O potássio um mineral muito importante para a regulação do nosso organismo e pode equilibrar a nossa saúde. Com a principal função de distribuir a água pelo corpo, ajudar no relaxamento muscular e na regulação das atividades neuromusculares, o potássio é essencial para manter a vitalidade em dia.
Mas como consumi-lo e onde encontrar este super nutriente poderoso? Para facilitar a tarefa de incluir este mineral na dieta, listamos para si os alimentos ricos em potássio – e que devem entrar para a lista de compras.
Tome nota.
Alimentos ricos em Potássio
É muito importante incluir na nossa dieta diária alimentos que contenham este mineral indispensável, e isso pode ser muito saboroso. Conheça a lista que criamos para si e bom proveito.
Banana

As bananas encabeçam a lista dos alimentos ricos em potássio. Uma porção de 100g de banana possui incríveis 358mg de potássio!
A banana é também uma excelente aliada nos períodos pré e pós exercício físico, dando e repondo a energia necessária que o nosso corpo precisa.
Batata

Cerca de 100gr de batata apresentam 379mg de potássio, um número bastante elevado. As opções de preparação são inúmeras e quem manda é a imaginação: assadas, cozidas, em puré, a murro… É só escolher!
Batata-doce

A batata doce aproxima-se dos níveis da batata normal, uma vez que 100g deste alimento têm 230mg de potássio. Este é um dos alimentos ricos em potássio que é tendência no universo fitness – e que não deve eliminar do seu menu semanal.
Tomate

Este fruto – sim, o tomate é um fruto – é também uma excelente opção quando o assunto é a aumentar os níveis de potássio no organismo. Uma chávena de chá de tomate consegue reunir cerca de 450mg deste mineral. Incrível?
Feijão branco

O feijão branco, muito utilizado na confeção de feijoada e de sopas, é também dos alimentos ricos em potássio. Cerca de 100g de feijões brancos levam ao prato 561mg deste mineral.
Abóbora menina

A abóbora menina, além de extremamente saborosa, traz a vantagem de ser muito rica em potássio. Cerca de 100g de abóbora contêm 437mg de potássio. Consuma em sopas, purés, ou assada….as sugestões não se esgotam.
Iogurte natural

Um iogurte natural contém cerca de 510mg de potássio, o que o coloca no cabaz dos alimentos ricos em potássio. Esta é uma excelente opção para comer na hora do lanche, e ainda ajuda a regular o trânsito intestinal!
Abacate

O abacate, além de ser uma excelente fonte de gorduras saudáveis, é muito rico em potássio: em cada 100gr de alimento encontram-se 485mg do mineral. Agora já não tem desculpa para adiar fazer aquele guacamole que tanto queria experimentar!
Calma, ainda há muito mais potássio!
Se ainda não ficou satisfeito com o top que fizemos para si, aqui vai uma lista de outros alimentos ricos em potássio:
- Feijão Preto
- Figo
- Salmão
- Feijão manteiga
- Atum
- Cogumelos
- Peito de frango
- Espinafre
- Damasco
- Amora
- Cenoura
- Leite de vaca
- Ovos
- Pimento verde
- Pêssego
Falta de potássio? Fique atento
Em casos de défice de potássio, podemos desenvolver alguns problemas de saúde – leves ou severos, mas sempre muito incómodos -, tais como:
- Abdómen distendido;
- Fortes cãibras;
- Reflexos diminuídos;
- Vómitos;
- Falta de ar;
- Coração dilatado;
- Formigueiro em certas zonas do corpo;
- Batimentos cardíacos irregulares;
- Problemas cardíacos;
- Confusão mental.
Veja também: