Todos os dias descobrimos novos benefícios de uma panóplia de alimentos, desde a sua ajuda no combate a determinadas doenças até à influência que operam na qualidade do sono. De facto, alguns produtos, devido às suas propriedades nutricionais, dão auxílio no que se refere ao bom funcionamento de certos órgãos. Por isso mesmo não admira que existam também alimentos para a memória, que ajudam a que se lembre de tudo aquilo que é importante para si.
Afinal, pequenas mudanças no menu diário podem traduzir-se em diversos benefícios para a sua saúde mental, já que estimulam a concentração e contrariam o envelhecimento cerebral. Está na hora de fazer a lista das compras e garantir que compra estes 10 alimentos.
Os 10 melhores alimentos para a memória
Para garantir que o cérebro funciona corretamente e que o processo de aprendizagem funciona a todo o gás, é necessário garantir o abastecimento de alguns nutrientes. Os mais importantes são as vitaminas, os sais minerais, os antioxidantes e o famoso ómega 3.
1. Chocolate preto
Falar em alimentos para a memória implica falar de chocolate preto. Rico em antioxidantes e flavonoides, este alimento melhora significativamente as funções cognitivas, como o raciocínio. Aumenta também o fluxo sanguíneo para o cérebro, pelo que ajuda na preservação da memória, e protege o órgão dos radicais livres.
2. Ovos
Os ovos são extremamente benéficos para as células cerebrais, uma vez que têm ácido fólico e vitamina B12. Por sua vez, a gema é rica em colina, uma substância importante no combate ao envelhecimento mental e a doenças como o Alzheimer.
3. Abacate
O abacate é um alimento rico em gorduras monoinsaturadas, vitaminas E e K, potássio e ómega 3. Estes nutrientes fazem dele um bom aliado na renovação celular.
4. Frutos secos
Tratam-se de alimentos com alto teor de ómega 3, selénio e vitaminas B6 e E – as suas propriedades antioxidantes previnem o envelhecimento celular. Por outro lado, estimulam a memória e combatem a demência.
5. Peixe
Peixes como salmão, atum, carapau e sardinha devem ser a sua primeira escolha. Ótimas fontes de ómega 3, estes são bons alimentos para a memória, já que melhoram a capacidade do cérebro para reter aprendizagens.
6. Frutos vermelhos
Frutos como os morangos, as framboesas e os mirtilos são fonte de fisetina, um flavonoide que melhora a comunicação entre os neurónios. Os frutos vermelhos são também ricos em vitamina C e antioxidantes.
7. Espinafres
Este alimento de folhas verdes é rico em ácido fólico e vitamina E, o que significa que contribui para desacelerar o envelhecimento das células cerebrais. Melhora também a circulação sanguínea e previne o desenvolvimento de tumores.
8. Café
Quando consumido com peso e medida é um dos melhores alimentos para a memória: ajuda a estimular a concentração e a memória, ao mesmo tempo que facilita o estado de alerta. Alguns especialistas defendem que diminui o risco de surgimento de doenças neurológicas degenerativas.
9. Tomate
Tal como os frutos vermelhos, o tomate contém fisetina. Este alimento é também rico em licopeno, um antioxidante que reduz os danos causados nas células pelos radicais livres.
10. Leite
Rico em triptofano, um aminoácido que melhora o desempenho cerebral, o leite é um dos alimentos para a memória. Ajuda também a dormir melhor durante a noite e a armazenar novas informações.
Veja também: