Ingerir alimentos bons para o pâncreas pode ajudar a evitar problemas de saúde mais sérios, como pancreatite, tumores e cancro; ou menos graves, como os incómodos digestivos que podem dificultar a assimilação de nutrientes e causar desnutrição ou outras deficiências.
O pâncreas é um órgão responsável por equilibrar o metabolismo e por produzir hormonas importantes para a saúde, produzindo a insulina e o glucagon responsáveis pela ação endócrina. Além disso, ele produz sucos digestivos e enzimas que ajudam no processo digestivo.
Além de consumir os seguintes alimentos, há outros fatores que deve evitar, para prevenir problemas, tais como stress, tabaco e uma alimentação pouco cuidado, rica em gorduras ou açúcares.
Alimentos bons para o pâncreas para comer diariamente
Cereais integrais
Os cereais têm vitaminas, minerais e proteínas que contribuem para o processo metabólico e ainda ajudam a controlar os picos de açúcar e a equilibrar a produção de insulina. Tudo isto ajuda a preservar o pâncreas e a evitar problemas.
Mirtilos, cerejas e uvas pretas
Os alimentos ricos em antocianinas e resveratrol evitam a oxidação das células. São, assim, alimentos bons para o pâncreas, que contribuem para o seu bom funcionamento, podendo até curar lesões pancreáticas e hepáticas.
O resveratrol é mesmo capaz de proteger o pâncreas e as suas células.
Iogurte, kefir e probióticos
Os probióticos são, no geral, úteis para manter o sistema imunológico e digestivo saudáveis e a funcionar bem. Tal preserva o pâncreas, evitando a sua sobrecarga.
Água
Beber água diariamente (sem aditivos e sem ser substituída por chás ou sumos) é essencial para manter os níveis de hidratação e depurar o organismo. Assim, evitam-se situações de desidratação que sobrecarregam o pâncreas.
Aipo, alho e cebola
Estes são alimentos bons para o pâncreas porque têm uma ação antitumoral e depurativa. O aipo possui apigenina que ajuda no combate ao cancro do pâncreas. Já a cebola tem ação alcalinizante e o alho antibiótica.
Alcachofras e orégãos
A alcachofra e os orégãos são ricos em apigenina e luteína que têm ação antioxidante e ajudam a combater o cancro pancreático.
Canela
A canela ajuda a diminuir a glicose no sangue e os níveis de hemoglobina glicosada. Além disso, reduz a quantidade de lipídios (triglicerídeos e colesterol LDL) facilitando o funcionamento do pâncreas.
Proteínas vegetais
As leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha), o tofu e o tempeh têm um baixo teor de gorduras saturadas, pelo que não sobrecarregam o pâncreas como as proteínas animais.
Vegetais crucíferos
Entre os alimentos bons para o pâncreas encontramos, também, as couves, os repolhos, os brócolos e os nabos.
São ricos em nutrientes e protetores da atividade pancreática, sendo ainda capazes de recuperar o pâncreas em caso de cancro.
Vegetais de cores laranja e amarela
Legumes como cenoura, batata-doce e abóboras são indicados para o pâncreas para os tratamentos de pancreatite.
Fruta
Rica em vitaminas, fibras e vitaminas C e E, a fruta é, no geral, um bom alimento para o pâncreas. A maçã, a uva, o melão e a melancia estão na lista das que deve privilegiar. Já a manga e a banana devem ser consumidas com moderação.
Sumos naturais
Há sumos naturais que são ótimos para desintoxicar o fígado. Misture frutos vermelhos, uvas, limão, laranja, abacaxi, mamão e kiwi e beba esse preparado em jejum. Ele irá ajudar a libertar-se das toxinas e resíduos acumulados que sobrecarregam o pâncreas.
Artigo originalmente publicado em Agosto de 2021. Atualizado em Setembro de 2022.