Não fazem parte do grupo dos chamados super-alimentos, mas nem por isso são menos importantes. Neste artigo vamos falar sobre alimentos que têm em comum o facto de ajudarem a melhorar o nosso humor e disposição.
4 alimentos que ajudam a mudar o nosso humor
1. Marisco
O marisco é dos alimentos de origem animal mais ricos em vitamina B12, ajudando a melhorar a nossa disposição e foco e contribuindo para o bom funcionamento do cérebro.
Por exemplo, em cada 100 gramas de berbigão estão presentes 74 microgramas desta vitamina; por sua vez em 100 gramas de amêijoas estão 67 microgramas de Vitamina B12; 19 microgramas no caso do mexilhão e 14 no caso das ostras.
2. Melancia
A melancia contém citrulina, um aminoácido que ajuda a aumentar a circulação do sangue. Quanto melhor for a circulação do sangue para o nosso cérebro, melhor vão funcionar os neurónios, permitindo-nos pensar de forma mais clara. Desta forma, conseguimos, por exemplo, executar de forma mais eficaz determinadas tarefas e colocar os problemas em perspetiva.
Para além disso, esta fruta é rica em água e a hidratação é também fundamental para nos sentirmos bem dispostos. A melancia é ainda uma fonte importante de licopeno, um antioxidante que reduz a inflamação e que tem um papel fulcral nas perturbações de humor.
3. Sementes de abóbora
As sementes de abóbora são ricas em zinco e magnésio e podem ser facilmente integradas numa sopa, num iogurte, num estufado, numa salada, entre outros pratos. O magnésio ajuda o nosso corpo a combater o stress e a tensão, enquanto o zinco estimula a circulação sanguínea e é conhecido também por ajudar a diminuir os sintomas de Tensão Pré-Menstrual.
Cada 28 gramas de sementes de abóbora tem 37% da dose diária de magnésio e 14% da dose diária recomendada de zinco.
4. Espinafres
Os espinafres são ricos em ácido fólico e vitamina B. Tanto um como outro vão atuar sob o sistema nervoso e contribuir para o combate ao stress e na formação de serotonina, responsável pelo bem-estar e boa disposição.
Estas folhas verdes também são boas fontes de folato, uma vitamina muito importante no funcionamento do cérebro. Para além disso, é rico em ferro e em vitamina C (que ajuda na absorção do ferro), ajudando a manter os níveis de energia em alta.
Bebida extra: Chá
O chá é uma bebida com uma série de vantagens para a saúde. Uma das substâncias presentes em muitos tipos de chá, a cafeína, é especialmente importante e responsável por nos fazer “arrebitar”. Por exemplo, o consumo 68 mg de cafeína por dia está associado a um risco reduzido de depressão.
O que faz a cafeína? Esta substância vai potenciar a produção de neurotransmissores cuja libertação nos faz sentir mais felizes, neste caso a dopamina e a serotonina.
Beber café e chá pode ajudar a ter um melhor funcionamento cognitivo, a aumentar a atenção, a melhorar a memória e elevar o nosso humor a curto prazo.
Alguns exemplos de chás com cafeína são o chá preto e o chá verde.
Veja também: