Um Alpine é sempre um Alpine. Tem aquele “je ne sais quois” de um carro elegante, com uma patine histórica que quase obriga toda a gente a olhar com mais atenção. O novo A290 não foge a essa tradição. É um automóvel desportivo urbano, cheio do ADN da Alpine e que não deixa ninguém indiferente.
O Ekonomista já tinha tido contacto com este modelo, mas desta vez foi a altura para o experimentar. Na estrada e na pista. Mas a este último detalhe já lá vamos.
A verdade é que o A290 oferece prestações pouco comuns para um carro deste segmento, não deixando, no entanto, de serem eficientes e confortáveis, o que vai tornar este hot hatch num caso sério.
Para tirar a prova dos nove, fomos para as estradas de Palma de Maiorca para percebermos ao pormenor do que é capaz esta máquina.
A290 abre a porta à Dream Garage
Ainda não referimos um “pormaior” sobre este automóvel: é 100% elétrico, mas ao volante é fácil esquecer isso, tal a vibração que transmite na condução e até o som que nos remete para tempos de antanho, em que os carros roncavam com força.
Este modelo é a porta de entrada para o projeto Dream Garage 100% elétrica da Alpine, que terá em breve como novos membros um GT C-Crossover e o novo A110. Mas isso é mais lá para a frente.
A verdade é que não possível olhar para este A290 e não recordar o mítico Renault 5 Turbo. Mesmo com o seu design mais vanguardista, há ali uma reminiscência do R5, outro dos ícones que o Grupo Renault fez regressar.
Logo que nos sentamos ao volante, a sensação de conforto surpreende, se levarmos em conta que estamos num carro de feições desportivas. O volante “encaixa” perfeitamente no lugar de condução e a visão para os ecrãs em frente é perfeita.
Depois é acelerar estrada fora. No teste que realizamos, alternamos circuito citadino com estradas secundárias mais rurais e o comportamento do A290 foi exemplar.
Quer nas acelerações, quer na travagem precisa ou no excelente comportamento em curva, o A290 é um carro compacto, ágil e que agrega no mesmo chassis desempenho e estilo.
Design desportivo
Este Alpine A290 tem uma aparência musculada, compatível com o desempenho que proporciona. A plataforma AmpR Small onde é construído (a mesma do Renault 5) proporciona uma excelente base, reforçada por um alargamento de 60 mm da via para alcançar a presença visual desejada.
Como resultado, o A290 oferece a atitude de um hot hatch musculado pronto a entrar em ação. As suas dimensões permanecem muito compactas: comprimento 3.990 mm, largura 1.820 mm, altura 1.520 mm, distância entre eixos 2.530 mm. Mas há mais elementos a definirem o visual exterior:
- Assinatura luminosa única, reconhecível à distância e composta por quatro faróis, como em todos os modelos Alpine. Neste caso, apresentam motivos em forma de X, que lembram os carros de ralis.
- Guarda-lamas largos, saias laterais refinadas por um subtil rebordo na cor da carroçaria, rebordo do tejadilho em alumínio (ou azul anodizado de série em versões específicas), contorno da carroçaria e os guarda-lamas lacados a preto.
- A procura da máxima eficiência moldou a entrada de ar no para-choques, para criar um fluxo de ar otimizado, bem como as saias laterais largas, o difusor, as palhetas e a forma das luzes traseiras.
- Jantes de liga leve de 19 polegadas, que fazem parte do equipamento de série, estão disponíveis em dois designs exclusivos.
- Quatro cores de carroçaria, incluindo o novo Azul Alpine Vision. O A290 está também disponível em Preto Profundo, Branco Irisé e Cinzento Tonnerre Mate. No lançamento, as versões Premiere Edition vão estar disponíveis em quatro cores (Premiere Edition, Beta, La Bleue, La Grise).
Interior “cockpit”
No interior, o Alpine A290 remete claramente para o mundo da competição automóvel. É um traço contínuo de irreverência, se bem que acolhedor.
E sendo assumidamente um desportivo urbano de cinco portas, tem alguns pormenores que não deslustram nada, como a bagageira com uns generosos 326 litros de capacidade. No entanto, há mais pormenores a fazerem a diferença.
- Volante desportivo exclusivo de três raios revestido em couro Nappa. Inclui vários botões específicos inspirados no mundo das corridas de Fórmula 1, com o botão rotativo RCH (de Recharge) à esquerda, para definir o nível de regeneração, os vários modos de condução à direita e o botão vermelho OV (de Overtake).
- Pedal desportivo e um apoio para os pés
- A consola central elevada entre os dois bancos é inspirada no design icónico do A110 e incorpora os comandos da transmissão “RND”.
- Bancos oferecem reforço lateral para um apoio-extra, sem comprometer o conforto quotidiano. Estofados em materiais amigos do ambiente.
Motor “nervoso”
Ao conduzir o A290, sente-se que há ali nervo, uma herança qualquer da Alpine que nos impele para forçar um bocadinho e, claro, ficar com água na boca.
O resultado é um dos carros com melhor desempenho do segmento, com um tempo de 6,4 segundos dos 0 aos 100 km/h, até 220 cv e 300 Nm de binário e um peso de apenas 1.479 kg, mas sem abandonar o conforto e a praticidade que lhe são evidentes.
A utilização de uma suspensão traseira multi-link, rara neste segmento, permite um ajuste particularmente preciso da posição das rodas, conferindo ao A290 um comportamento de topo de gama, com uma frente altamente direcional. Contribui igualmente para a estabilidade em curva a alta velocidade.
Acima de tudo, é uma sensação desportiva que se tem na estrada, um binómio que parece difícil de equilibrar, mas que o A290 alcança de forma surpreendente. Tudo parece sempre sob controlo, estável, sem fugas perigosas ou comportamentos desviantes.
Consoante a versão, o motor do Alpine A290 tem dois níveis de potência: 180 cv na versão base e GT Premium, e 220 cv no GT Performance e no GTS. Em ambos os casos, a resposta do acelerador está calibrada para fazer do A290 um verdadeiro desportivo, fácil de controlar, apesar dos elevados níveis de potência e binário do seu motor elétrico.
Um botão no volante ativa os quatro modos diferentes de condução Alpine: Save, Normal, Sport e Personal. Este último permite o ajuste, independente do nível de assistência da direção, da resposta do acelerador, do ambiente de iluminação e do Alpine Driving Sound (o tal sistema de feedback sonoro, transmitido através do sistema de áudio Devialet e que “imita” o som do motor).
E já que falamos em performance, não podíamos esquecer uma função de ultrapassagem, controlada a partir do volante, por um botão vermelho (denominado OV), que fornece binário e potência máximos, enquanto o botão for premido e até 10 segundos.
É necessário um tempo de recarga de 30 segundos, antes desta função poder ser totalmente utilizada novamente. No entanto, após 15 segundos, é possível ativar o boost durante 5 segundos. E, acreditem, é de ficar colado ao banco.
Tecnologia de ponta
O A290 conta com 26 sistemas de assistência ao condutor (ADAS), incluindo monitorização da atenção do condutor, travagem automática de emergência em marcha-atrás, deteção de avanço e recuo com correção de faixa de emergência e saída segura dos ocupantes.
Um novo botão My Safety Switch, localizado no lado esquerdo do volante, permite ao condutor selecionar, com um único gesto, as suas preferências de configuração do ADAS, escolhendo, por exemplo, se pretende ligar ou desligar o ADAS, o nível de intervenção e a presença de alertas sonoros.
Além disso, conta com um sistema de regulador de velocidade adaptativo com função stop-go e uma função de saída da faixa de rodagem, para permitir a passagem de veículos de duas rodas, por exemplo, são sistemas de série do A290.
E o que mais podemos encontrar neste Alpine?
- Ecrã de instrumentos de 10,25 polegadas, localizado atrás do volante e o ecrã central de infotainment, de 10,1 polegadas, orientado para o condutor.
- Navegação GPS Google Maps, com um planeador de rotas elétrico, de série em toda a gama, tal como o assistente de voz Google Assistant. O Android Auto e o Apple CarPlay permitem ligar um smartphone ao sistema de bordo, com ou sem fios, e apresentar uma réplica do seu conteúdo.
- A função Alpine Telemetrics dá aos clientes acesso a três categorias principais de serviços com base no seu A290: Live Data, Coaching e Challenges.
- A aplicação My Alpine para smartphone permite aceder, remotamente, a uma série de informações sobre o automóvel, incluindo a sua localização, quilometragem, autonomia, nível de carga da bateria e tempo de recarga restante.
Bateria e preços
O Alpine A290 está equipado com uma bateria de 52kWh, permitindo uma autonomia WLTP de até 380 quilómetros.
O sistema de carregamento rápido de 100 kW DC, do A290, permite-lhe passar de 15 a 80% de carga, em 30 minutos, ou recuperar até 150 km WLTP, em 15 minutos. Num ponto de carregamento AC, o seu carregador de 11 kW, a bordo, permite recarregar o veículo, de 50% a 80%, em 1 hora e 20 minutos, ou 70 km WLTP numa hora, ou 3 horas e 20 minutos para recuperar de 10% a 80% de carga.
Quanto aos preços, são os seguintes: motor de 180cv (130kw): versão GT 38.700€ e versão GT Premium 41.900€ motor de 220cv (160kw): versão GT Performance 41.900€; versão GTS 44.900€ e versão GTS Première Edition 46.200€.
E a pista?
Pois é verdade, já me esquecia. Este foi um dos momentos altos deste teste com o Alpine A290. No Circuito Mallorca Llucmajor, em Palma de Maiorca, demos três voltas para retirar tudo o que era possível deste automóvel.
É forçoso dizer que este vosso escriba foi o primeiro… a levar com uma bandeira vermelha, já que a excitação o levou a esquecer-se de uma obrigatória passagem pelas boxes.
Mas depois, bem, depois foi ver o Alpine A290 a debruar curvas e contracurvas e a acelerar como gente grande nas retas. É elétrico? É, mas não se nota. E isso é bom.