O almoço de negócios é uma prática comum entre empresários que utilizam o período de almoço para reunir com funcionários, clientes, fornecedores, investidores ou outros empresários. As regras sociais em ambiente de negócios são muito diferentes daquelas que usamos quando em refeições de família ou com amigos. Por exemplo, não há problema nenhum em reclamar de um mau serviço, no entanto, se o almoço for de negócios, o melhor a fazer é usar a diplomacia.
Além dos bons modos à mesa, há outras regras de etiqueta a seguir num almoço com carácter profissional, umas são de senso comum e outras nem por isso, nomeadamente, quando faz o convite para almoçar, deverá informar o seu parceiro de negócios sobre o objetivo do encontro, tal como deve fazer também a reserva do restaurante com antecedência, entre outros cuidados. Mas, não se preocupe: listamos para si as principais dicas para um encontro profissional de sucesso.
Almoço de negócios: o que é?
O almoço de negócios é, não é nada mais, nem nada menos, do que uma reunião de trabalho que pode ser realizada, durante um almoço, entre empresários, funcionários, clientes, fornecedores, investidores ou outros empresários.
No meio empresarial, um almoço pode significar muito mais do que uma simples refeição, pois há uma grande probabilidade de serem tomadas decisões que vão definir o futuro de uma empresa. Estas refeições não podem, assim, ser encaradas como encontros casuais. No entanto, o restaurante não é a tradicional sala de reuniões e, por isso, uma certa informalidade pode ser usada.
10 dicas para um almoço de negócios perfeito
1. Saiba com antecedência o que vai pedir
Saber com antecedência o que vai comer é importantíssimo. Não vai perder tempo com indecisões. O ideal será escolher uma refeição leve e fácil de comer.
2. Não escolha um restaurante barulhento
É uma reunião de trabalho, escolha um local com o mínimo de interferências externas. Faça a reserva com antecedência.
3. Fácil acesso
Escolha um restaurante num local de fácil acesso. Se escolher um local mais afastado, dê indicações precisas.
4. Chegue antes
Chegue pelo menos com dez minutos de antecedência. Além de causar uma boa impressão, também vai poder perceber o tipo de ambiente do restaurante antes do almoço. Quando o seu “convidado” chegar, certifique-se de cumprimentá-lo com um aperto de mão firme, mas amigável.
5. Ao fazer o pedido
Dê a prioridade do pedido aos seus parceiros de negócios e nunca faça o pedido por eles. Se pedirem ajuda ou se lhe parecerem desconfortáveis com a indecisão, poderá então recomendar algum prato ou pedir ao empregado de mesa que faça uma sugestão.
6. Tire o som e guarde o telemóvel
Não mantenha o telemóvel na mesa ou no bolso, desta forma, sem permitir que interrupções causadas pelo telefone atrapalhem a reunião, está a demonstrar o quão é importante para si o encontro.
7. Seja cordial
Olhe para o restaurante como uma extensão do seu escritório e trate os funcionários do restaurante com o mesmo respeito e cortesia que os seus colaboradores merecem. Se for necessário reclamar da refeição ou do serviço, lembre-se que a forma como reclama pode acabar com as possibilidades de negócio. Não faça uma cena em público, aproveite o momento para impressionar seu parceiro de negócios com sua capacidade de permanecer calmo, assumir o controlo e lidar com subtileza uma situação menos positiva. A hora do café é um bom momento para lembrar e falar sobre assuntos que deixou passar durante o almoço. Se convidou, é de bom tom que pague a conta. Tente adiantar-se e pagar sem que o seu convidado se aperceba. Além disso, nunca relembre a ninguém que pagou a refeição, mesmo sendo uma piada, pode ser interpretado como uma tentativa de dizer que estão em dívida para consigo e isto não bom para o negócio. Por último, se insistirem em pagar ou dividir a conta, deixe que o façam. Nunca lute por uma conta, não vale a pena discutir se é isso que o seu parceiro de negócios quer, claramente, fazer.8. Reclamar de um mau serviço
9. Tome um café
10. Pague a conta