Antes de guardar e dividir as compras na despensa, é melhor verificar quais são os produtos que podem ficar mais bem conservados e frescos quando são refrigerados, independentemente do que diz a embalagem.
9 alimentos que deve guardar no frigorífico
Frutas cristalizadas
As frutas cristalizadas e desidratadas podem não se estragar tão rapidamente quanto as frutas frescas, porém, armazená-las no frigorífico ajuda a mantê-las saborosas e crocantes por um período de até 6 meses.
Polpa de tomate
Uma vez aberto, o vidro da polpa de tomate é o ambiente ideal para o desenvolvimento das bactérias. Guardar o frasco num local refrigerado aumenta em 2 semanas o prazo de validade para o seu consumo.
Maçã
A fruta preferida de Sir Isaac Newton pode ficar fresca por mais tempo dentro do frigorífico. Apesar de ficarem muito bem como decoração de mesa, as maçãs, quando refrigeradas, duram até 1 semana a mais do que as deixadas à temperatura ambiente.
Gengibre fresco
Perfeito para os chás digestivos e favorito como complemento no tratamento de constipações, o gengibre fresco dura 3 semanas a mais do que o esperado se for guardado no frigorífico. A dica é envolver o alimento num guardanapo e em seguida num saco para alimentos com fecho.
Pão de forma
Os pães de forma, os pães de wrap e as tortillas ficam frescos por muito mais tempo quando, depois de abertos, são armazenados num local como o frigorífico.
Molhos
Os molhos costumam conter um componente ácido que ajuda a manter as bactérias longe. Contudo, guardar os molhos no frigorífico mantém o sabor e a frescura por até 6 meses.
Abacate
É comum pensar que só é necessário guardar os abacates no frigorifico depois de abertos. Na verdade, quando armazenados ainda inteiros, num local fresco e seco, os abacates mantêm a frescura por até 2 semanas. Uma dica para que fiquem bons por mais tempo é não tirar o cabo da fruta e deitar um pouco de sumo de limão na casca antes de os guardar.
Frutos secos
Castanhas, nozes e amêndoas são frutos oleaginosos e, por isso, devem ter um lugar dentro dos frigoríficos. Isto porque, com o passar do tempo e o calor natural de uma cozinha, os óleos naturais dos frutos podem decompor-se ao entrar em contacto com o oxigénio, tornando o alimento passado e propenso ao desenvolvimento de bactérias. Além disso, quando são guardados no frigorifico, podem durar até 2 anos.
Azeite
Quando exposto ao calor, à luz e ao oxigénio, o azeite perde mais rapidamente todas as suas propriedades benéficas. Conservá-lo em ambientes frescos e escuros é a melhor maneira de aproveitar todos as suas vantagens.
Veja também: