Não, não existem opções com zero em calorias, mas a verdade é que há alimentos que pode comer à vontade – e sem culpas. Quer saber quais são os ingredientes em que pode apostar livremente? Fique atento e tome nota, também dos seus benefícios para a saúde.
7 alimentos que pode comer à vontade e livre de culpas
De acordo com a nutricionista norte-americana Lisa Young, existem alimentos que podemos comer sem prejudicar o peso ideal. Para a especialista, estes alimentos enquadram-se numa de duas grandes categorias: frutas ou legumes não amiláceos.
Sabe porque é que estes alimentos não prejudicam a silhueta e a saúde? A Dra. Young explica:
- estes alimentos são, essencialmente, compostos de água
- têm calorias reduzidas
- contêm fibras e promovem a saciedade, afastando a fome por mais tempo;
- ainda que não sejam ricos em proteínas, são fonte de muitas vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes essenciais à saúde.
Vamos descobrir quais são esses super ingredientes que pode ingerir sem restrições?
Amoras
As amoras são exemplos perfeitos de alimentos que pode comer à vontade e que contam com um super poder antioxidante – está é, aliás, a fruta mais poderosa neste sentido.
Quer mais benefícios? Um copo de amoras representa o consumo de 14% da quantidade diária de fibras que é recomendada pelos nutricionistas. O melhor? Tudo isto significa o consumo de apenas 85 calorias.
Tomates
A cor vermelha já anuncia: os tomates são ricos em licopeno, um carotenóide que ajuda a combater doenças crónicas. Mas, para além do licopeno, os tomates são fonte natural das vitaminas A, C e B2, e ainda de folato, potássio e fibra.
As calorias? Apenas incríveis 25 por dose média do fruto.
Aipo
Quase 95% do aipo é água, mas isso não significa que o vegetal não ofereça enormes benefícios para a saúde. O aipo contém potássio, folato, fibra e 30% da sua necessidade diária de vitamina K. Tudo isso em apenas seis calorias por dose. Parece incrível, mas é verdade.
Opte por consumi-lo fresco, quando ainda estão recheados de antioxidantes naturais. Após uma semana da compra, já pode contar com doses bastante inferiores.
Couves
As couves são muito leves em calorias – uma chávena de couve crua tem apenas cerca de 33 calorias. No entanto, a mesma dose contém três gramas de proteína e 2,5 gramas de fibra.
Este é, também, um dos poucos alimentos que contêm um ácido graxo super benéfico para a saúde: o Ómega 3. Este é um nutriente que a maioria das pessoas associa aos peixes, como o salmão, mas pode contar com as couves para a sua lista. Para somar ainda mais vantagens, a couve também é muito rica em vitaminas e folato.
Pepinos
Os pepinos são compostos, sobretudo, por água e uma dose média representa o consumo de 16 calorias. É na casca e nas sementes que podemos encontrar a maior parte do seu valor nutricional – fibras e vitamina A -, por isso, na hora de comer um pepino, não esqueça: descascá-lo é um verdadeiro desperdício nutricional.
Brócolos
Os brócolos são mais nutritivos quando consumidos em cru, ou se cozidos ao vapor. Este super vegetal contém sulforafano, um poderoso aliado contra o cancro.
Para além das vitaminas A, C, E e K, uma porção de brócolos contém, aproximadamente, 20% das necessidades diárias de fibra – e todos estes benefícios estão incluídos numa dose média com apenas 31 calorias.
Laranjas
Grande parte das pessoas associa as laranjas à vitamina C, mas esta fruta cítrica oferece vários outros benefícios para a saúde e tem calorias reduzidas – aproximadamente 80 calorias por porção média.
Uma vez que a vitamina C é essencial à produção de colágeno, as laranjas são super alimentos que ajudam a manter a pele livre de danos e promovem a boa aparência. Para somar mais vantagens, as laranjas contêm muitas fibras naturais, ajudando a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue.
Preparado para incluir estes super alimentos que pode comer à vontade na sua rotina de alimentação?