O Alto Alentejo é terreno fértil para histórias, lendas e paisagens únicas. Ali mesmo perto da fronteira com a vizinha Espanha, e tendo como capital de distrito Portalegre, é um destino com uma oferta diversificada, capaz de agradar a todos. Elvas, Campo Maior ou Alter do Chão são apenas alguns dos locais que merecem uma visita.
Por aqui, as paisagens são magníficas, a arquitetura deslumbrante e as ruas conservam um ambiente único que vai gostar de conhecer.
Dos castelos à gastronomia, o Alto Alentejo é uma região que não desilude e é o destino ideal para uma escapadinha ou mesmo para umas férias em família.
Alto Alentejo: passeio com história
As atrações são mais que muitas e há sempre o que ver e o que fazer. Outra boa notícia é que grande parte delas são de acesso gratuito. Não acredita?! Então, tome nota!
Sé-Catedral de Portalegre
Datada do século XVI, a Sé-Catedral de Portalegre é um dos principais atrativos locais. A sua beleza e imponência marcam a paisagem e fazem deste um elemento de passagem obrigatória em qualquer roteiro.
O interior é riquíssimo e deslumbrante. Informe-se sobre os seus horários e não se preocupe com o bilhete: a entrada é gratuita!
Castelo
O emblemático castelo de Portalegre foi erguido em 1290 no ponto mais alto da cidade. As torres do castelo marcam a paisagem e fazem desta construção um ícone local.
Uma parte da estrutura já está em ruína, mas isso ainda dá mais misticismo ao espaço. A vista do topo das torres é absolutamente maravilhosa. Mais uma vez, só tem de se informar acerca dos horários de visita, já que a entrada é totalmente grátis.
Capela dos ossos
Em Campo Maior, a Capela dos Ossos, também conhecida como “Capela das Almas”, está localizada junto à Igreja de Nossa Senhora da Expectação. É formada por três naves e a luz entra por três pequenas frestas.
As paredes e os oito pilares são revestidos com ossos e crânios, ligados por cimento pardo. As abóbadas são de tijolo branco e pintadas com motivos que simbolizam a morte. Além das ossadas, a capela possui estátuas religiosas e pinturas renascentistas e barrocas.
A capela foi construída, provavelmente, pela Confraria das Almas de Campo Maior por volta de 1766. Acredita-se que foi decorada com os ossos das vítimas da explosão que destruiu quase dois terços da vila em 1732. É uma das mais significativas e originais exemplos de arte funerária cristã em Portugal.
Museu do café
Se continuar a rolar pelas redondezas, rapidamente vai começar a sentir um cheiro inebriante e muito saboroso. Campo Maior é a terra dos famosos cafés Delta e esta bebida tem uma importância decisiva na economia local.
Por isso, se gosta de café, há um espaço que vai adorar particularmente. É precisamente o Museu do Café, que abriu ao público em 1994, na direta dependência da Delta e da família Nabeiro.
Ali dentro pode visitar uma série de exposições debruçadas sobre o tema do café. Pode não acreditar, mas também aqui a entrada é gratuita. Confira os horários e vá até lá.
Mosteiro de São Bernardo
Fundado em 1518, este mosteiro é belíssimo e encontra-se incrivelmente bem conservado.
Na freguesia de São Lourenço, em Portalegre, conta com uma ornamentação interior deslumbrante e repleta de detalhes encantadores. Uma construção imponente e marcante que constitui outro incrível exemplar arquitetónico de Portalegre.

Alter do Chão
No Alto Alentejo existe uma vila encantadora que merece a sua visita: Alter do Chão. Aí pode visitar o seu magnífico castelo quinhentista e passear pela sua praça central, onde tudo acontece.
O local certo para ir almoçar ou passar umas horas da tarde. Não deixe de tirar algumas fotos às incríveis fontes de mármore espalhadas pela praça. Se tiver tempo, não perca também uma visita à coudelaria, onde é criado o famoso cavalo lusitano.
Elvas
Claro que uma visita ao distrito de Portalegre não podia deixar de fora uma ida à cidade raiana de Elvas, imortalizada na música que lhe coloca Badajoz à vista. E na verdade, a 16 de Setembro de 2013, Elvas e Badajoz assinaram um protocolo de união e converteram-se na Eurocidade Elvas-Badajoz, com o objectivo de atrair mais investimento e desenvolvimento às duas urbes.
As muralhas seiscentistas de Elvas constituem a maior fortificação abaluartada do mundo. Quem o diz é a UNESCO, que se rendeu aos encantos da cidade e a tomou sob sua proteção.
Esta inscrição da UNESCO inclui ainda algumas atrações incontornáveis de Elvas, como o Aqueduto da Amoreira, os fortes da Graça e de Santa Luzia, os fortins de São Domingos ou da Piedade, São Pedro e São Mamede e todo o centro histórico, com as cercas medievais e os restantes edifícios militares.

Gastronomia
O Alto Alentejo, guarda delícias únicas na sua gastronomia. Há sopas tradicionais como a sopa de cação e a sopa de beldroegas com figos e abrunhos. Outros petiscos irresistíveis são o ensopado de borrego, o cozido de grão ou a perdiz de escabeche.
A doçaria local é muito marcada pela doçaria conventual. Indispensável provar as sericaias, as queijadas de Portalegre e os pastéis de Santa Clara. Uma iguaria imperdível é o queijo de Nisa, de cor amarelada e feito do leite de ovelha cru.