo de alimentos calóricos. As fibras presentes nos vegetais ajudam também a dar energia e a regular o funcionamento dos intestinos. Se procura incentivo e não sabe por onde começar, preparámos uma lista inspiradora com alguns alimentos.
Lista de alimentos alcalinos de A à Z
- Abacate
- Acelga
- Aipo
- Alcachofra
- Alface
- Alho
- Amêndoas
- Amora
- Ananás
- Banana
- Beterraba
- Brócolos
- Brotos
- Caril
- Canela
- Cebola
- Cenoura
- Coco
- Couves
- Dente de Leão
- Ervilhas
- Espinafre
- Favas
- Feijões
- Figos
- Gengibre
- Laranja
- Lentilhas
- Limão
- Mamão
- Melancia
- Melão
- Mostarda (grãos)
- Nozes
- Pepino
- Pera
- Pêssego
- Pimentos
- Quinoa
- Rúcula
- Ruibarbo
- Salsa
- Sementes (de girassol, de abóbora, de sésamo, por exemplo)
- Toranja
- Uva
Veja também