Se quer aprender a fazer as melhores receitas de almôndegas, o melhor é não perder pitada do que lhe vamos indicar a seguir.
Tudo começa com a matéria-prima e, por isso, o primeiro passo é escolher uma boa carne, que possa acrescentar sabor e suculência à sua receita.
Porém, este conselho é válido para todos os outros ingredientes: escolha sempre produtos de qualidade para que as suas receitas fiquem sempre incomparáveis.
Depois, é só seguir as nossas sugestões: almôndegas simples, que podem servir de base para acompanhar com o que desejar e as tradicionais almôndegas com esparguete e um aconchegante molho de tomate.
âlmondegas
Ingredientes
- 500gr carne de vaca picada
- 1 chouriço de colorau picado
- 1 ovo
- 1 chávena de miolo de pão branco
- 1/2 chávena de queijo parmesão ralado
- 1 pacote de mistura para sopa de cebola
- 1 c. sopa de salsa picada
Modo de preparação
- Misturar a carne picada com o chouriço – se comprar no talho, poderá até solicitar que os dois ingredientes sejam picados juntos.
- Colocar a carne e chouriço picados num recipiente e juntar 1 ovo, 1 chávena de miolo de pão branco, 1/2 chávena de queijo parmesão ralado, 1 pacote de mistura para sopa de cebola e 1 colher sopa de salsa picada.
- Envolver todos os ingredientes com as mãos, até obter uma mistura mais ou menos homogénea.
- Depois de muito bem misturado, forme, com as mãos, bolas com cerca de 3cm de diâmetro.
- Fritar numa frigideira com um pouco de azeite. Ir virando as almôndegas, para cozinhar uniformemente.
Almôndegas com molho de tomate e esparguete
Ingredientes
- 400gr de massa esparguete
- Azeite q.b.
- Queijo ralado
- Ingredientes para as almôndegas
- 1kg de carne picada
- 5 dentes de alho
- 1/2 chávena de salsa picada
- 1 chávena de queijo parmesão
- 2 ovos
- 2 pães secos
- Leite q.b.
- Sal e pimenta
- Ingredientes para o molho
- 2kg de tomates maduros
- 6 c. sopa de azeite
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 3 c. sopa de manjericão picado
- 1 pitada de cominhos
- Sal e pimenta q.b.
Modo de preparação
- Demolhar os pães secos num pouco de leite.
- Depois, misturar num recipiente grande a carne picada com os dentes de alho picados, a salsa, o queijo, os ovos, os pães amolecidos e um pouco de sal e pimenta.
- Envolver muito bem com as mãos, até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
- Preparar as bolas de carne com as mãos untadas em azeite.
- Selar as almôndegas numa frigideira com algum azeite, rodando-as até estarem com uma cor uniforme. Reservar.
- Depois, preparar o molho de tomate, fazendo um refogado com o azeite, a cebola e os alhos picados. Quando alourar juntar os tomates aos pedaços e sem sementes.
- Deixar cozinhar, temperando com sal, pimenta, cominhos e manjericão, durante cerca de 20 minutos. No final, triturar tudo com a varinha mágica.
- Levar novamente ao lume e juntar as almôndegas, deixando cozinhar mais 10 minutos em lume médio.
- Cozer o esparguete em água com uma pitada de sal. Escorrer.
- Servir o esparguete com as almôndegas e muito molho.
- Polvilhar com queijo ralado e decorar com uma folha de manjericão.
5 segredos para as almôndegas perfeitas
Ingredientes
Para preparar as almôndegas é essencial que os ingredientes a usar sejam os mais frescos e saborosos. Por isso, use alho em vez de alho em pó; ervas aromáticas frescas, em vez de secas; queijo parmesão de boa qualidade; pão seco em vez de pão ralado embalado. Além disso, não use cebola picada ou outros vegetais.
Carne
Para que as almôndegas sejam perfeitas, a qualidade da carne picada é absolutamente essencial. Escolha, no seu talho, a melhor carne e peça para picar na hora. Os sabores serão completamente diferentes.
Preparação
Para obter as almôndegas perfeitas, misturar todos os ingredientes não é algo que possa ser feito com pressa, nem com a ajuda de uma máquina. Prefira misturar todos os ingredientes à mão, com tempo e muito amor, até conseguir envolver todos os ingredientes na perfeição.
Fritar para selar
Antes de cozinhar as almôndegas no molho de tomate, é muito importante fritá-las ligeiramente até que selem – só assim vai torná-las perfeitas. Vá rodando as almôndegas enquanto as frita numa frigideira com um pouco de azeite até ganharem uma cor uniforme.
Molho de tomate
As almôndegas só ficam perfeitas depois de terminarem de cozinhar num molho de tomate de qualidade. Prefira tomates frescos e maduros, e esqueça os enlatados. Assim, vai conseguir um molho mais rico e com mais sabor.
Estes são os 5 segredos italianos para as almôndegas perfeitas. Seguindo todas estas dicas, o resultado final é definitivamente diferente daquele que costuma comer nos restaurantes – e mesmo do que habitualmente prepara na sua casa.
Tome nota dos truques aqui revelados e faça as almôndegas perfeitas.