Se tem por hábito alugar um carro durante as férias, então sabe que existem cláusulas muito específicas no contrato de aluguer de qualquer veículo e que requerem que tenha alguns cuidados extra.
No entanto, o aluguer pode ser uma solução para quem procura não só uma viatura para uma viagem de aventura e descoberta, mas também para quem tem uma família numerosa e precisa de espaço para acomodar toda a gente.
A verdade é que até uma autocaravana pode alugar para as suas férias, criando uma nova experiência que, certamente, todos vão adorar.
Mas se está mesmo a pensar alugar carro estas férias, lembre-se também que há alguns cuidados a ter para que não acabe com um peso extra na carteira.tenha em atenção estes estes seguintes cuidados.
Alugar um carro: cuidados a ter
Como já referimos, alugar carro é uma excelente opção para quem quer conhecer uma região, onde a rede de transportes não existe ou é bastante cara.
Nas férias em família, o conforto de ter o próprio carro compensa os custos de uma fraca rede de transportes.
Contudo, nada como evitar despesas e dores de cabeça antes e depois deste processo. Para o fazer, existem cuidados a ter com carros alugados que devemos ter em conta. Os principais são:
Pesquisa e análise
Para não ficar às escuras no mercado do rent-a-car, nada como pesquisar diferentes empresas e comparar condições, documentos necessários e preços.
E porquê? Porque por vezes podem existir extras escondidos, bem como cláusulas que não surgem na informação online.
Podem também, por exemplo, existir taxas extra pelo levantamento no aeroporto, idade do condutor e até pela entrega do automóvel.
Cobertura do seguro
Depois de definir os prós e os contras de todas as agências de rent-a-car, avance para o pedido de aluguer.
Ao assinar o contrato, verifique novamente as coberturas de seguro. Em caso de acidente, esta será sempre uma arma para futuros reembolsos.
Por norma, compensam seguros de acidentes pessoais, que é a única forma de cobrir custos no caso de acidente no transporte de passageiros além do condutor. Se possível, opte então por um seguro completo.
O que fazer em caso de acidente
Este é outro dos cuidados a ter com carros alugados muito importante. A salvaguarda é fundamental em casa de uma situação menos positiva.
O conselho a seguir será sempre, no momento em que fica com o carro, aponte os respetivos pontos de contacto.
Assim, assegura que tem sempre um contacto disponível para falar quando se vir numa situação mais complicada.
Revisão Inicial
Antes de sair da agência, o melhor mesmo é fazer um pequeno test-drive. Verifique sempre as condições do carro (interior, exterior, pneu suplente, estado das luzes, etc.) e ao entregar o carro peça sempre uma fotocópia do estado do veículo para se defender em caso de litígio.
Não aceite um “já sabemos que estava assim com esse risco, não se preocupe”.
O automóvel tem de estar coberto por um seguro de responsabilidade civil, contratado pela empresa. Daí a importância de verificar o estado do carro quando lhe é entregue.
Levantamento e entrega do carro
Assegure-se de que o modelo contratado está disponível. Caso contrário, a empresa deve apresentar um da mesma gama ou superior, sem cobrar mais por isso.
Por outro lado, para a entrega certifique-se que tudo fica registado e saiba qual o posto de entrega. Antes de devolver, tenha em atenção o estado do carro. Até pode tirar fotos ou fazer um vídeo, para comprovar que o deixou em boas condições.
Além destes cuidados mais gerais, e antes de tomar qualquer decisão, deve ter em conta ainda os seguintes pontos:
- Características da viatura: garanta que todos os extras estão presentes. Não se contente com uma gama inferior à que escolheu;
- Combustível: entrega do veículo com o depósito cheio. Certifique-se que fica logo estabelecido à partida e fica registado na altura de assinar o contrato;
- Modalidades da caução: quantia e prazos de pagamento;
- Condições de cancelamento da reserva: por norma, as letras pequenas ajudam neste ponto;
- Penalizações: consequências definidas pela empresa;
- Método de pagamento: existem empresas que obrigam a pagar taxas pela forma de pagamento escolhida;
- Preços: apesar de todas as informações anteriores podem existir empresas com preços finais mais atrativos;
- Excesso de carga: por norma, tem um custo à parte. Se vai precisar de assentos elevatórios ou de cadeiras de bebé, faça as contas ao custo do aluguer;
- Número de quilómetros: tenha atenção ao tipo de contrato que faz com a agência. Por vezes, o número de quilómetros pode ser limitado.
Muito sucintamente, o que deve fazer quando aluga um carro é salvaguardar letra a letra para ficar com tudo registado.