Share the post "Alpine A290: quem disse que um desportivo não pode ser elétrico?"
O Alpine A290 é o primeiro automóvel do projeto Dream Garage e que prevê o lançamento de sete modelos até 2030. Aliás, em breve um GT C-Crossover e o novo A110 juntar-se-ão à família. Mas para já, este verdadeiro pocket rocket mostra todo o ADN da Alpine, prometendo momentos de emoção e diversão ao volante.
Construído com base na plataforma AmpR Small, este “hot hatch” 100 por cento elétrico acelera dos 0 aos 100 km/h em qualquer coisa como 6,4 segundo, marca assente nos seus impressionantes 220cv.
A autonomia pode chegar aos 380 km (bateria de 52kWh), sendo que o sistema de carregamento rápido de 100 kW DC permite-lhe passar de 15 a 80% de carga, em 30 minutos, ou recuperar até 150 km WLTP, em 15 minutos.
Sim, é um carro com evidentes parecenças com o novo Renault 5 (que está aí a chegar e também 100 por cento elétrico), mas um olhar mais cuidado mostra que o Alpine A290 tem uma identidade própria, seja pelos para-choques mais agressivos, seja pelas jantes de maiores dimensões ou seja ainda pelos projetores auxiliares à frente, em formato quadrado e um claro piscar de olhos à nostalgia dos ralis.
Mas vamos ver mais em detalhe este fantástico automóvel, que o Ekonomista foi conhecer em primeira mão.
Alpine A290: o espírito da competição
O A290 de produção herda muitas das suas caraterísticas do protótipo que lhe deu origem (o A290_β), incluindo a típica assinatura visual, em forma de X, dos quatro faróis, os tratamentos distintivos das asas, as jantes Snowflake e os pneus Michelin concebidos para o efeito.
Todo o cockpit, diga-se, remete para o universo da competição. Mas é muito mais do que isso. É que o A290 pode ser visto como uma pequena e irreverente berlina, com 5 portas, para um acesso fácil aos seus 5 lugares e uma generosa bagageira, com 326 litros de capacidade.
E o interior deste Alpine A290 vem recheado de outros pormenores:
- Volante desportivo exclusivo de três raios, com um ponto médio achatado, é revestido em couro Nappa. Inclui vários botões específicos inspirados no mundo das corridas de Fórmula 1, assim como comandos para os auxiliares de condução, telefone, assistente de voz e modo de visualização do painel de instrumentos;
- Um pedal desportivo e um apoio para os pés completam a ergonomia do posto de condução desportivo do A290;
- O ecrã central de 10,1 polegadas está inclinado para o condutor e os comandos físicos do ar condicionado podem ser ajustados sem tirar os olhos da estrada;
- Consola central elevada entre os dois bancos inspirada no design do A110 e incorpora os comandos da transmissão “RND”;
- Bancos especificamente concebidos para o A290, oferecendo um reforço lateral para um apoio-extra, sem comprometer o conforto quotidiano.
O motor “nervoso” do Alpine A290
O motor do A290 provém do segmento superior, com base na plataforma AmpR Small. o resultado é um dos carros com melhor desempenho do segmento, com um tempo de 6,4 segundos dos 0 aos 100 km/h.
Segundo a Alpine, foi criada uma subestrutura, por medida, para melhorar o posicionamento do motor, contribuir para o comportamento do automóvel e proporcionar uma filtragem ótima.
O seu design totalmente em alumínio e a escolha do tamanho da bateria ajudam a manter o peso do A290 nos 1.479 kg, um valor particularmente competitivo. O baixo centro de gravidade limita o rolamento natural do A290, pelo que as regulações da suspensão não precisam de ir a extremos para manter o rolamento da carroçaria sob controlo.
A utilização de suspensões personalizadas, que incorporam amortecedores hidráulicos, assegura um excelente nível de conforto.
Botão para “boost” em ultrapassagem
Conforme a versão, o motor do Alpine A290 tem dois níveis de potência: 180 cv na versão base e GT Premium, e 220 cv no GT Performance e no GTS. E a diversão de estar ao volante deste magnífico “hot hatch” revela-se em pormenores como a função de ultrapassagem, controlada a partir do volante através de um botão vermelho denominado OV.
Como funciona? Não é complicado, mas é entusiasmante. Este botão fornece binário de potência máximos enquanto for premido e até 10 segundos, sendo necessário um tempo de recarga de 30 segundos, antes desta função poder ser totalmente utilizada novamente.
No entanto, após 15 segundos, é possível ativar o boost durante 5 segundos. Esta função foi retirada diretamente do universo dos desportos motorizados e do mundo dos jogos.
Quando esta energia extra é libertada, o ecrã de instrumentos apresenta uma animação que simboliza a velocidade e uma indicação do tempo restante, enquanto uma animação dinâmica aparece no ecrã central do Alpine Telemetrics. Quem não quer experimentar?
Ruído para sentir o automóvel
Uma das queixas regulares dos amantes de automóveis é que com a eletrificação se perde aquele barulho típico dos motores a combustão, onde se ouvia em fundo a máquina a acelerar, num crescendo que ao passar se transformava quase num trovão.
Pois bem, o Alpine A290, mesmo sendo 100 por cento elétrico, alberga dois Alpine Driving Sounds com diferentes frequências e intensidades, baseadas nos sons gerados pelo motor. Estes sons são difundidos através do sistema de áudio Devialet, especialmente concebido para o A290.
Para garantir a autenticidade, a Alpine desenvolveu o som do A290 com base nos harmónicos naturais do seu motor elétrico. O primeiro som, Alternative Sound, oferece um tom leve e desportivo, concebido para uma utilização quotidiana. O segundo som Alpine Sound é intencionalmente muito desportivo, com um padrão sonoro único concebido para proporcionar uma imersão no A290, ajudando a estruturar as fases de condução.
Ambos os Alpine Driving Sounds podem ser desligados e são independentes dos modos de condução.
A série limitada Premiere Edition, que estará disponível a partir do lançamento
do Alpine A290, será proposta na versão Premiere Edition, bem como em
três versões exclusivas: Beta, inspirada no carro de exposição A290_β,
com cores contrastantes de branco e preto, La Grise e La Bleue. No total,
serão produzidos 1.955 exemplares, um número simbólico que evoca a
criação da marca Alpine, por Jean Rédélé. O que todos têm em comum
é uma decoração exclusiva, equipamento extra e uma placa de
edição limitada, na consola central.
Tecnologia avançada
Em termos tecnológicos, o A290 vem equipado a um nível superior, com uma série de propostas que não deixam escapar nenhum pormenor:
- Ecrã de instrumentos de 10,25 polegadas, localizado atrás do volante e o ecrã central de infotainment, de 10,1 polegadas, orientado para o condutor
- Quatro vistas diferentes: Iconic, com os dois triângulos que suportam as funções do medidor de potência e do tacómetro, indicando a potência e a velocidade; Navigation, com o Google Maps; ADAS, que mostra a distância de segurança em relação ao veículo da frente, apresentando o A290 na cor da carroçaria com animações dos piscas e das luzes de travão; e Minimal, com informações básicas
- Navegação GPS Google Maps, com um planeador de rotas elétrico, é de série em toda a gama, tal como o assistente de voz Google Assistant. Está disponível um grande número de aplicações no catálogo Google Play
- Função Alpine Telemetrics, que dá aos clientes acesso a três categorias principais de serviços com base no seu A290: Live Data, Coaching e Challenges.
- Aplicação My Alpine para smartphone que permite aceder, remotamente, a uma série de informações sobre o automóvel, incluindo a sua localização, quilometragem, autonomia, nível de carga da bateria e tempo de recarga restante
- Amplificador dedicado de 615 watts, um subwoofer de 30 cm, 2 x 2 woofers e tweeters (9 altifalantes no total), num sistema criado pela Devialet, uma empresa francesa de engenharia acústica
O Alpine A290 está aí para ser uma referência entre as novas gerações de desportivos e para provar que o caminho da mobilidade elétrica não é antagonista do prazer de uma condução mais desportiva e também emocionante.
O preço desta máquina (de que já foram apresentadas as versões A290 GT, A290 GT Premium, A290 GT Performance e A290 GTS) deverá começar nos 38 mil euros, sendo expetativa da marca começar as fazer as primeiras entregas a partir do final do ano.