A amamentação e a alimentação da mãe reflectem-se na saúde do bebé. A mãe deve ter uma alimentação cuidada e variada, baseada nos seus gostos e preferências.
Tudo o que a mãe come passa para o bebé através da amamentação. Por isso compreende-se que uma mãe possa comer um pouco de quase tudo na fase de aleitamento materno.
Amamentação e alimentação: o que a mãe deve comer
- Vegetais e leguminosas, muitos e variados. Deve comer sempre sopa, antes das duas refeições principais do dia;
- Um pequeno-almoço saudável é fundamental;
- Fruta variada e da época;
- Cereais integrais como arroz integral, trigo integral e pão de centeio;
- Proteínas não em demasia;
- Leite ou derivados, como iogurte e queijo;
- Salmão, sementes de sésamo ou tofu;
- É aconselhável beber cerca de 6 a 8 copos de água diariamente enquanto estiver a amamentar.
Amamentação e alimentação: o que deve evitar comer
- A maioria das mães pode comer uma grande variedade de alimentos, incluindo os picantes, sem que isso cause qualquer reação ao bebé. Algumas mães, porém, indicam que certos alimentos, como os brócolos, repolho, leite, nozes, ovos, chocolate, frutas cítricas, alho, pimentão, pimenta, soja, frutos do mar, cebola, entre outros, fazem o bebé ficar com mais gases e irritado;
- Além do chá e do café – por serem muito excitantes – deve evitar também alimentos que possam causar alergia ao bebé como, por exemplo, o morango, o marisco e o chocolate;
- Mesmo ocasionalmente deve existir o cuidado de limitar a ingestão de bebidas alcoólicas a uma dose muito pequena e em dias muito especiais;
- O peixe rico em mercúrio também deve ser evitado, como é o caso do peixe-espada ou qualquer peixe de grandes profundidades;
- Alimentos como a salsa ou a menta podem ser responsáveis pela diminuição da quantidade de leite, por isso, deve ingeri-los com moderação.
Amamentação e alimentação: principais cuidados a ter
A dieta da mãe não é a culpada, mas se suspeitar que algum alimento possa estar a causar algum tipo de incómodo no seu bebé não custa nada suspendê-lo por alguns dias. Mesmo que o bebé melhore o humor, isso não prova que a culpada era a comida, pois o humor do bebé pode variar muito nos primeiros meses de vida.
No que toca a amamentação e alimentação do bebé, em Portugal ainda se pensa que certos alimentos têm a função de aumentar a produção do leite, embora se saiba que, o leite e a sua produção são controlados por hormonas.
Contudo, se considerar que um certo alimento contribui para uma maior produção do seu leite, será melhor não contrariar, pois o seu consumo vai contribuir psicologicamente para o sucesso da amamentação.
Veja também: