O Orçamento do Estado de 2023, à semelhança de anos anteriores, trouxe alterações no IRS. É quase certo que, de uma forma ou de outra, estas mudanças se irão fazer sentir nas suas contas familiares.
Uma das principais medidas, em vigor desde janeiro, diz respeito a uma nova alteração nos escalões do IRS. Além de uma atualização de 5,1% nos limites de cada escalão (para acomodar aumentos salariais), há uma redução na taxa marginal do 2.º escalão. Esta descida de 23% para 21% é refletida nos outros escalões.
As tabelas de retenção na fonte (que definem qual o valor mensal de descontos para o IRS) também mudaram e estão previstas mudanças adicionais em julho. A ideia é que o valor cobrado aos contribuintes fique cada vez mais perto do que deveriam efetivamente pagar, reduzindo assim os reembolsos de IRS.
O IRS Jovem, para jovens em início de carreira, também traz algumas novidades. Assim também ocorre com as deduções por filho ou a redução do valor de retenção na fonte para quem tem crédito habitação.
Conheça as principais mudanças no IRS em 2023 neste artigo do Saldo Positivo.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.