A Alpine terminou 2024 com resultados sólidos e um claro avanço na sua estratégia de expansão internacional e eletrificação.
Com um crescimento de 5,9% nas vendas globais, atingindo 4.585 veículos vendidos em comparação com os 4.328 do ano anterior, a marca reafirma a sua posição de liderança no segmento dos coupés desportivos de dois lugares e dá passos significativos rumo a um futuro elétrico.
O modelo A110, o carro desportivo de referência da marca, continua a ser o principal motor de vendas da marca, com 4.408 unidades vendidas (+1,8% face a 2023).
O sucesso do A110 foi impulsionado pelas suas versões topo de gama, que representaram mais de 85% das vendas, com os modelos A110 R e A110 R Turini a contribuírem com 35% das vendas totais.
A Alpine manteve a sua liderança no mercado europeu de coupés desportivos de dois lugares, com uma quota de mercado de 44,7%. Este crescimento foi particularmente forte em mercados-chave como Itália (+37,5%), Reino Unido (+24,9%), Espanha (+19,3%) e Alemanha (+10,6%).
Além disso, França, Alemanha e Reino Unido representam cerca de 80% das vendas globais do A110, enquanto o Japão ocupa a quarta posição, com 230 unidades vendidas.
Alpine: ofensiva elétrica e lançamento do A290
Um dos grandes destaques de 2024 foi o lançamento do A290, o primeiro modelo 100% elétrico da Alpine. Este hot hatch de alto desempenho marcou uma nova era para a marca e foi eleito Carro do Ano 2025, destacando-se pelo seu design arrojado e tecnologia avançada.
Após a abertura das encomendas a 30 de julho de 2024, o A290 registou 177 unidades matriculadas no final do ano e 2.303 encomendas efetuadas, indicando uma forte procura para 2025.
A estratégia de crescimento internacional foi reforçada com a abertura de 18 novos pontos de venda em 2024, dos quais 12 estão localizados na Europa, elevando o número total Alpine Stores para 163 em todo o mundo.
Para 2025 está prevista a abertura de mais 40 Alpine Stores, ultrapassando 200 lojas globais até ao final de 2025, assim como a entrada em novos mercados, como a Irlanda, a Noruega, a Finlândia ou a Dinamarca.
Outro passo para a implantação da marca será a abertura de novos Ateliers Alpine em Paris e Londres, após o sucesso do Atelier em Barcelona.
Vem aí o A390
Em 2025, continuará a ofensiva elétrica com o lançamento do A390, um desportivo fastback que será o segundo modelo da sua Dream Garage 100% elétrica.
Este lançamento reforçará a presença da marca no mercado elétrico e contribuirá para o objetivo ambicioso de desenvolver uma gama de sete modelos elétricos até 2030.
O A390 irá complementar o sucesso do A290, trazendo uma nova opção desportiva e eletrificada para o portefólio da Alpine, enquanto a marca continua a atrair novos clientes no segmento topo de gama.
Segundo Philippe Krief, CEO da marca francesa, “os resultados deste ano ilustram a nossa estratégia de expansão internacional e a prioridade dada ao crescimento no mercado elétrico. 2025 será um marco importante com novos lançamentos e uma maior presença global, consolidando o futuro elétrico da Alpine”.