Os alimentos mais saudáveis do supermercado são aqueles que nós devemos preferir na hora de ir às compras, para que possamos ter a despensa recheada de boas opções para a nossa alimentação. Antes de descobrir a nossa lista, atente na dica: evite ter muitos doces ou alimentos extremamente processados em casa e vai ver que facilita a tarefa de ter uma dieta mais equilibrada e saudável.
Vamos espreitar as opções mais saudáveis que deve incluir na lista de compras? Tome nota.
Alimentos saudáveis: planeie a sua visita ao supermercado
Antes de mais, é fundamental que saiba o que escolher no supermercado para poder ter todos os ingredientes importantes e preparar as suas refeições em casa da melhor forma. Uma regra fundamental é evitar os alimentos muito processados e preferir os alimentos naturais. Anote a lista dos 15 alimentos mais saudáveis do supermercado.
Arroz integral – rico em fibras e vitaminas, em dose extra por ser integral, logo menos processado. Este arroz é o que vem no pacote para ser confecionado em casa e nunca aquelas opções instantâneas de acrescentar água e ficar pronta em 3 minutos.
Feijões – os vários tipos de feijão são leguminosas, logo, são fonte de proteínas indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Pode comprar os feijões em grão para demolhar e cozer em casa, mas são também saudáveis as opções em lata ou frascos de vidro de feijão já cozido.
Ervilhas – também são leguminosas, tal como os feijões, e podem ser compradas congeladas, frescas ou cozidas, sendo sempre opções saudáveis para o nosso organismo.
Lentilhas – as lentilhas também são leguminosas e apresentam as mesmas vantagens das ervilhas e dos feijões. Esta é uma excelente alternativa para variar no tipo de leguminosa nas suas refeições. Que tal experimentar uma salada de lentilhas?
Grão de bico – também uma excelente proteína, o grão de bico é uma leguminosa que pode usar numa variedade grande de pratos saudáveis e deliciosos (sopas, saladas, acompanhamento, e o que mais a imaginação mandar).
Castanhas – são um fruto rico em gorduras saudáveis, além de serem deliciosas e muito versáteis. Pode comprar ao natural, mas também pode escolher as castanhas congeladas para acompanhar pratos deliciosos.
Verduras – Todos os vegetais de folha verde são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo e a escolha é muito rica e variada. Ricos em vitaminas, minerais e fibras são indispensáveis na nossa despensa. Pode optar por alface, rúcula, agrião, alho francês, couves, entre outras.
Legumes – este tipo de vegetais também são excelentes para a saúde pois além de serem pobres em calorias são ricos em vitaminas e minerais. A escolha é imensa: abóbora, curgete, beringela, tomate, pimento, beterraba, chuchu, entre muitos outros.
Frutas – São fundamentais para a nossa alimentação e a oferta no supermercado costuma ser muito variada. Prefira sempre as frutas da época, para conseguir não só preços mais baratos como sabor extra.
Ovos – os ovos são excelentes para ter sempre na sua cozinha e os supermercados têm sempre uma oferta variada. Ricos em proteínas e muito versáteis na cozinha são, sem dúvida, uma opção saudável e super versátil.
Pão – Especialmente o pão integral. Ainda que possam existir opções mais industrializadas, este é um alimento saudável que encontra no supermercado. Além disso, a sua versatilidade na cozinha é notável.
Barras de cereais – neste caso tem que prestar atenção aos rótulos. Estas barras são saudáveis e podem ser excelentes para um lanche, mas não podem estar cobertas de chocolate, açúcares e gorduras.
Sumos naturais – são opções saudáveis existentes no supermercado se não tiverem adição de açúcares, nem corantes ou conservantes. Leia os rótulos.
Bebidas vegetais – os leites vegetais, substitutos do leite de vaca, são opções saudáveis e que deve incluir na sua alimentação.
Azeite – o azeite é a gordura mais saudável, especialmente os que têm menor grau de acidez. Substitua o óleo por azeite e terá refeições muito mais saudáveis.
Esta lista dos alimentos mais saudáveis do supermercado é excelente para guiar as suas compras e ajudá-lo a tomar decisões mais equilibradas. Lembre de fazer uma lista própria daquilo que quer comprar e nunca sair para o mercado com fome.
Pronto para fazer as melhores escolhas?
Veja também:
- Ano novo, dieta nova: receitas leves para 2018
- Dicas e receitas para perder o peso das festas de final de ano
- Amêndoa e ananás: conheça os ingredientes da semana
- Tapioca engorda ou emagrece? As respostas e 3 receitas leves
- Tudo o que precisa de saber para fazer tapioca
- 3 receitas de tapioca: sabor com poucas calorias
- 8 sobremesas com poucas calorias
- SKYR: 3 receitas com o novo iogurte saudável
- 4 receitas de panquecas simples para dias apressados
- 4 receitas de papas de aveia fáceis e deliciosas
- Lasanha de vegetais: 3 receitas deliciosas
- 4 receitas de pequeno-almoço para um dia cheio de energia
- Detox: receitas boas para o fígado