Dados demonstram que, só em 2017, foram registados cerca de 50 mil novos casos de cancro em Portugal. Os números são alarmantes e a verdade é que ninguém está livre de poder vir a fazer parte destas estatísticas. Por isso mesmo, é importante que siga à risca todos os conselhos que prometem evitar esta doença – e, claro está, a alimentação desempenha um papel fundamental neste cenário. Existem alguns alimentos que provocam cancro e está na altura de saber quais são.
Numa altura em que a alimentação equilibrada e saudável é cada vez mais uma tendência, é importante compreender que não se trata apenas de querer manter a linha ou ter um corpo mais bonito. É a sua saúde que está em causa e, como tal, deve fazer as melhores escolhas possíveis para o seu organismo.
Alimentos que provocam cancro: 6 que deve evitar
Muitas são as pessoas aparentemente saudáveis que se veem obrigadas a enfrentar esta doença. Muitas vezes, a fonte do problema está na alimentação e, mais especificamente, em determinados alimentos que são muito mais nocivos do que se possa pensar.
Já diz a sabedoria popular: “somos o que comemos”. Tome agora nota da lista de alimentos que provocam cancro e comece a repensar a sua lista das compras.
Carne processada
Não é novidade que as carnes processadas, como bacon, salsichas ou alguns enchidos, não são uma opção muito saudável. Contudo, o que pode não saber é que aumentam em cerca de 20% a probabilidade de desenvolver cancro no pâncreas. Também o intestino é uma das vítimas favoritas deste tipo de alimentos.
Bebidas alcoólicas
Já não deve ser uma surpresa o facto de o álcool ser um dos principais responsáveis pelo aparecimento de cancro. As bebidas alcoólicas, quando consumidas em exagero, deixam danos irreparáveis nas células estaminais e os resultados, já se sabe, são absolutamente nocivos para o organismo.
Curiosamente, alguns tipos de cancro são mais suscetíveis de aumentar devido ao consumo de álcool, como os cancros do fígado, do esófago, da boca, da mama e do cólon.
Batatas fritas de pacote
As batatas fritas podem ser descritas por muitos como saborosas. O problema é que têm tanto de saborosas como de perigosas, já que vêm carregadas de aromas artificiais, corantes, conservantes e outros compostos prejudiciais para a saúde.
Pipocas de microondas
Talvez não soubesse, mas as pipocas de microondas que acompanham tantos filmes de fim-de-semana são mesmo um dos alimentos que provocam cancro.
A origem do problema está não só nos conservantes existentes nas pipocas, mas também em alguns compostos do saco onde vem o alimento – ambos extremamente prejudiciais para a saúde humana.
Refrigerantes
Esta é uma ideia bastante consensual entre a população em geral: os refrigerantes são tudo menos saudáveis e os seus efeitos podem ser bastante nocivos. Contudo, são também responsáveis pelo aumento do risco de desenvolver cancro, já que contêm níveis assustadores de açúcar e sódio.
Farinha refinada
Presente em diversos produtos processados, a farinha refinada é outro dos alimentos que provocam cancro. O perigo prende-se, principalmente, com o excesso de hidratos de carbono presentes neste alimento, pelo que o seu consumo deve ser moderado.