Não é difícil encontrar alimentos proteicos para incluir na sua dieta. Seja proteína animal ou vegetal, existem opções para todos os gostos.
A proteína é um importante componente de todas as células do corpo humano. Isso nota-se, por exemplo, no cabelo e nas unhas. O corpo também utiliza a proteína para reconstruir e reparar os tecidos do organismo, fabricar enzimas, hormonas, ossos, músculos, cartilagem, pele, sangue e outros componentes químicos. Juntamente com a gordura e os hidratos de carbono, a proteína é considerada um macronutriente.
Contudo, o corpo não consegue armazenar proteína, por isso é tão importante incluir alimentos proteicos na dieta. Ao contrário do que possa pensar, a lista de alimentos proteicos vai muito além da carne vermelha e inclui um número considerável de vegetais.
9 alimentos proteicos que deve conhecer
Espinafre
Popeye estava certo: os espinafres pode deixar-nos mais fortes. Uma chávena cheia contém, em média, 5 gramas de proteína e a melhor forma de consumi-lo é na sua forma original, sem cozinhar.
Feijão
Preto, vermelho, branco ou castanho: qualquer tipo de feijão é uma boa fonte de proteína. Meia chávena de feijão preto cozido contém, em média, 7,5 gramas de proteína. Aposte nas leguminosas em geral como alimentos proteicos.
Salmão
O “queridinho” de todos aqueles que procuram alimentos cheios de ómega 3 e boa gordura, o salmão, na sua versão mais natural, é também uma excelente fonte de proteína.
Couve
Um copo de couve pode conter 2,5 gramas de proteína. Além disso, este vegetal é rico em vitaminas A, C, ferro, potássio e fósforo. É, sem dúvida, um dos alimentos proteicos a consumir de forma regular.
Ovos
Muito apreciado por todos aqueles que querem trabalhar os músculos e aumentar a massa magra, os ovos são uma boa opção enquanto alimento proteico por serem fáceis de encontrar e não serem caros.
Brócolos
Versáteis e saborosos, os brócolos podem ser cozidos a vapor, salteados, assados e até consumidos como snack, quando acompanhados de húmus, por exemplo. Neste último caso, a dose de proteína é dupla, pois o grão de bico também é uma fonte de proteína vegetal.
Lentilhas
Da mesma família do feijão e tão saborosa como este, esta leguminosa possui até 9 gramas de proteína em cada meia chávena. Ficam deliciosas quando são utilizadas em sopas ou misturadas com quinoa ou grão de bico.
Iogurte grego
O iogurte grego tornou-se muito popular por conter duas vezes mais proteína do que os outros iogurtes. Rico em probióticos e cálcio, prefira sempre a versão sem açúcar adicionado para um lanche mais saudável.
Alcachofra
Boas para acompanhar pratos com inspiração mediterrânica, como saladas, massas ou até como entradas, cada alcachofra média contém em média 4 gramas de proteína.
Veja também: