Construída sobre penhascos íngremes, com vilas e aldeias que mergulham no azul turquesa do Mar Tirreno, Amalfi, é uma das regiões mais cénicas da costa italiana.
As suas vilas ornamentadas, as igrejas com cúpulas, os limoeiros e as vinhas em socalcos atraem visitantes dos quatro cantos do mundo.
Esta sucessão de cidades e aldeias, como enormes varandas viradas para o mar, apresentam um beleza geográfica e diversidade natural ímpar.
Se gosta de caminhar, nadar ou velejar, ou se prefere fazer compras e admirar o pôr-de-sol com um Spritz, este é um destino a não perder e revelamos porquê.
Amalfi: planear a sua viagem
A Costa Amalfi está localizada a 60 quilómetros a sul de Nápoles e a 20 quilómetros de Sorrento, e foi classificada Património Mundial pela UNESCO em 1997.
Estende-se por cerca de 50 quilómetros, e engloba 13 cidades e aldeias ligadas pela autoestrada SS163, uma estrada serpentina que abraça os penhascos e que é uma das mais deslumbrantes vias de circulação da Europa.
Uma série de vilas à beira-mar percorre a costa, começando com Positano a oeste, e seguindo para leste até Praiano, passando por Conca dei Marini, Amalfi, Atrani, Minori, Maiori, Cetara e Vietri sul Mare. Nas colinas atrás, encontramos Ravello, Tramonti, Furore e Agerola.
A região é bastante diversificada e cada cidade revela a sua própria identidade, desde a glamurosa Positano com os seus beach clubs e lojas de luxo, à pacata vila de Furore na encosta. Umas mais conhecidas, outras ainda por descobrir, mas todas com muito charme e beleza natural.
Como chegar
A forma mais fácil de chegar até à Costa Amalfi é a partir de Nápoles, seja de autocarro, comboio, carro, ou ferry. Os horários das diferentes formas de transporte público variam significativamente dependendo da estação do ano, com serviços reforçados e transportes mais frequentes nos meses de verão.
A época alta decorre entre Abril e Outubro, com Julho e Agosto sendo geralmente o pico, enquanto que a época baixa decorre de Novembro a Março.
Alugar um carro é sem dúvida a forma mais prática de explorar a região, no entanto pode também explorá-la utilizando a linha de autocarros local da SITA.
Onde ficar
Amalfi possui uma oferta diversificada de alojamentos, desde luxuosos hotéis e moradias a simples pousadas e hostéis.
As vilas com mais procura são Positano e Amalfi – em parte porque são facilmente acessíveis por transportes públicos, mas também porque têm uma grande variedade de opções de alojamento, assim como muitos bares e restaurantes.
Uma vez que estão localizadas aproximadamente no centro da Costa, são também uma excelente base para explorar outras cidades e aldeias próximas.
Por estes motivos o alojamento é o mais caro da região. No entanto, algumas cidades mais pequenas da Costa propõem também incríveis de alojamento a um preço bem mais apelativo, como Atrani, Praiano, Maiori, Minori, Conca dei Marini ou Furore.
Amalfi: viagem pelo património
Embora a região seja conhecida pelas suas paisagens e praias idílicas, Amalfi preserva a sua história através de alguns monumentos e edifícios.
Não deixe de visitar a Catedral e os claustros de Amalfi, os jardins de Villa Rufolo e Villa Cimbrone em Ravello, e a Gruta Esmeralda perto da Conca dei Marini.
O Barroco Duomo em Vietri sul Mare, a vila romana em ruínas em Minori, a adega Marisa Cuomo em Furore, a Torre Norman em Maiori e os barcos de pesca de anchovas em Cetara, são também imperdíveis numa visita à região.
Suba o Caminho dos Deuses
Para vistas deslumbrantes da Costa, e um pouco de atividade física, porque não fazer Sentiero degli Dei, ou o Caminho dos Deuses? No alto de Positano, este percurso leva cerca de duas horas e estende-se por cerca de 6,5 quilómetros.
Liga as cidades de Nocelle e Bomerano di Agerola, ambas situadas no topo da Costa Amalfitana. Apesar do percurso não ser demasiado exigente, não se esqueça de levar consigo muita água e protetor solar, pois não vai encontrar muita sombra.
Relaxe nas praias
Nenhuma viagem à Costa Amalfi está completa sem visitar as suas encantadoras praias, onde vai poder apanhar alguns raios de sol e nadar nas águas calmas e límpidas do Mar Tirreno.
Vai encontrar uma série de praias ao longo da Costa, no entanto são mais pedregosas que arenosas, com pequenas enseadas rochosas.
Spiaggia Grande, em Positano, é uma das mais populares, e que fica bastante lotada no pico do verão. Nos arredores de Positano, Arienzo e Fornillo são duas opções mais tranquilas e igualmente bonitas.
Como muitos lugares em Itália, muitas das praias de Amalfi são geridas por entidades privadas, stabilimento balneare, pelo que é preciso pagar para as utilizar. Se procura apenas um mergulho rápido e se não quiser pagar, vai encontrar também algumas zonas de praia pública gratuita, com o espaço limitado e muito procuradas.
Faça as malas e viaje até à bella Amalfi. Entre penhascos, casas coloridas, e praias cénicas, difícil vai ser regressar.